Concurso SEDF 2016: Tudo que você precisa saber da prova objetiva

O concurso da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (Concurso SEDF 2016) para provimento de 2,9 mil vagas para os cargos de Professor de Educação Básica (nível superior), Analista de Gestão Educacional (nível superior), Técnico de Gestão Educacional (nível médio) e Monitor (nível médio) organizado pelo Cespe/Cebraspe será composto de: provas objetivas, prova discursiva (somente para os cargos de nível superior) prova de títulos além de perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência.

Fizemos um resumo de tudo aquilo que compõe a prova objetiva, tais como: número de itens, divisão da prova, julgamento dos itens, composição da nota, critérios de aprovação e informações de sua realização, confira abaixo tudo isso e muito mais.

INFORMAÇÕES GERAIS DA PROVA OBJETIVA

COMPOSIÇÃO DAS PROVAS:

NÍVEL SUPERIOR

 NÍVEL SUPERIOR
PROVA/TIPOÁREA DE CONHECIMENTO NÚMERO DE ITENS 
(P1) ObjetivaConhecimentos Básicos40
(P2) ObjetivaConhecimentos
Complementares
30
(P3) ObjetivaConhecimentos Específicos50
(P4) DiscursivaConhecimentos Básicos
(P5) Prova de títulos

NÍVEL MÉDIO

 NÍVEL MÉDIO
PROVA/TIPOÁREA DE CONHECIMENTO NÚMERO DE ITENS 
(P1) ObjetivaConhecimentos Básicos50
(P2) ObjetivaConhecimentos Específicos70
(P5) Prova de títulos

Apenas as provas de títulos têm caráter classificatório, as demais são de caráter eliminatório e classificatório.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valerão 120,00 pontos.

Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se  refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

Para obter pontuação no item, o candidato deverá marcar um, e somente um, dos dois campos da folha de respostas.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS

Sem anulação: A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).

Se do exame de recursos resultar anulação de item integrante de prova, haverá ajuste proporcional ao sistema de pontuação, acima.

Com anulação: A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 120 ∕ (120 – n)ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 120 ∕ (120 – n) ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

Para os cargos de nível superior, será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

  • obtiver nota inferior a 8,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
  • obtiver nota inferior a 9,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Complementares P2;
  • obtiver nota inferior a 15,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P3;
  • obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Para os cargos de nível médio, será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

  • obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
  • obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
  • obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Para ser aprovado o candidato deverá ter nota igual ou superior as notas mencionadas acima.

O candidato eliminado não terá classificação alguma no processo seletivo simplificado.

Os candidatos não eliminados (aprovados) na forma dos subitens serão listados em ordem alfabética por cargo de acordo com os valores decrescentes da nota final nas provas objetivas, que será a soma das notas obtidas nas provas objetivas P1, P2 e P3 (conhecimentos básicos, complementares e específicos), no caso dos cargos de nível superior, e a soma das notas obtidas nas provas objetivas P1 e P2 (conhecimentos básicos e específicos), o caso dos cargos de nível médio.

REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

As provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de Analista de Gestão Educacional terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 22 de janeiro de 2017, às 8 horas (horário oficial de Brasília/DF).

As provas objetivas para o cargo de Monitor de Gestão Educacional terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 22 de janeiro de 2017, às 8 horas (horário oficial de Brasília/DF).

As provas objetivas para todos os cargos de Técnico de Gestão Educacional terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 22 de janeiro de 2017, às 15 horas (horário oficial de Brasília/DF).

As provas objetivas e a prova discursiva, somente para o Cargo 2: Professor de Educação Básica – Área de Atuação: Atividades, terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 29 de janeiro de 2017, às 8 horas (horário oficial de Brasília/DF).

As provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de Professor de Educação Básica, exceto para o Cargo 2: Professor de Educação Básica – Área de Atuação: Atividades,terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 29 de janeiro de 2017, às 15 horas (horário oficial de Brasília/DF).

Consulta de locais e horários das provas objetivas e discursivas – provas do dia 22/01/2017.

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS:

APOSTILAS

Receba notícias por e-mail

Para receber diariamente as publicações do DODF CONCURSOS no seu e-mail, basta se cadastrar abaixo. Ao preencher o formulário abaixo com o seu e-mail você receberá uma mensagem para confirmar o cadastro. Após a confirmação você passará a receber diretamente no seu e-mail informações do concurso SEDF 2016 e de todas as nossas publicações.

concurso professor sedf 2016 300x160 - Concurso SEDF 2016: Tudo que você precisa saber da prova objetivaO prazo de validade do concurso SEDF 2016 esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Para mais informação acesse: SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL