Concurso PC RJ 2019: Governo autoriza novos concursos

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que será aberto um novo concurso público para a Polícia Civil (Concurso PC RJ), com previsão de 1.000 vagas. O anúncio foi feito no dia 30 de janeiro pelo governador, Wilson Witzel, durante evento de assinatura do termo de convocação de 81 oficiais de cartório para a Secretaria de Estado de Polícia Civil.

Os agentes fazem parte de um grupo de 191 oficiais aprovados no concurso de 2014. Os outros 110 foram empossados recentemente pelo governador. Com a entrada desses agentes, Witzel cumpre com a promessa de contratar todos os concursados para a Polícia Civil.

Segundo o secretário de Polícia Civil, Marcus Vinícius, as vagas serão para os cargos de delegados, agentes e peritos. “O governador já autorizou, a comissão de concurso se reuniu ontem e já deu início ao estudo para a elaboração do edital“, disse.

Ainda segundo o secretário, as vagas serão para os cargos de delegados, agentes e peritos.

De acordo com o secretário da Casa Civil e Governança, José Luís Zamith, o estudo será submetido ao Conselho do Regime de Recuperação Fiscal para mostrar que não haverá desequilíbrio financeiro, já que há uma vacância de mil vagas na Polícia Civil. “Será feito um estudo de viabilidade financeira que será levado ao conselho, para dar o passo seguinte” – ressaltou.

OUTRO CONCURSO

A Polícia Civil do RJ já tem autorização para realização de um certame para a seleção de 96 servidores nos cargos de Auxiliar de Necropsia (6), Técnico em Necropsia (4), Perito Legista (20), Inspetor (50) e Delegado (16).

Essa autorização possivelmente está incluída no novo anúncio do governo. Deverá haver, no entanto, uma mudança nos números de vagas para cada cargo.

ÚLTIMOS CONCURSOS PC RJ

O último concurso para o cargo de Delegado, da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC RJ), foi realizado em 2012, organizado pela Funcab.

O concurso foi realizado em diversas etapas, sendo elas: provas objetivas e discursivas, avaliação de cunho oral, exame psicotécnico, teste de capacidade física, avaliação médica, investigação social, análise de títulos e curso de formação profissional para os aprovados nas fases anteriores.

A prova objetiva aplicada em outubro de 2012 e contou com 100 questões, divididas em 20 de direito penal, 20 de direito processual penal, 20 de direito administrativo, 20 de direito constitucional, 10 de direito civil e 10 de medicina legal.

Já em 2014 foi realizado um concurso para preenchimento de 100 vagas para papiloscopista Policial de 3ª Classe, organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

O cargo exigia jornada de 40 horas semanais, em regime de dedicação integral, com remuneração total de R$ 4.830,63, composta pelo vencimento base, gratificações e adicionais atinentes ao cargo.

Todos os candidatos foram avaliados por meio de duas fases, sendo a primeira composta de prova de conhecimentos, prova de capacidade física, exame psicotécnico e exame médico; e a segunda de Curso de Formação Profissional (CFP) e prova de investigação social.

DETALHES

  • Concurso: Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Concurso PC-RJ)
  • Banca organizadora: a definir
  • Escolaridade: médio e superior
  • Número de vagas: 1.000
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: ANUNCIADO