Concurso Público: A solução para os tempos de crise

Estabilidade, segurança e remuneração.

Estas são as palavras que não faltam no vocabulário de quem busca um concurso público.

Todos nós sabemos que em tempo de crise política e econômica o mercado de trabalho andou fechando várias portas para os profissionais.  Com isso veio o aumento do desemprego, e as pessoas começaram a procurar meios para não ser mais um número nesta crise.

Muitas delas estão investindo em áreas que jamais pensaram em atuar.

A busca por um cargo público também aumentou, atualmente muitos preferem investir em curso preparatório para concursos públicos, que são uma das melhores alternativas para este momento de crise.

Ter uma carreira pública é você ter uma estabilidade profissional e contar com boas remunerações e benefícios, como por exemplo: aposentadoria particular, plano de saúde, vale transporte, vale alimentação/refeição e etc…

Conforme o Art. 41 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a estabilidade é garantida após 3 (três) anos de execução das atividades do cargo, assim se dá o nome de estágio probatório. Com isso a demissão só pode ocorrer apenas em casos de grandes falhas, coisa rara de acontecer no setor público.

O bom de um concurso público é que na maioria das vezes não é exigido experiência, a avaliação é baseada apenas no resultado alcançado nas provas de conhecimento. Tem uma carga horária de trabalho ponderada, e o trabalho não é exausto. Vale a pena prestar concurso, pois é uma grande ponte para crescer na vida e na carreira.

Você terá a oportunidade de obter experiência e seguir uma carreira, mas sabendo que pode contar com a segurança de que não vai ser mandado embora e que o seu salário não irá diminuir e em muitos casos nem mesmo atrasar.

Para conseguir passar em um concurso é necessário fazer uma preparação. Sabemos que não é fácil e nem rápido. Estudar para um concurso exige muita dedicação e doutrinação. Mas se formos pesar no resultado que ele pode nos proporcionar, sabemos que vale muito fazer um esforço para obter esse sucesso.

Dicas para prestar concurso público e driblar a crise

  • Pesquise qual o concurso deseja prestar, os cargos que estão sendo anunciados e o cargo que você pretende concorrer.
  • Leia o Edital do concurso, que geralmente é publicado de 45 a 90 dias antes das provas.
  • Verifique as disciplinas que irão ser cobradas nas provas. Antes de o Edital ser publicado, você já pode iniciar seus estudos com as disciplinas básicas dos concursos: matemática, português, entre outras.
  • Estudar em cursos preparatórios ou em casa? Veja o que é melhor para você e se organize. Estipule um tempo de estudo por dia.
  • Faça cronogramas de estudo e faça provas de concursos anteriores e exercícios.
  • Faça outros concursos para obter prática.
  • Revise a matéria uma semana antes da prova e descanse no dia anterior ao concurso.
  • No dia da prova, chegue com uma hora de antecedência, pois os portões fecham no horário
  • Não se esqueça de ler o enunciado das questões com muita atenção. Inicie pelas questões mais fáceis. Tenha calma.

Convencido de que concursos públicos são as melhores opções em tempos de crise? Busque o próximo, e inscreva-se!