Concurso PMTO 2016: Governo anuncia concurso para 1.000 vagas

O Governo do Estado do Tocantins anunciou na tarde desta segunda-feira, 25 de abril de 2016, durante coletiva à imprensa, que o edital do concurso da Polícia Militar do Estado (PMTO), para contratação de 1.000 servidores, será publicado no dia 25 de agosto deste ano (2016).

O último concurso realizado da PMTO foi em 2013, organizado pela Consulplan. Na ocasião foram oferecidas 300 vagas para o Cargo de Soldado do QPPM da Polícia Militar, distribuídas em 270 vagas para candidatos do sexo masculino e 30 vagas para candidatas do sexo feminino. O certame foi composto de Prova Escrita Objetiva de Múltipla Escolha e Discursiva, Exame de Capacidade Física, Avaliação Psicológica, Exames Médicos e Odontológicos, Investigação Social e Curso de Formação de Soldados.

O governo também informou que o curso de formação para técnicos da Secretaria Estadual Defesa Social e técnicos sócio educadores da Secretaria da Cidadania e Justiça também ocorrerá em agosto. Nesta segunda-feira, aprovados no concurso da Defesa Social acamparam em frente à Secretaria com o objetivo de obter uma resposta do governo quanto a segunda etapa do certame que está parado desde julho do ano passado. De acordo com o presidente do Comitê dos Aprovados, Abraão Rezende Valença, que é de Aracaju/Sergipe, cerca de 50 pessoas já encontravam-se no local.

O Concurso da Defesa Social foi realizado em 2014 e teve seu resultado final divulgado em junho de 2015. Foram 1.131 vagas oferecidas no concurso para o nível médio e técnico e 86 vagas para o nível superior.

Durante a coletiva, o Governo também informou que o início da academia de Polícia Civil para 515 já aprovados acontecerá também no mês de agosto. O concurso para provimento de 397 vagas e mais 118 para cadastro reserva segue parado desde dezembro de 2014. A recomendação do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpol) é de que unidades sem pessoal sejam fechadas por inviabilidade de funcionamento.

Adaptado com modificações. Fonte: conexaoto.com.br