Concurso SEDEST: Resultado Preliminar da prova discursiva nas especialidades Direito e Legislação, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social

O Ibrae, organizador do concurso público da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal (Concurso SEDESTMIDH), publicou o resultado preliminar da prova discursiva para o cargo de Especialista em Assistência Social, nas especialidades Direito e Legislação, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.

Resultado Preliminar Prova Discursiva

Com base no resultado definitivo da prova objetiva, foi corrigida, sempre que possível, a quantidade de provas discursivas relativas ao quádruplo do somatório do número de vagas do cargo e das vagas do cadastro de reserva de cada especialidade, correspondente à  equação 4x(VG + CR), em que VG refere-se às vagas do cargo e CR às vagas do cadastro de reserva, respeitados os empates na posição-limite e a reserva de vagas dos candidatos com deficiência.

Dessa forma, foram corrigidas as redações dos candidatos classificados na especialidade Pedagogia até 192ª posição.

Todas as redações dos candidatos das demais especialidades (Educador Social, Direito e Legislação, Psicologia e Serviço Social), devidamente aprovados na prova objetiva, foram corrigidas.

A correção da prova discursiva considerou os seguintes quesitos:

  • a) Adequação ao Tema (AT), pontuação máxima igual a 10,00 (dez) pontos. Foram verificadas a organização/estrutura textual e a pertinência ao gênero e ao tema proposto;
  • b) Argumentação (AR), pontuação máxima igual a 30,00 (trinta) pontos. Foi verificado o desenvolvimento do tema proposto, por meio da seleção lógica de argumentos, informações, fatos e opiniões pertinentes ao tema, com articulação e concatenação;
  • c) Coerência Argumentativa (CA), pontuação máxima igual a 30,00 (trinta) pontos. Foram verificadas a ordenação e a sequencialização de argumentos;
  • d) Elaboração Crítica (EC), pontuação máxima igual a 30,00 (trinta) pontos.

Foram verificadas a elaboração de proposta de intervenção relacionada ao tema abordado e a pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações lógicas, que visem propor valores e conceitos.

Interposição de Recurso

O candidato que desejar interpor recurso administrativo contra o resultado preliminar da prova discursiva disporá de até 10 (dez) dias úteis para fazê-lo, no período de 25 de julho a 8 de agosto de 2019, no horário das 0h (zero hora) às 23h59min (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), ininterruptamente.

O recurso administrativo poderá ser interposto no Portal do Candidato existente na página eletrônica do IBRAE.

O(a) candidato(a) deverá clicar na opção “ACESSAR PORTAL DO CANDIDATO”, inserir o seu e-mail e senha, e, em seguida, marcar a opção “Meus Concursos Escolhidos” e interpor o seu recurso.

Não será aceito recurso, via postal, fax, correio eletrônico e(ou) fora do prazo.

Nas razões recursais o candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recursos inconsistentes e fora das especificações estabelecidas no presente edital e no edital normativo serão indeferidos.

O recurso administrativo deverá cingir-se a erro ou omissão existente no resultado preliminar publicado, em relação à nota preliminar da prova discursiva (NPD) e/ou às notas atribuídas aos quesitos que integram o espelho de correção:

  • a) Adequação ao Tema (AT);
  • b) Argumentação (AR);
  • c) Coerência Argumentativa (CA);
  • d) Elaboração Crítica (EC).

E, ainda, ao número de erros e de linhas escritas pelo candidato.

O candidato deverá, nas razões recursais, de forma precisa e individualizada, realizar o imprescindível cotejo analítico entre o quesito impugnado, o trecho de sua redação e as razões que justifiquem a majoração de sua nota, sob pena de ser indeferido o recurso.

Quando for o caso, idêntico cotejo deve ser feito em relação ao número de erros e de linhas escritas pelo candidato.

Folha de Respostas da Prova Discursiva

Durante o prazo do recurso administrativo, as Folhas de Respostas da prova discursiva de todos os candidatos, aprovados e reprovados, estarão disponíveis no Portal do Candidato existente na página eletrônica do IBRAE.

Para visualiza-la, o(a) candidato(a) deverá clicar na opção “ACESSAR PORTAL DO CANDIDATO”, inserir o seu e-mail e senha, e, em seguida, marcar a opção “Meus Concursos Escolhidos” e ter acesso à respectiva Folha de Resposta.

Após o término do prazo de interposição dos recursos administrativos não serão aceitos em nenhuma hipótese, pedidos de disponibilização da Folha de Respostas.

Concurso

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDES, ao todo, foram registrados 53.748 inscritos, sendo 27.297 candidatos concorrendo aos cargos de nível médio e 26.451 para as vagas de nível superior.

São quatro editais ofertando 1.884 vagas para cargos de nível médio e superior.

Dessas vagas 314 são para contrato imediato e 1.570 para formação de cadastro reserva.

Os aprovados exercerão jornadas de trabalho de 30 horas semanais para receberem remunerações variando entre R$ 2.600 e R$ 3.599,70.

Os candidatos de nível superior podem optar entre os cargos de especialista em assistência social, nas especialidades de educador social, direito e legislação, pedagogia, psicologia, serviço social, administração, ciências contábeis, comunicação social, economia, estatística e nutrição.

Para nível médio serão ofertadas vagas para técnico administrativo, agente social e cuidador social.