Concurso PCDF 2018: Edital para 2.100 vagas próximo da autorização

É grande a expectativa a realização do edital de concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal (Edital Concurso PCDF 2018). De acordo com o setor de comunicação da corporação, o edital contará com 2.100 vagas, distribuídas entre os cargos de Agente de Polícia (1.800) e Escrivão (300). A expectativa é que o edital seja divulgado ainda neste semestre.

O processo de autorização do edital de concurso da Polícia Civil DF segue a todo vapor. De acordo com o processo de liberação do certame, o pedido de concurso recebeu uma nova movimentação (17/5), veja abaixo:

concurso pcdf 2018 sicop andamento 1 - Concurso PCDF 2018: Edital para 2.100 vagas próximo da autorização

Agora falta pouco para que a autorização para a realização do Edital PCDF seja concedida!

A Diretoria-Geral da corporação já anunciou que pretende lançar o Concurso da PCDF ainda este ano. O diretor Eric Seba disse durante o evento do dia do Policial Civil, que trabalha para que tudo esteja pronto na maior brevidade possível. O quantitativo, conforme o Sinpol-DF, ainda não é suficiente para preencher o déficit, que atualmente ultrapassa 4 mil servidores (veja abaixo).

concurso pcdf 2018 cargos vagos - Concurso PCDF 2018: Edital para 2.100 vagas próximo da autorizaçãoO diretor frisou ainda que aguarda a autorização da equipe de governança do GDF para lançar o concurso da Polícia Civil/DF 2018. A renovação, segundo o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), é necessária porque o quadro de servidores da corporação está defasado em 50%. “Tivemos muitas aposentadorias e também é preciso fazer uma reposição contínua. O ideal seria termos 8,9 mil agentes. Hoje, no entanto, contamos com cerca de 4,5 mil, sendo que 300 estão no sistema penitenciário”, explicou o presidente da entidade, Rodrigo Franco.

Enquanto os policiais reivindicam a equiparação salarial com a Polícia Federal e enfrentam resistência do Palácio do Buriti em dialogar sobre o assunto, Seba tenta aplacar os ânimos da categoria. Para Rodrigo Franco, que preside o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), existe a necessidade de se abrir o Concurso PCDF 2018, mas o número de cargos ainda é insuficiente. “São quatro mil vagas hoje. Essas contratações devem ser concluídas somente em dois anos, quando o déficit será ainda maior”, explica.

Até 2020, mais mil policiais devem se aposentar, conforme o sindicalista. “O que o governo está fazendo é para tentar manter o número de policiais que hoje está na ativa”, observa. No ano passado, 350 servidores se aposentaram. Nos três primeiros meses deste ano, já foram 150. A área meio da corporação também está carente, de acordo com Franco. “Precisamos de um concurso para a área de apoio, do administrativo. Só assim, ser possível concentrar mais policiais na atividade-fim”, destaca. A falta de efetivo, ele diz, tem sido pauta constante do sindicato, “porque quem sai perdendo mesmo é a sociedade”.

Embora reconheça que a necessidade seja urgente, o sindicalista diz que não confia muito no prazo dado por Seba para a realização do concurso. “O sindicato duvida de tudo o que vem desse governo. Agilidade na resolução dos problemas não é uma coisa que a gente vê na Diretoria-Geral, nem no governo. O que nos resta é esperar acontecer”, afirma.

NOVO CONCURSO PCDF 2018

Em fevereiro deste ano, a Polícia Civil do DF protocolou um processo relativo à abertura de um novo concurso público, o que, segundo o MPC/DF, comprovaria a necessidade de novas vagas para a corporação.

Seriam oferecidas 1.800 vagas de agente de polícia e 300 vagas para escrivão.

Na ocasião, a Seplag informou que, após a análise das áreas técnicas, a proposta seria avaliada pela Câmara de Governança Orçamentária, Financeira e Corporativa do Distrito Federal.

Após autorizado o certame, o processo seria devolvido à PCDF para as demais providências necessárias para a contratação da banca organizadora.

A remuneração inicial para os cargos é de R$ 8.698,78 (sem os benefícios).

Segundo Rodrigo Franco, presidente do Sinpol, a decisão do TCDF é favorável à categoria. “Concordamos com a decisão. Temos denunciado há quatro anos a falta de efetivo e, para nós, é absurdo não convocar esses aprovados. São pessoas que podem contribuir imediatamente. Fazer um novo concurso público demoraria cerca de dois anos.”

Segundo Franco, não basta convocar esses aprovados, porque a PCDF precisa de mais 4 mil servidores nos postos em questão.

De acordo com dados do portal de transparência do Distrito Federal, a PCDF tem disponíveis, por lei, 5.649 cargos de agentes de polícia, sendo que 2.864 estão vagos; já para escrivão, são 1.000 cargos, sendo que 596 estão desocupados.

Além desses postos, ainda há vagos 341 cargos de agente de policia de custódia, 116 cargos de papiloscopista, 70 cargos de perito médico legista e 220 cargos de perito criminal.

No total, a PCDF tem 4.189 postos vagos.

ÚLTIMO CONCURSO PCDF

O último concurso da PC DF foi divulgado para 300 vagas de Agente Policial. Desse total, 15 foram reservadas aos portadores de necessidades especiais. Houve ainda, formação de cadastro reserva com 600 classificados.

Os inscritos no concurso foram avaliados por prova objetiva e discursiva, teste de capacidade física, exames biométricos, avaliação médica e psicológica, investigação social, avaliação de títulos e curso de formação.

A prova objetiva teve valor de 120 pontos. Foi necessário tirar nota mínima de 12 em conhecimentos básicos, 18 em conhecimentos específicos, e ao total 36 pontos.

Informações do Concurso PCDF

  • Concurso: Polícia Civil do Distrito Federal
  • Banca organizadora: a definir
  • Escolaridade: superior
  • Número de vagas: 2.100 vagas solicitadas
  • Remuneração: até R$ 8.284,55
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO