Concurso Prefeitura de Anápolis GO: Saiu o Resultado Final da Prova Objetiva

Atenção concurseiro!, foi publicado o Resultado Final da Prova Objetiva do concurso público da Prefeitura Municipal de Anápolis com oferta de 150 vagas para o cargo de docência Professor PIII – Pedagogo, com carga horária que pode variar de 30 a 40 horas semanais.

Resultado Final da Prova Objetiva

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Candidatos Inscritos

Para o cargo de Professor – P III – Pedagogo – Anápolis, nas vagas de ampla concorrência, foram registrados 9.464 candidatos inscritos. Gerando uma concorrência de pouco mais de 63 candidatos por vaga.

Já nas vagas destinadas aos candidatos com deficiência foram registrados 61 candidatos inscritos, uma concorrência de pouco mais de 4 candidatos por vaga.

CANDIDATOS INSCRITOS CONCURSO PREFEITURA DE ANAPOLIS - Concurso Prefeitura de Anápolis GO: Saiu o Resultado Final da Prova Objetiva

Avaliação de Títulos

A Prova de Títulos terá caráter classificatório e estão convocados para o envio dos títulos os candidatos posicionados em ordem decrescente da nota obtida, até 6 (seis) vezes o número de vagas ofertadas, ou seja, até a 810ª classificação da listagem da Ampla Concorrência e da 90ª classificação da listagem de PcD, respeitado os empates na última classificação.

O envio dos títulos será por upload, no período de 03 a 06/03/2020. Os títulos deverão ser enviados em arquivo único, no formato PDF, ter tamanho de no máximo 100MB e deverão estar legíveis, sob pena de não ser aceito.

Caso o candidato faça mais de um upload, será considerado apenas o último arquivo enviado. Os demais são excluídos automaticamente.

Os documentos impressos por meio eletrônico (Internet) de sites oficiais dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, bem como de empresas públicas, têm o mesmo valor jurídico e comprobatório, para todos os fins de direito que os produzidos em papel ou em outro meio físico reconhecidos legalmente, desde que assegurada a sua autenticidade e integridade a partir do endereço eletrônico em que estão disponibilizados (o documento deve apresentar comprovante de autenticidade emitido pelo site que o produziu).

Os diplomas e certificados em língua estrangeira somente serão considerados quando traduzidos para a língua portuguesa por tradutor juramentado e revalidado por instituição brasileira credenciada, de acordo com a legislação pertinente.

O Boletim de Desempenho do candidato na Prova de Títulos, com as notas obtidas em cada item/título, poderá ser acessado, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico do Centro de Seleção, na mesma data de divulgação do resultado preliminar dessa prova.

O caráter classificatório se refere a todos os candidatos aprovados na Prova Objetiva, independentemente de estarem ou não dentro do número de vagas preestabelecido.

A Prova de Títulos não terá caráter eliminatório, pois não eliminará candidatos que não apresentarem quaisquer títulos.

A Avaliação de Títulos terá pontuação máxima de 12,0 (doze) pontos e será realizada conforme os critérios abaixo:

prova de titulos Concurso Prefeitura de Anápolis GO - Concurso Prefeitura de Anápolis GO: Saiu o Resultado Final da Prova Objetiva

Programa das Provas

Conhecimentos gerais (língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história)

LÍNGUA PORTUGUESA

Concurso Prefeitura de Anápolis GO: Saiu o Resultado Final da Prova Objetiva
Concurso Prefeitura de Anápolis GO: Saiu o Resultado Final da Prova Objetiva

1. Concepções teórico-metodológicas para o ensino da Língua Portuguesa na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 2. A BNCC e o ensino da Língua Portuguesa. 3. O livro didático: possibilidades e limites para o ensino da Língua Portuguesa. 4. Interpretação textual: efeitos de sentido, hierarquia dos sentidos do texto, situação comunicativa, pressuposição, inferência, ambiguidade, ironia, figurativização, polissemia, intertextualidade, linguagem não-verbal. 5. Modos de organização do texto: descrição, narração, exposição, argumentação, diálogo e esquemas retóricos (enumeração de ideias, relações de causa e consequência, comparação, gradação, oposição etc.). 6. Estrutura textual: progressão temática, parágrafo, período, oração, pontuação, tipos de discurso, mecanismos de estabelecimento da coerência, coesão lexical e conexão sintática. 7. Gêneros textuais: editorial, notícia, reportagem, resenha, crônica, carta, artigo de opinião, relatório, parecer, ofício, charge, tira, pintura, placa, propaganda institucional/educacional etc. 8. Língua padrão: ortografia, regência, concordância nominal e verbal, flexão verbal e nominal, pronome, advérbio, adjetivo, conjunção, preposição.

MATEMÁTICA

1. Concepções teórico-metodológicas para o ensino da Matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 2. A BNCC e o ensino da Matemática. 3. O livro didático: possibilidades e limites para o ensino da Matemática. 4. Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem. 5. Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo. 6. Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); noções de desvios e variância; noções de probabilidade. 7. Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1o e 2o graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas (seno, cosseno e tangente). 8. Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade; sistemas de equações, matrizes e determinantes; números complexos (formas algébrica e trigonométrica e operações).

CIÊNCIAS

1. Concepções teórico-metodológicas para o ensino de Ciências na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 2. A BNCC e o ensino de Ciências. 3. O livro didático: possibilidades e limites para o ensino de Ciências. 4.  Terra e Universo: formação do universo, do sistema solar e da Terra; gravidade; geocentrismo e heliocentrismo; solstício e equinócio; as estações do ano; movimento de rotação e translação da Terra; estrutura geológica da Terra; tipos de solo; os diferentes usos do solo; fertilidade do solo; atividades agrícolas do estado de Goiás; a atmosfera; efeito estufa; condições que permitem a vida no planeta Terra; o ciclo da água na Terra; estados físicos e mudanças de estado da água; tratamento da água; poluição e contaminação da água e do solo; a água como veículo de doenças; matéria e energia; propriedades da matéria; transformações físicas e químicas da matéria; substâncias puras e misturas; transformação e conservação de energia; magnetismo; temperatura e calor; radioatividade e seus efeitos sobre os organismos; ondas, som e luz; eletricidade. 5. Vida, ambiente e diversidade: biosfera; os reinos dos seres vivos; fatores abióticos e bióticos; importância ecológica e econômica de espécies do cerrado; cadeias e teias alimentares; relações ecológicas; obtenção de energia pelos seres vivos; autotrofismo, heterotrofismo, parasitismo; o fluxo de energia na natureza; os ciclos biogeoquímicos; o papel dos decompositores; os vegetais e a produção de alimentos e matéria prima; a diversificação da vida; os ciclos biogeoquímicos; o papel dos decompositores; evidências da evolução dos seres vivos; teorias da evolução; seres vivos e extinção. 6. Ser humano e saúde: desenvolvimento e crescimento do corpo humano; manutenção da vida; sustentação e locomoção; nutrição e digestão; hábitos alimentares; distúrbios nutricionais; sistema endócrino e nervoso; circulação; respiração; excreção, reprodução assexuada e sexuada dos seres vivos; reprodução humana; hereditariedade; engenharia genética; sexualidade; diversidade e gênero; infecções sexualmente transmissíveis; gravidez; órgãos do sentido; a pele; respiração celular; constituintes das células; tipos de células; o núcleo celular e suas funções; hábitos de higiene e saúde. 7. Ciência, Tecnologia e Sociedade: grandes descobertas das ciências naturais; grandes cientistas e suas descobertas; escalas de tempo; relógio de sol; telescópio; pontos cardeais; fases da lua; instrumentos de medidas de massa, de volume, de superfície e das características climáticas; tecnologia para prevenção e tratamento de doenças; uso de micro-organismos em benefício do ser humano; nanotecnologia; tecnologia de produção de alimentos; degradação ambiental de natureza antrópica e tecnologias para recuperação do solo; tecnologias de reaproveitamento de água; uso consciente da água; tecnologias de reciclagem; tecnologia de captação, tratamento e distribuição de água; tecnologias de geração, captação e distribuição de energia elétrica; fontes de energia renováveis; energia e combustíveis; equipamentos e técnicas da astronomia moderna; tecnologia de informação; biopirataria; biotecnologias.

GEOGRAFIA

1. Concepções teórico-metodológicas para o ensino de Geografia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 2. Conhecimento geográfico: história e importância social. 3. As categorias de análise da Geografia. 4. A BNCC e o ensino de Geografia. 5. O livro didático: possibilidades e limites para o ensino de Geografia. 6. A Geografia local e regional. 7. A educação ambiental nas séries iniciais. 8. A alfabetização cartográfica. 9. Mapas e uso da linguagem cartográfica.

HISTÓRIA

1. Concepções teórico-metodológicas para o ensino da História na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 2. A BNCC e o ensino da História. 3. O livro didático: possibilidades e limites para o ensino da História. 4.  Historiografia e produção do conhecimento histórico. 5. História local e regional. 5.1. Goiás colonial: bandeirantismo e sociedade mineradora. 5.2. Goiás nos séculos XIX, XX e XXI. 5.3. Goiás: sociedade e cultura. 5.4. Patrimônio natural, histórico e cultural de Goiás. 6. As cidades na história. 6.1. História de Anápolis: dos primórdios a atualidade. 6.2. A região de Anápolis nos séculos XVIII e XIX. 6.3. Anápolis nos séculos XX e XXI. 6.4. O patrimônio natural, histórico e cultural de Anápolis.  6.5.  Os espaços públicos, a cultura, a arte e o lazer em Anápolis.

Conhecimentos Específicos

PEDAGOGO

1. O significado histórico-social da Orientação Educacional – OE: origem e trajetória da Orientação Educacional no Brasil. 1.1. Dimensões filosóficas, políticas, sociais e pedagógicas. 1.2. Tendências e desafios atuais da Orientação Educacional. 1.3. Campos de atuação e a prática do orientador educacional: a função do orientador educacional. 1.4. A OE e a organização escolar. 2. Tendências pedagógicas em educação; abordagens do processo de ensino e aprendizagem; concepções de currículo e a organização do currículo escolar da educação básica (ensino médio) e da educação profissional. 3. Planejamento, planos e projetos educativos. 4. Projeto político-pedagógico (metodologia de elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do projeto político-pedagógico). 5. Formação docente; desenvolvimento interpessoal, comportamento grupal e intergrupal, liderança, equipe multidisciplinar. 6. Diversidade cultural e inclusão. 7. Avaliação institucional. 8. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem. 9. Concepção, elaboração e realização de projetos de pesquisa. 10. Pesquisa quantitativa e qualitativa e seus procedimentos. 11. Aspectos legais da educação: Capítulo III da Constituição Federal, que trata de Educação; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e alterações; Decretos, Pareceres e Resoluções da Educação Básica, da Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino Superior; Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais, Estatuto da Criança e Adolescente, Legislação sobre Pessoas com Deficiência – PcD. 12. Lei Municipal nº 2.073, de 21 de dezembro de 1992. 13. Lei Complementar nº 211, de 22 de dezembro de 2009. 14. Lei nº 3.775, de 24 de junho de 2015, Plano Municipal de Educação de Anápolis – PME.

 


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