Concurso SEDEST: Resultado preliminar da prova objetiva para Agente e Cuidador Social

Edital Sedest-DF tem iniciais de até 3.599,70!

O Ibrae, organizador do concurso público da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal (Concurso SEDESTMIDH), divulgou o resultado preliminar da prova objetiva para o cargo de Especialista em Assistência Social nas especialidades de Agente e Cuidador Social.

Também foi divulgado o gabarito oficial definitivo das provas.

Gabarito Definitivo

Após o exame dos recursos administrativos interpostos, a Banca Revisora entendeu por bem anular as seguintes questões da prova objetiva aplicada:

QUESTÕES ANULADAS – AGENTE SOCIAL

  • Prova TIPO A – questões de números 6, 14, 28, 36, 39;
  • Prova TIPO B – questões de números 11, 19, 33, 41, 44;
  • Prova TIPO C – questões de números 15, 3, 38, 46, 49;

QUESTÕES ANULADAS – CUIDADOR SOCIAL

  • Prova TIPO A – questões de números 6, 14, 29;
  • Prova TIPO B – questões de números 11, 19, 35;
  • Prova TIPO C – questões de números 11, 19, 40;

Os recorrentes poderão ter acesso às respostas aos recursos na opção “ACESSAR PORTAL DO CANDIDATO”, existente na página eletrônica do IBRAE.

Após inserir o e-mail e a senha, o(a) candidato(a) deverá clicar na opção “Meus Concursos Escolhidos” e ter acesso às respectivas respostas aos recursos.

Resultado Preliminar

O resultado preliminar considerou o gabarito oficial definitivo da prova objetiva.

Na especialidade Agente Social, foram aprovados 1.783 candidatos, dos quais 25 são portadores de necessidades especiais (PNEs). A maior nota foi 88 pontos e quatro candidatos estão empatados.

O desempate será feito no resultado final. Para provimento imediato são 80 vagas para a ampla concorrência e 20 vagas para PNEs.

Para o cadastro de reserva são 400 vagas para ampla concorrência e 100 vagas para PNEs.

As vagas destinadas aos PNEs que não foram preenchidas serão transferidas para a ampla concorrência.

Já na especialidade Cuidador Social, foram aprovados 52 candidatos que concorrem às vagas da ampla concorrência. A maior nota foi 86 pontos. Para provimento imediato são 8 vagas para a ampla concorrência e 2 vagas para PNEs.

Para o cadastro de reservas são 40 vagas da ampla concorrência e 10 vagas para PNEs. As vagas destinadas aos PNEs que não foram preenchidas serão transferidas para a ampla concorrência.

Interposição de Recursos

O recurso administrativo poderá ser interposto no período de 4 a 17 de julho de 2019, no horário da 0h (zero hora) às 23h59min (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), ininterruptamente.

O recurso administrativo referido no parágrafo anterior poderá ser interposto no Portal do Candidato na página eletrônica do IBRAE (www.ibrae.com.br).

Concurso SEDEST: Resultado preliminar da prova objetiva para Agente e Cuidador Social
Concurso SEDEST: Resultado preliminar da prova objetiva para Agente e Cuidador Social

O(a) candidato(a) deverá clicar na opção “ACESSAR PORTAL DO CANDIDATO”, inserir seu e-mail e senha, marcar a opção “Meus Concursos Escolhidos” e interpor seu recurso.

Durante o prazo para a interposição do recurso administrativo, a Folha de Respostas de cada candidato, aprovado ou reprovado, estará disponível no Portal do Candidato, existente na página eletrônica do IBRAE (www.ibrae.com.br).

Para ter acesso, imprimir e visualizá-la, o(a) candidato(a) deverá clicar na opção “ACESSAR PORTAL DO CANDIDATO”, inserir seu e-mail e senha. Em seguida, deverá marcar a opção “Meus Concursos Escolhidos” e visualizar a Folha de Respostas.

Dessa forma, o(a) candidato(a) poderá comparar as alternativas assinaladas e, com isso, confirmar a sua nota, bem como a condição de aprovado ou reprovado.

Prova Objetiva

A prova objetiva foi subdividida em duas partes: conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, sendo que em cada uma delas o candidato deveria acertar 60% das questões, isto é, 12 questões de conhecimentos gerais e 18 questões de conhecimentos específicos.

Essa exigência editalícia possibilitou que candidatos fossem aprovados na primeira parte e reprovados na segunda, e vice-versa.

Cada questão corresponde a 2 (dois) pontos. Foram atribuídos 2 (dois) pontos a todos os candidatos por cada uma das questões anuladas.

Lei 4949/2012

No texto descrito acima, publicado pelo IBRAE, onde ele diz que atribuiu 2 pontos a todos os candidatos por cada uma das questões anuladas, mostra que o resultado preliminar não considerou a Lei 4949/2012 e, por consequência, o edital de retificação nº 3.

Deste modo o correto seria uma retificação do resultado preliminar.

O artigo 59 da Lei 4949/2012 diz:

Art. 59. A anulação de questão objetiva implica ajuste proporcional ao sistema de pontuação previsto no edital do concurso público.

O próprio IBRAE em seu edital de retificação nº 3, de 18 de dezembro de 2018, retificou o item do edital que atribuía a todos os candidatos, os pontos das questões eventualmente anuladas por meio dos recursos.

Veja:

1.1.3. No subitem 14.8, onde se lê: Se, do exame dos recursos, resultar anulação de questões das provas objetiva e de verificação de aprendizagem (PVA), serão atribuídos os respectivos pontos a todos os candidatos, independentemente de o candidato ter recorrido. Se houver alteração do gabarito oficial preliminar, por força de impugnações, a prova será corrigida de acordo com o gabarito oficial definitivo; leia-se: Se, do exame dos recursos, resultar anulação de questões das provas objetiva e de verificação de aprendizagem, será realizado o ajuste proporcional ao sistema de pontuação previsto no edital do concurso público. Se houver alteração do gabarito oficial preliminar, por força de impugnações, a prova será corrigida de acordo com o gabarito oficial definitivo.

O texto da retificação está de acordo com o texto da Lei 4949/2012, porém o resultado preliminar não, visto que o próprio IBRAE admite que atribuiu 2 (dois) pontos a todos os candidatos por cada uma das questões anuladas, de acordo com o comunicado publicado.


Comentários


CONCURSOS 2021: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2021: principais concursos previstos para o DF em 2021!