DE ACORDO COM O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS JÁ FORAM REGISTRADAS CERCA DE 400 RECLAMAÇÕES DO CONCURSO SEE-MG, ATÉ O MOMENTO

Cerca de 400 reclamações sobre o Concurso SEE MG já foram registradas pela ouvidoria do Ministério Publico do Estado de Minas Gerais. Problemas nas provas objetivas foram relatados por diversos candidatos, como o uso de celular durante a aplicação e atraso de mais de uma hora para o início dos exames.

O Ministério Público apura possíveis irregularidades no edital do Concurso SEE MG desde março, quando instaurou um inquérito civil. As reclamações sobre a provas, por sua vez, serão encaminhadas para a promotoria do MP e também entrarão na lista de tópicos investigados.

As provas objetivas do concurso para ingresso na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais foram (Concurso SEE MG) aplicadas no domingo, 8 de abril. Mais de 170 mil candidatos estão na disputa por vagas para professor e especialista em Educação Básica.

CONCURSO SEE-MG: PROVAS CONTARAM COM UMA HORA DE ATRASO

Nem tudo saiu como planejado no domingo de aplicação. A primeira grande complicação foi que as provas objetivas começaram com uma hora de atraso, devido à problemas de logística da Fumarc, banca organizadora do Concurso SEE MG. Em determinados locais, os exames já tinham sido distribuídos e os candidatos tiveram que aguardar com os cadernos
sobre a mesa.

Alguns candidatos relataram que os fiscais de prova não sabiam informar sobre o atraso e que se sentem injustiçados pelo ocorrido.

Em algumas salas os envelopes não continham o número de provas suficiente para o total de concorrentes presentes. A solução encontrada pelos fiscais foi copiar os cadernos de questões.

FOTOS E VÍDEOS DAS PROVAS TAMBÉM CIRCULAM POR REDES SOCIAL

No próprio domingo, 8 de abril, começaram a circular pelas redes sociais fotos de cadernos de questões e, até mesmo, vídeos em que os candidatos utilizam celulares com as provas sobre a mesa. Isso ocorreu ao passo que o edital do Concurso SEE MG proíbe o uso de aparelhos eletrônicos durante a aplicação dos exames.

NOTA DE ESCLARECIMENTO EMITIDA PELA FUMARC

A Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc) esclarece: o concurso da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, realizado no dia 8 de abril, enfrentou um problema de logística, o que causou o prolongamento do horário de início das provas em 60 minutos.

O material de apoio aos fiscais, com a lista de presença dos candidatos, que seria destinado a quatro escolas de Belo Horizonte, foi embarcado em veículo da Fumarc com outra rota de distribuição. Com isso, o veículo da Fumarc teve que retornar ao ponto de origem para a destinação correta do material de apoio.

Para garantir aos candidatos as mesmas condições na realização das provas, o início do concurso, em todas as regiões, ocorreu quando as quatro escolas receberam o material de apoio.

Também com o objetivo de respeitar o intervalo entre as provas da manhã e tarde, considerando que muitos candidatos participariam dos dois concursos, o início das provas, neste segundo turno, também foi prolongado.

Importante ressaltar: a Fumarc, com 40 anos de experiência na realização de concursos públicos e privados, está apurando os fatos envolvendo este concurso.

Assessoria de Comunicação e Marketing
Fundação Mariana Resende Costa

 

PROVAS DO CONCURSO SEE MG

A Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) divulgou os cadernos de provas e os gabaritos preliminares do Concurso SEE MG – Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – destinado a selecionar 16.700 cargos de nível superior de Professor de Educação Básica-PEB e Especialista em Educação Básica-EEB.

O Concurso SEE MG – Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – registrou 178.489 inscritos. O concurso público será para preenchimento de vagas em Escolas Estaduais.

CADERNO DE PROVAS

GABARITOS PRELIMINARES

INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DAS PROVAS

Será considerado aprovado na Prova Objetiva o candidato que obtiver no mínimo 50% (cinquenta por cento) de acertos nas questões de Conhecimentos Gerais, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos e não zerar em nenhuma das Disciplinas.

SEGUNDA ETAPA – AVALIAÇÃO DE TÍTULOS DO CONCURSO SEE MG

A segunda etapa do Concurso Público será constituída por Avaliação de Títulos, de caráter apenas classificatório.

A entrega dos documentos relativos à Avaliação de Títulos, de caráter Classificatório, é facultativa. O candidato efetivamente inscrito que não entregar títulos não será eliminado do Concurso Público.

EDITAIS DO CONCURSO SEE MG

VAGAS DO CONCURSO SEE MG

As vagas do concurso SEE MG vão abarcar todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado.

Carga Horária de Trabalho:

  • Especialista em Educação Básica – EEB – Nível I Grau A: 24 (vinte e quatro) horas semanais.
  • Professor de Educação Básica – PEB – Nível I Grau A – Arte/Artes, Biologia/Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia: de 8 (oito) a 24 (vinte e quatro) horas semanais.

Remuneração:

  • O vencimento inicial para o cargo da carreira de Especialista em Educação Básica – EEB – Nível I, Grau A corresponde a R$2.135,64 (dois mil, cento e trinta e cinco reais e sessenta e quatro centavos);
  • O vencimento inicial para o cargo da carreira de Professor de Educação Básica – PEB – Nível I, Grau A – Arte/Artes, Biologia/Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, , Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia – corresponde a R$2.135,64 (dois mil, cento e trinta cinco reais e sessenta e quatro centavos) por jornada de 24 (vinte e quatro) horas semanais.

VALIDADE DO CONCURSO SEE MG

O Concurso SEE MG terá validade de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Comentários

Concurso SEE MG: Ministério Público recebe cerca de 400 reclamações contra Fumarc
4.8 (95.92%) 1871 votes