Concurso PCGO: Governador anuncia novo concurso

O governador do estado do Goiás Marconi Perillo anunciou um novo concurso para a Polícia Civil (PC), sem indicar quantas vagas serão abertas e quando será realizado.

O anúncio foi feito durante a inauguração da nova sede da Escola Superior da Polícia Civil de Goiás (ESPC) ocorrida na última sexta-feira, 25 de setembro de 2015, no Jardim Bela Vista, em Goiânia.

O governador informou ainda que irá convocar os excedentes do concurso da Polícia Militar realizado em 2012, mas sem mencionar datas, por enquanto.

Estiveram no evento a secretária nacional de segurança pública, Regina Miki; o secretário de Segurança pública de Goiás, Joaquim Mesquita; e outras autoridades pública.

As medidas anunciadas pelo governador prometem ser uma tentativa de reduzir o déficit de efetivo nas duas corporações.

Segundo dados da própria Polícia Civil, a carência de profissionais na instituição, entre delegados, agentes e escrivães, seria de quase três mil (2,9 mil).

Um dos resultados disso é que pelo menos 130, dos 246 municípios goianos, estão sem delegados. A falta de efetivo na PM também é grave. Conforme a lei 17.866, de 19 de dezembro de 2012, o Estado deve ter um número superior a 30 mil policiais militares. Porém, para cumprir a lei, faltam cerca de 18 mil PMs.

Vale lembrar que o Tribunal de Justiça do Estado do Goiás (TJGO) suspendeu em julho desse ano, o concurso para o cargo de Papiloscopista Policial de 3° Classe da Polícia Civil do Estado de Goiás, organizado pela Fundação Universa.

Fonte: http://www.policiacivil.go.gov.br/