Concurso SEEDUC RJ Professor 2018: Edital é anunciado com 1.720 vagas!

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) anunciou que vai organizar um novo Edital de concurso público (Concurso SEEDUC RJ 2018) para 1.720 vagas. De acordo com o secretário de Educação do Estado, Wagner Victer, o concurso tem previsão de ser publicado ainda este ano (2018).

A organizadora ficará a cargo da Fundação CEPERJ.

Apesar da austeridade imposta pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), a abertura do Concurso SEEDUC RJ 2018 está dentro dos parâmetros do acordo feito entre o governo do Rio e a União. Acontece que o convênio autorizou, desde setembro de 2017 a reposição de cargos vagos nas áreas da Saúde, Educação e Segurança do Estado do Rio.

O secretário informou ao Jornal O Dia que a seleção será “somente para regiões onde não há cadastro reserva de professores aprovados em outros concursos”. Ele ainda acrescentou que a necessidade de concurso se deu após avaliações feitas pela SEEDUC-RJ.

“Foi fruto do estudo técnico que estamos fazendo em função da demanda nas diversas regiões e por disciplinas. Estamos fazendo esse mapeamento há dois anos. E as contratações se cruzam com novas matrículas (de estudantes) que vamos abrir em outubro e com a ampliação do ensino integral”, frisou.

CONCURSO SEEDUC RJ PROFESSOR

Do total de vagas que serão ofertadas no concurso, 370 serão destinadas para contratação imediata e 1.350 para formação de cadastro reserva, para contratação durante a validade do certame. As vagas serão destinadas para Professores 16 horas em diversas áreas. As contratações devem ter início já em 2019.

Requisitos

São requisitos para investidura no cargo de Professor da SEEDUC RJ, que deverão ser comprovados no ato da posse:

  • a) Ter sido aprovado e classificado no Concurso Público, na forma estabelecida neste Edital;
  • b) Apresentar o mesmo CPF utilizado no ato de inscrição;
  • c) Possuir habilitação mínima exigida no ato da posse, em conformidade com o disposto no Anexo II deste Edital. Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação;
  • d) Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou ter nacionalidade portuguesa, desde que amparado pelo Decreto nº. 70.436, de 18/04/1972, na forma do disposto no artigo 12, §1º, da Constituição Federal e Emenda Constitucional nº. 19, de 04/06/1998, artigo 3º;
  • e) Gozar dos direitos políticos;
  • f) Estar quite com as obrigações eleitorais.
  • g) Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos, na data da posse;
  • h) Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada em exame médico pré-admissional a ser realizado pelo Órgão de Perícia Médica.
  • i) Não ter sido demitido a bem do serviço público, em qualquer Poder, nas esferas Estadual, Municipal ou Federal; e
  • j) Não registrar antecedentes criminais.

ÚLTIMO CONCURSO SEEDUC RJ PROFESSOR (2014)

O último Concurso da Secretaria de Educação RJ aconteceu em 2014, quando contou com 1.697 vagas, distribuídas entre os cargos de Professor Docente I (16 horas) e Professor Docente I (30 horas). Na época a Fundação CEPERJ também foi a organizadora.

Para Professor Docente I – 16 horas houve oportunidades para Artes (72 vagas), Biologia (23 vagas), Ciências (13 vagas), Educação Física (11 vagas), Filosofia (245 vagas), História  (13 vagas), Inglês (140 vagas), Italiano (CR), Francês (CR), Espanhol (74 vagas) e Sociologia (124 vagas). Já o cargo de Professor Docente I – 30 horas contou com vagas para Português (52 vagas), Física (314 vagas), Geografia (56 vagas), Matemática (478 vagas) e Química (82 vagas).

As vagas do certame foram destinadas para a capital e para os municípios da Região Metropolitana: Nova Iguaçu; Duque de Caxias; São Gonçalo; Belford Roxo; Campos dos Goytacazes; e Angra dos Reis.

Os candidatos foram avaliados por provas objetivas com 50 questões, divididas em três blocos. O primeiro bloco contou com 10 questões de Português, sendo eliminado quem não obteve, no mínimo, dez pontos. O segundo bloco teve 10 questões de Conhecimentos Gerais e Pedagógicos, sendo eliminado quem não alcançou, ao menos, dez pontos. Por fim, no terceiro bloco, foram cobrados os Conhecimentos Específicos, por meio de 30 questões, sendo eliminado o candidato que não obteve no mínimo 30 pontos.

A validade do concurso de 2014 foi de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

DETALHES CONCURSO SEEDUC RJ PROFESSOR 2018

  • Concurso: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Edital SEEDUC RJ PROFESSOR 2018)
  • Banca organizadora: Fundação CEPERJ
  • Escolaridade: Superior
  • Número de vagas: 1.720
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO