Concurso PM MG: Inscrições Abertas para 160 vagas!

Inscrições Abertas do concurso público destinado a selecionar candidatos para o curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Minas Gerais (Concurso PM MG) com oferta de 160 vagas imediatas, sendo 144 para o sexo masculino e 16 para o sexo feminino. O Centro de Recrutamento de Seleção da própria Polícia Militar será a banca responsável do certame.

O Cadete fará jus, durante o período do curso, à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.

O CFO funcionará na Escola de Formação de Oficiais (EFO) da Academia de Polícia Militar (APM), na Rua Diábase, nº 320, bairro Prado, nesta Capital, e terá duração de dois anos e seis meses acadêmicos e seis meses de aspirantado, com início previsto para 31 de agosto 2020, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Durante o curso será obrigatório o alojamento do Cadete nos primeiros 12 (doze) meses de curso (pernoitar nos aquartelamentos), no todo ou em parte, com a finalidade de familiarizar-se ao regime da caserna e às atividades militares, de acordo com o Regimento da Escola.

O Curso de Formação de Oficiais, por sua natureza, exige a verificação de mudança comportamental do discente em circunstâncias de estresse psicológico e físico, razão pela qual os alunos serão submetidos a realização de atividades que exigem resistência física e controle emocional, como forma de desenvolver no discente a resistência à fadiga, tenacidade, perseverança e preparação psicológica para superar eventuais adversidades da profissão, nos termos da Instrução de Educação de Polícia Militar nº 03/2010, de 27/08/2010.

O candidato aprovado no concurso ingressará na PMMG no cargo correspondente à graduação de cadete do CFO.

O ingresso no Quadro de Oficiais da Polícia Militar (QOPM) dar-se-á nos cargos correspondentes ao posto inicial da respectiva carreira, 2º Tenente PM, e ocorrerá após o Aspirante a Oficial cumprir interstício mínimo de 06 (seis) meses nesta graduação, além de satisfazer as condições gerais referentes à promoção, previstas no Estatuto dos Militares.

A remuneração básica inicial para o Cadete do 1º ano do CFO/2020 é de R$ 5.769,42 (cinco mil, setecentos e sessenta e nove reais e quarenta e dois centavos).

cargos concurso pm mg - Concurso PM MG: Inscrições Abertas para 160 vagas!

As inscrições do Concurso PM MG serão realizadas por meio do site do PM MG, através do link: http://www.policiamilitar.mg.gov.br/crs a partir do dia 5 de fevereiro até o dia 6 de março de 2020. O valor da taxa de inscrição é de R$ 173,00.

O pagamento deverá ser feito até o final do expediente bancário do dia 09/03/2020.

O concurso PM MG será dividido em 2 fases, sendo a primeira composta de prova objetiva de múltipla escolha e prova dissertativa.

Já a segunda fase será de avaliação psicológica, avaliação física militar, exame de saúde, exame toxicológico, prova oral e prova de títulos.

As Provas de Conhecimentos (prova objetiva e dissertativa) serão aplicadas na data de 05/04/2020-DOM, com início previsto para as 08h30min, sendo realizadas nas cidades de Belo Horizonte/RMBH, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.

A PROVA OBJETIVA terá 03 (três) tipos de provas (A, B e C) todas de caráter eliminatório e classificatório e constará de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, contendo 04 (quatro) alternativas de respostas, devendo ser marcada apenas 01 (uma) delas, no valor de 5,0 (cinco) pontos cada questão, totalizando 200 (duzentos) pontos, e serão 05 (cinco) questões para cada um dos seguintes conteúdos:

a) Língua Portuguesa.
b) Direito Constitucional.
c) Direito Penal Militar.
d) Direito Penal.
e) Direito Processual Penal Militar.
f) Direito Processual Penal.
g) Direito Administrativo.
h) Legislação Extravagante e Legislação Institucional.

A PROVA DISSERTATIVA (redação) é de caráter eliminatório e classificatório e consiste na redação de tema que será fornecido no momento da prova. A redação deverá conter, no máximo, 30 (trinta) linhas e, no mínimo, 120 (cento e vinte) palavras, tendo valor de 100 (cem) pontos, assim distribuídos:

a) ortografia: 20 (vinte) pontos;
b) morfossintaxe: 20 (vinte) pontos;
c) pontuação: 20 (vinte) pontos;
d) conteúdo: 40 (quarenta) pontos.

A prova dissertativa (redação) com mais de 30 (trinta) linhas e/ou menos de 120 (cento e vinte) palavras será penalizada com a perda de 05 (cinco) pontos por linha que passar, e de 01 (um) ponto por palavra que faltar.

Somente serão corrigidas as provas dissertativas (redação) dos candidatos que obtiverem nota mínima de 60% (sessenta por cento) dos pontos atribuídos à prova objetiva, na proporção de até 3,5 (três vírgula cinco) candidatos por vaga para ambos os sexos, incluindo-se os que estiverem empatados na nota de corte.

Serão convocados para submissão à 2ª fase do concurso para a realização de avaliação psicológica, Avaliação Física Militar (AFM), Exames de Saúde (preliminares e complementares), Exames Toxicológicos, Prova Oral e Prova de Títulos, os candidatos aprovados e melhores classificados na 1ª fase, conforme critérios estabelecidos neste edital, observando-se, rigorosamente, a ordem decrescente de notas obtidas nas provas de conhecimentos (prova objetiva e dissertativa), na proporção de 3,0 (três) candidatos por vaga para ambos os sexos, sendo incluídos todos os candidatos porventura empatados na nota de corte.

Os candidatos irão precisar comprovar ter no máximo 30 anos no ato da matrícula do curso de formação e possuir 1,60m de altura, para ambos os sexos, na hora do exame de saúde, na capacitação física e na avaliação psicológica.

Concurso PM MG