Concurso PCDF Agente: Inscrições encerradas

São 600 vagas para provimento imediato e mais 1.200 referentes a cadastro reserva

Inscrições encerradas  para o concurso público para Agentes da Polícia Civil do DF (Concurso PCDF Agente). Ao todo, o certame oferta 1.800 vagas para o cargo, sendo 600 para provimento imediato e 1.200 para formação de cadastro de reserva.

O concurso PCDF Agente é organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e será composto de duas etapas. A primeira etapa é composta de:

  • provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • exames biométricos e avaliação médica, de caráter eliminatório;
  • prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
  • avaliação psicológica, de caráter eliminatório
  • sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório.

A segunda etapa do concurso público consistirá de curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe.

Cargo

AGENTE DE POLÍCIA

  • REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
  • SUBSÍDIO: R$ 8.698,78.
  • JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
  • REGIME DE TRABALHO: o regime de trabalho é de dedicação integral e exclusiva, incompatível com o exercício de qualquer outra atividade pública ou privada, nos termos da Lei nº 4.878/1965, regulamentada pelo Decreto nº 59.310/1966 e, subsidiariamente, pela Lei nº 8.112/1990.

vagas imediatas concurso pcdf agente - Concurso PCDF Agente: Inscrições encerradas

vagas cadastro reserva pcdf agente - Concurso PCDF Agente: Inscrições encerradas

Demais informações, consultar o site da organizadora http://www.cebraspe.org.br.

Organize os seus estudos

Para auxiliá-lo a organizar os seus estudos, o Gran Cursos Online desenvolveu um modelo de edital verticalizado, que organiza todo o conteúdo programático de forma vertical.

Na planilha é possível encontrar todas as disciplinas cobradas no concurso PCDF, espaço para anotações e um cronograma.

Com o edital verticalizado você vai poder organizar e maximizar seus estudos.

Clique AQUI para baixar o Edital Verticalizado PCDF – Agente de Polícia.

Provas Objetivas

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valerão 120,00 pontos.

Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados.

O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item.

Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

Critérios de Avaliação das Provas

Em respeito ao disposto no art. 59 da Lei Distrital nº 4.949/2012, a nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a:

  • 50 ÷ (50 – n1) ponto (para a prova de conhecimentos básicos) e 70 ÷ (70 – n2) ponto (para a prova de conhecimentos específicos), caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas;
  • 50 ÷ (50 – n1) ponto negativo (para a prova de conhecimentos básicos) e 70 ÷ (70 – n2) ponto negativo (para a prova de conhecimentos específicos), caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas;
  • 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).

Nesse contexto, n1 e n2 representam, respectivamente, o número de itens da prova de conhecimentos básicos e o número de itens da prova objetiva de conhecimentos específicos anulados.

Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

  • a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
  • b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
  • c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Provas Discursivas

A prova discursiva valerá 30,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas de atualidades.

Respeitados os empates da última posição, serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados conforme quadro a seguir.

provas discursivas pcdf agente - Concurso PCDF Agente: Inscrições encerradas

Exames Biométricos e Avaliação Médica

Serão convocados para os exames biométricos e avaliação médica os candidatos aprovados na prova discursiva.

Os exames biométricos e avaliação médica terão caráter eliminatório e o candidato será considerado apto ou inapto.

Os participantes que não forem convocados para os exames biométricos e avaliação médica estarão automaticamente eliminados e não terão classificação alguma no concurso.

Os candidatos ao cargo de agente de Polícia deverão apresentar, conforme edital de convocação, os exames laboratoriais a seguir:

a) exame de sangue específico para hemograma completo, glicemia de jejum, ureia, creatinina, ácido úrico, colesterol total e frações, transaminases (TGO/TGP), bilirrubinas, TSH, T4 livre, sorologia para Doença de Chagas IgM e IgG, VDRL, perfil sorológico completo para Hepatite B, incluindo obrigatoriamente: HBsAg, HBeAg, Anti HBc (IgM e IgG), Anti HBe, Anti HBs e sorologia para hepatite C (anti HCV), tipagem sanguínea (ABO-Rh);

b) exame de urina específico para elementos anormais e sedimentos (EAS);

c) exame de fezes específico para parasitológico de fezes (EPF);

d) exame toxicológico de larga janela de detecção em amostra de queratina do candidato, específico para maconha e metabólicos do Delta 9THC, cocaína, anfetaminas (inclusive metabólitos e seus derivados) e opiáceos, com, no mínimo, 90 (noventa) dias de “janela”.

Na data e no horário marcados para a avaliação médica, os candidatos deverão entregar à junta médica os exames complementares e(ou) biométricos a seguir:

a) exame neurológico, específico de eletroencefalograma (EEG) digital com mapeamento, acompanhado de laudo descritivo e conclusivo de avaliação clínica neurológica realizada por especialista, o qual deve citar os resultados dos exames;

b) exame cardiológico, específico de eletrocardiograma (ECG) e ecocardiograma bidimensional com Doppler, ambos com laudo, acompanhado de laudo descritivo e conclusivo de avaliação clínica realizada por especialista, o qual deve citar os resultados dos exames;

c) exame pulmonar, específico de RX do tórax em PA e perfil esquerdo, com laudo descritivo dos achados emitido por radiologista, e prova de função pulmonar sem e com o uso de broncodilatador (espirometria) e laudo emitido pelo médico aplicador;

d) exame oftalmológico com laudo emitido por especialista, considerando a acuidade visual sem correção e com correção, a tonometria, a biomicroscopia, a fundoscopia, a motricidade ocular, o senso cromático (teste completo de Ishiahara com 24 pranchas) e a medida do campo visual (campimetria computorizada) em ambos os olhos;

e) exame otorrinolaringológico específico de audiometria tonal e laudo descritivo e conclusivo de avaliação clínica emitido por especialista, o qual deve citar o resultado da audiometria tonal;

f) radiografia das colunas lombar e sacral (lombo-sacra), em projeções antêro-posterior (AP) e perfil com medida dos ângulos de Cobb e(ou) de Ferguson, emitido por especialista;

g) ecografia do abdome total, com laudo;

h) laudo descritivo e conclusivo de avaliação clínica psiquiátrica realizada por médico especialista, que deve obrigatoriamente citar: consciência, orientação, atenção, pensamento (curso, forma e conteúdo), memória, sensopercepção, humor/afeto, cognição/inteligência, capacidade de tirocínio e juízo crítico, linguagem, uso (ou não) de medicamentos psicotrópicos (psicofármacos).

Prova de Capacidade Física

Serão convocados para a prova de capacidade física os candidatos aprovados nos exames biométricos e na avaliação médica.

Cada teste físico valerá de zero a 100 pontos, devendo o candidato atingir um aproveitamento mínimo de 50% da pontuação para ser aprovado em cada teste específico. Quem não obtiver no somatório total das notas de todos os testes da prova de capacidade física 60% de aproveitamento, será considerado inapto e, consequentemente, eliminado do concurso.

A prova de capacidade física consistirá em submeter o candidato aos testes de barra fixa, flexão abdominal, meio-sugado, shutlle run (ir e vir) e corrida de doze minutos. Todos os testes da prova de capacidade física são de realização obrigatória, independentemente do aproveitamento do candidato em cada um deles.

Avaliação Psicológica

Serão convocados para a avaliação psicológica para o cargo de Agente da PCDF todos os candidatos considerados aptos na prova de capacidade física.

A avaliação psicológica será realizada por banca examinadora constituída por membros regularmente inscritos no Conselho Regional de Psicologia.

Na avaliação psicológica, o candidato será considerado apto ou inapto.

Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social

Serão convocados para a sindicância de vida pregressa e investigação social todos os candidatos considerados aptos na avaliação psicológica.

A sindicância de vida pregressa e investigação social é para fins de avaliação de conduta pregressa e idoneidade moral, requisito indispensável para aprovação, na qual o candidato será considerado recomendado ou não recomendado.

O candidato preencherá, para fins da investigação, a Ficha de Informações Confidenciais (FIC), a ser disponibilizada oportunamente.

O candidato, às suas expensas, deverá providenciar e entregar em momento definido em edital de convocação específico, os documentos relacionados abaixo, juntamente com a FIC devidamente preenchida:

a) certidões de Antecedentes Criminais da Justiça Federal, da Justiça Estadual, da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, da Justiça Militar Federal, Estadual ou do Distrito Federal, e da Justiça Eleitoral da cidade/município onde o candidato reside/residiu nos últimos cinco anos;

b) certidão do Cartório de Protesto de Título, de Interdição e de Tutelas, da cidade/município onde o candidato reside/residiu nos últimos cinco anos;

c) certidão do Cartório de Execução Cível da cidade/município onde o candidato reside/residiu nos últimos cinco anos;

d) certidões de antecedentes expedidas pela Polícia Federal e pela Polícia Civil do Estado ou do Distrito Federal, onde o candidato reside/residiu nos últimos cinco anos;

e) cópia do documento de identidade, com validade em todo território nacional;

f) cópia do CPF;

g) cópia do Certificado de Reservista de 1ª ou 2ª categoria, ou do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), do candidato do sexo masculino;

h) cópia do Título de Eleitor, com cópia do comprovante de votação e(ou) justificativa na última eleição, de ambos os turnos;

i) cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou declaração do órgão público que comprove a última e(ou) a atual atividade profissional;

j) cópia do comprovante da residência atual (água, luz, telefone, contracheque etc.);

k) cópia do comprovante da residência anterior (água, luz, telefone, contracheque etc.), caso a residência atual seja inferior a cinco anos.

Curso de Formação

O Curso de Formação (CFP), de caráter eliminatório e classificatório, será realizado segundo a ordem de classificação dos candidatos aprovados na primeira etapa do concurso PC DF Agente.

Serão convocados para a matrícula no CFP os candidatos aprovados na primeira etapa e classificados conforme lista a seguir:

  • Ampla concorrência – 1.350
  • Pessoas com deficiência (PCD) – 90
  • Negros – 360

Curso Gratuito para Concursos: Combo Essencial 3 em 1

Devido ao Coronavírus, o Gran Cursos Online liberou um Curso Completo Para Concursos Públicos grátis por 100 dias que vai beneficiar 1 milhão de concurseiros que estão com aulas paralisadas em cursos presenciais pelo Brasil.

QUERO ME INSCREVER

Cargo de Agente de Polícia do DF

Agente PCDF será responsável por:

  • Investigação de atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais;
  • Assistir a autoridade policial no cumprimento das atividade de polícia judiciária;
  • Coordenar ou executar operações de natureza policial ou de interesse de segurança pública e outras atividades.

Os candidatos nomeados estão subordinados ao Regime Jurídico dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei nº 8.112/1990, e suas alterações) e ao Estatuto do Policial Civil do Distrito Federal (Lei nº 4.878/1965, regulamentada pelo Decreto nº 59.310/1966).

Concurso PCDF Agente

  • Concurso Polícia Civil do Distrito Federal (Concurso Agente PCDF)
  • Banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE
  • Cargos Agente de Polícia
  • Escolaridade nível superior
  • Número de vagas 1.800 vagas
  • Remuneração De R$ 8.698,78 a R$ 14.851,63
  • Inscrições encerradas
  • Taxa de inscrição R$ 196,00
  • Data da prova objetiva a definir
  • Clique aqui para fazer o download do edital PCDF Agente

Quer estudar para o Concurso PCDF Agente?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os cursos e comece a estudar para o Concurso Público de Agente de Polícia:

CURSOS CONCURSO PCDF AGENTE

Fique por dentro de todos os concursos

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020 ATUALIZADO!

MELHORES CURSOS ONLINE PARA CONCURSOS 2020