O concurso do Senado Federal está cada vez mais perto. A comissão organizadora do concurso público divulgou o projeto básico simplificado do certame. O documento detalha a forma que será contratada a banca examinadora, que será por meio de dispensa de licitação, as etapas do certame e traz outras informações.
O concurso será constituído das seguintes etapas:
- Prova objetiva
- Prova discursiva
- Prova Prática para o cargo de Analista Legislativo / Registro e Redação Parlamentar
- Exame de Sanidade Física e Mental, Teste de Aptidão Física e Exame Psicotécnico, Sindicância de vida pregressa e investigação social para o cargo de Técnico Legislativo / Policial Legislativo
- Prova Oral para o cargo de Advogado
- Prova de Títulos para todos os cargos
As provas objetivas serão realizadas em todos os estados do país e no Distrito Federal e as demais etapas sendo realizadas apenas no DF.
De acordo com o documento, as provas objetivas serão compostas de 200 questões e serão cobradas as seguintes disciplinas:
Advogado
- Língua, literatura nacional e redação;
- Línguas estrangeiras: inglês ou espanhol;
- Direito constitucional;
- Direito administrativo: geral e noções de administração;
- Direito administrativo: licitações e contratos;
- Direito administrativo: legislação de pessoal civil;
- Direito civil e empresarial;
- Direito processual civil;
- Direito penal;
- Direito processual penal;
- Direito do trabalho, processual do trabalho e da seguridade social;
- Direito eleitoral; Direito financeiro e tributário;
- Direito internacional público e privado;
- Direito digital; Legislação complementar;
- Atualidades
Analista Legislativo
- Língua, literatura nacional e redação;
- Línguas estrangeiras: inglês ou espanhol;
- Raciocínio lógico;
- Noções de direito constitucional;
- Noções de direito administrativo; Atualidades;
- Conhecimentos específicos na área de atuação.
Técnico Legislativo – Policial Legislativo
- Língua, literatura nacional e redação;
- Línguas estrangeiras: inglês ou espanhol;
- Raciocínio lógico;
- Noções de direito constitucional;
- Noções de direito administrativo;
- Noções de direito civil e processual civil;
- Noções de direito penal e processual penal;
- Noções de criminalística;
- Noções de direito digital;
- Noções de direitos humanos;
- Noções de administração;
- Noções de informática;
- Atualidades;
- Conhecimentos específicos na área de atuação
A avaliação discursiva para o cargo de Técnico Legislativo – Policial Legislativo será aplicada juntamento com a prova objetiva. Já para o cargo de Analista Legislativo o candidato será submetido a duas questões teóricas ou práticas e uma redação de texto dissertativo, que também será aplicada no mesmo dia da avaliação objetiva.
A prova discursiva para o cargo de Advogado será aplicada apenas para os candidatos aprovados na prova objetiva e terá 4 (quatro) questões teóricas ou práticas e redação de um parecer ou uma peça judicial.
Vá direto ao assunto:
Vagas ofertadas
Valor da inscrição
O Regulamento do Concurso estabelece que o valor máximo cobrado dos candidatos para inscrição no certame não poderá exceder a 1% (um por cento) da remuneração inicial do cargo:
Cargo | Remuneração | Taxa de inscrição Valor Máximo |
Advogado | 33.461,68 | 334,61 |
Analista Legislativo | 25.897,76 | 258,97 |
Técnico Legislativo | 19.427,79 | 194,27 |
Estimativa de inscritos
Considerando os levantamentos feitos a partir de recentes certames promovidos por outros órgãos públicos e pelo Senado Federal e a expectativa é que o concurso tenha aproximadamente 67.000 candidatos inscritos.

Banca Organizadora
O concurso Senado ofertará 40 vagas imediatas e deverá definir a banca examinadora do certame em breve. Três empresas estão na disputa pela organização do certame. São elas: CEBRASPE, FGV e IDECAN.
Clique aqui e confira o projeto básico na íntegra
Último concurso
O último concurso para o Senado Federal foi realizado pela Fundação Getúlio Vargas em 2011, foram 4 editais com vagas para os cargos de Policial Legislativo (25 vagas), Técnico (79 vagas), Analista (133 vagas) e Consultor (9 vagas), respectivamente.
Para todos os editais, a primeira etapa do concurso (prova objetiva) foi aplicada em 11 de março de 2012, 80 dias após a abertura do concurso.
Os candidatos classificados na primeira fase enfrentaram, ainda, outras etapas conforme o cargo, tais como prova discursiva, prova prática (taquigrafia), prova de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social documental, curso de formação e avaliação de títulos.
Quer estudar para o Concurso Senado Federal?
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para o Concurso do Senado Federal:
CURSOS CONCURSO SENADO FEDERAL
Fique por dentro de todos os concursos
O DODF (Diário Oficial do Distrito Federal) é um site com notícias de concursos públicos municipais, estaduais e federais no país inteiro, com atualizações em tempo real e diversas vagas na carreira pública.
Confira em nosso site os Concursos Públicos Abertos em 2020, Concursos Previstos em 2020, Concursos no DF, Concursos Abertos em SP, Concursos Abertos no RJ, Concursos Abertos em MG, Concursos abertos no RS, Concursos Abertos na Região Sudeste, Concursos Abertos na Região Sul, Concursos Abertos na Região Nordeste, Concursos Abertos na Região Centro Oeste e Concursos Abertos na Região Norte.
Comentários