Concurso SESIPE-DF: Universa divulga cronograma do curso de formação profissional

A Universa, divulgou nesta quarta-feira, 9 de maio de 2017, o cronograma oficial do curso de formação profissional do concurso público (Concurso SESIPE-DF) que oferece 1.100 vagas para Agente Penitenciário do DF (Nível Superior).

O cronograma veio após mais de dois anos de espera.

CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

CRONOGRAMA

Clique aqui.

DESCRIÇÃO DA CAMISETA

Clique aqui.

A organizadora informa que por se tratar de datas prováveis, essas podem-se confirmar ou não e que despesas com viagem, alimentação, estada e outras decorrentes da participação na etapa curso de formação do concurso ora mencionado correrão por conta exclusiva do candidato.

O curso de formação em questão possui 420 horas/aulas divido em duas partes: teórica e prática. A parte teórica terá 320 horas/aulas distribuídas em 24 disciplinas (com cargas horárias de 08 à 20 horas/aulas). A parte prática terá 100 horas/aulas distribuídas em 03 disciplinas, (02 com 20 horas/aulas cada e 01 com 60 hora/aulas).

O candidato poderá faltar, justificadamente, nas disciplinas teóricas até o limite de 25% (vinte e cinco por cento), e nas disciplinas práticas, até o limite de 10% (dez por cento) da carga horária total da disciplina.

Todas as diciplinas teóricas serão ministradas em sala de aula e com a presença do instrutor. As disciplinas TONFA e Imobilizações serão ministradas em sala de aula e locais abertos. A disciplina Estágio Supervisionado será executada nos estabelecimentos penais do Distrito Federal.

Os candidatos deverão utilizar, em todas as atividades do Curso de Formação o seguinte uniforme:

  • Camiseta padrão do curso, (cujo modelo e especificações encontra-se disponível no site do IBRAE);
  • Boné, na cor preta;
  • Calça tática de 06 (seis) bolsos, em tecido, tipo “ripstop” ou similar, na cor preta, com bolsos laterais em ambas as pernas;
  • Coturno de cor preta, com cadarços pretos, devendo evitar aqueles que tenham solado deslizante; e,
  • Meias na cor preta

O período de Matrícula para o Curso de Formação será de 15 a 17 de maio de 2017.

O curso de formação profissional será realizado no período de 28 de maio à 11 de agosto de 2017.

A prova de verificação de aprendizagem será realizada no dia 13 de agosto de 2017.

O resultado final do concurso será divulgado no dia 18 de outubro de 2017.

MATRÍCULA INFORMATIZADA

A matrícula para o Curso de Formação do concurso público para provimento de vagas e formação do cadastro reserva do cargo de Agente de Atividades Penitenciárias, será realizada, de forma informatizada, por meio de login que deverá ser feito diretamente na página eletrônica do IBRAE, www.ibrae.com.br. O candidato precisará apenas do número de seu CPF e de sua senha. No momento da matrícula, terá a oportunidade de atualizar os seus dados pessoais e profissionais.




DEMORA PARA REALIZAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO

Um grupo de aprovados no concurso público participaram de diversos protestos e até ocupação do prédio da banca organizadora. O grupo cobrava a realização do curso de formação, que faz parte da segunda etapa do certame, para serem nomeados.

Em março deste ano, uma nova licitação escolheu o Instituto Brasil de Educação (IBRAE), que faz parte da Universa, como a empresa responsável pelo curso de formação. Porém, os aprovados alegam que ainda aguardam o cronograma do curso. “Eles estão enrolando e sequer temos as datas. Muita gente mora fora e precisa se organizar com passagem, moradia. Não temos informação alguma“, disse uma das candidatas, que faz parte dos aprovados.

O concurso já vem se arrastando por mais de 2 anos, o edital de abertura é de dezembro de 2014 e a prova objetiva foi aplicada em abril de 2015.

O prazo de validade do concurso público será de 1 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Para mais informação acesse: SUBSECRETARIA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO DISTRITO FEDERAL