Concurso PC RJ 2019: Governo autoriza concurso para 1.000 vagas

O concurso para a Polícia Civil do Rio de Janeiro (concurso PC RJ) para provimento de 1.000 vagas foi autorizado pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

De acordo com o representante, as vagas ofertadas nos Concursos Polícia Civil RJ serão nos seguintes cargos:

  • Delegado de Polícia (100 vagas)
  • Inspetor de Polícia (500 vagas)
  • Perito Legista (100 vagas)
  • Perito Criminal (60 vagas)
  • Investigador (100 vagas)
  • Auxiliar de Necropsia – 60 vagas)
  • Técnico de Necropsia (80 vagas)

O anúncio do concurso PC RJ 2019 foi feito pelo Governador em seu perfil do Twitter, veja abaixo:

A previsão, segundo o governo estadual, é que o início das divulgações dos editais Polícia Civil RJ aconteçam no mês de julho!

Estamos contratando mais policiais e esse é só o começo. Vamos realizar novos concursos para melhorar a capacidade de investigação. É responsabilidade do Estado do Rio de Janeiro modernizar a segurança pública e a polícia judiciária“, disse o governador.

Último Concurso PC RJ

O último concurso para o cargo de Delegado, da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC RJ), foi realizado em 2012, organizado pela Funcab.

O concurso foi realizado em diversas etapas, sendo elas: provas objetivas e discursivas, avaliação de cunho oral, exame psicotécnico, teste de capacidade física, avaliação médica, investigação social, análise de títulos e curso de formação profissional para os aprovados nas fases anteriores.

A prova objetiva aplicada em outubro de 2012 e contou com 100 questões, divididas em 20 de direito penal, 20 de direito processual penal, 20 de direito administrativo, 20 de direito constitucional, 10 de direito civil e 10 de medicina legal.

Já em 2014 foi realizado um concurso para preenchimento de 100 vagas para papiloscopista Policial de 3ª Classe, organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

O cargo exigia jornada de 40 horas semanais, em regime de dedicação integral, com remuneração total de R$ 4.830,63, composta pelo vencimento base, gratificações e adicionais atinentes ao cargo.

Todos os candidatos foram avaliados por meio de duas fases, sendo a primeira composta de prova de conhecimentos, prova de capacidade física, exame psicotécnico e exame médico; e a segunda de Curso de Formação Profissional (CFP) e prova de investigação social.