Concurso Ministério Público GO 2020 (3) Editais: Provas dia 10/01/21

Atenção! As provas objetivas do Concurso Público do Ministério Público do Estado do Goiás (MP-GO), tem data prevista de realização nos dias 13 de dezembro de 2020 e 10 de janeiro de 2021.

O certame oferta 03 vagas para cargos de níveis fundamental completo para os cargos de Secretário Auxiliar – 01 vaga; Oficial da Promotoria – 01 vaga; Oficial da Promotoria. Os aprovados receberão a remuneração inicial no valor de R$ 3.549,56. Além disso, receberão auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio-creche.

Demais informações, consultar o site do MP (http://www.mpgo.mp.br).

Fases do Concursos

O concurso compreenderá as seguintes provas e etapas:

  • Primeira etapa:
  1. Prova Objetiva de múltipla escolha, contendo 50 (cinquenta) questões, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo 5 (cinco) pontos.
  2. Prova Discursiva, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, contendo 2 (duas) questões, valendo, no máximo, 2 (dois) pontos.
  3. Prova de Redação, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo no máximo 3 (três) pontos.
  • Segunda etapa:
  1. Avaliação de Títulos de caráter classificatório, valendo no máximo 0,5 (meio) ponto.

As provas serão aplicadas na cidade de Goiás na seguintes datas:

  • Secretário Auxiliar para a Comarca de Nova Crixás – 06 de dezembro de 2020;
  • Oficial da Promotoria para a Comarca de Goiás – 13 de dezembro de 2020; e
  • Oficial da Promotoria para a Comarca de Flores de Goiás – 10 de janeiro de 2021;

Das Provas Objetivas

Será aplicada prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos, com 50 questões de múltipla escolha. As provas terão duração de 5 (cinco) horas.

  • Língua Portuguesa – 10 questões
  • Matemática – 5 questões
  • História do Brasil – 5 questões
  • Geografia – 5 questões
  • Informática Básica – 5 questões
  • Organização do Ministério Público – 20 questões

O dia, o local e o horário de realização serão previamente divulgados, mediante a publicação no DOMP, na página de acompanhamento e no local de comunicação dos atos oficiais da Promotoria de Justiça da comarca.

Conteúdo Programático da Prova Objetiva: 

LÍNGUA PORTUGUESA 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Ortografia oficial. 3. Acentuação gráfica. 4. Emprego das classes de palavras. 5. Pontuação. 6. Concordância nominal e verbal. 7. Regência nominal e verbal. 8. Significação das palavras.

MATEMÁTICA 1. Fundamentos de matemática. 2. Conjuntos numéricos: números naturais e racionais (formas decimal e fracionária). 2.1. Operações. 2.2. Fatoração e números primos: divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 3. Sistemas de medidas. 4. Sistema Monetário Nacional. 5. Razões e proporções: regras de três simples e compostas. 5.1. Percentagem. 5.2. Juros simples e compostos. 5.3. Divisão proporcional. 5.4. Equações de 1.º grau. 6. Volumes.

HISTÓRIA DO BRASIL 1. Migração e imigração. 2. Revolução de 1817 e a Independência. 3. Mudanças socioeconômicas, crise política e fim da monarquia. 4. O Imperador e a Constituição de 1824: fundamentos jurídicos e políticos da monarquia. 5. Primeira República: coronelismo e federalismo. 6. Revolução de 1930. 7. A Era Vargas: autoritarismo, estado e nação. 8. Repressão e resistência política: implantação da ditadura militar no Brasil. 9. Democracia e cidadania no Brasil atual: A Constituição de 1988 e os avanços da cidadania nela expressos.

GEOGRAFIA 1. Mapa: conceito e atributos. 1.1. Mapas de base e mapas temáticos. 2. A cartografia da formação territorial do Brasil. 3. A federação brasileira: organização política e administrativa. 4. As regiões do IBGE, os complexos regionais e a região concentrada. 5. Paisagem: o tempo da natureza, os objetos naturais, o tempo histórico, os objetos sociais e a leitura de paisagens. 6. Escalas da Geografia: As paisagens captadas pelos satélites. 6.1. Extensão e desigualdades. 6.2. Memória e paisagens. 6.3. As paisagens da Terra. 7. A Rosa dos Ventos: pontos cardeais e pontos colaterais. 8. Os sistemas naturais: História da Terra. 8.1. Formação de minerais e rochas. 8.2. Ciclos naturais. 9. As atividades econômicas e o espaço geográfico. 10. Os setores da economia e as cadeias produtivas. 11. A agropecuária e os circuitos do agronegócio. 12. A sociedade de consumo. 13. A produção do espaço geográfico global: Globalização e regionalização. 13.1. Os blocos econômicos supranacionais. 13.2. As doutrinas do poderio dos Estados Unidos. 14. Geografia das populações: Demografia e fragmentação. 14.1. As migrações internacionais.

INFORMÁTICA BÁSICA 1. Sistemas Operacionais: Windows 7 ou superiores. 2. Conceitos, serviços e tecnologias relacionadas a internet e a correio eletrônico. 3. Suítes Microsoft Office e BrOffice (OpenOffice). 4. Noções relativas a softwares livres. 5. Noções de hardware e de software para o ambiente de microinformática. 6. Navegação na internet.

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS 1. O Ministério Público na Constituição Federal de 1988 (art. 127 a 129). 2. Lei Complementar Estadual nº 25, de 06 de julho de 1998: 2.1. Da autonomia do Ministério Público. 2.2. Da organização do Ministério Público. 2.3. Dos órgãos de Administração Superior do Ministério Público. 2.3.1. Do Procurador-Geral de Justiça: escolha, nomeação, posse e atribuições administrativas. 2.3.2. Do Colégio de Procuradores de Justiça: composição e atribuições. 2.3.3. Do Conselho Superior do Ministério Público: escolha, composição e atribuições. 2.3.4. Do Corregedor Geral do Ministério Público: escolha e atribuições. 2.4. Dos órgãos de Administração do Ministério Público. 2.4.1. As Procuradorias de Justiça e as Promotorias de Justiça. 2.4.2. O Coordenador de Promotorias de Justiça. 2.5. Funções dos órgãos de execução do Ministério Público (Procurador-Geral de Justiça, Colégio de Procuradores de Justiça, Conselho Superior do Ministério Público, Procuradores de Justiça e Promotores de Justiça). 2.6. Dos órgãos auxiliares do Ministério Público. 2.6.1. Dos Centros de Apoio Operacional. 2.6.2. Escola Superior do Ministério Público. 2.7. Dos Subprocuradores-Gerais de Justiça. 2.8. Do Gabinete e da Assessoria do Procurador-Geral de Justiça. 3. Resoluções 07 e 09/2018 do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás. 4. Regime Jurídico dos servidores públicos civis do Estado de Goiás (Lei Estadual n. 20.756/2020). 3.1.1.Dos deveres, das penalidades, das proibições, da acumulação e das responsabilidades (artigos 192 a 211) 5. Plano de Carreira dos Servidores do Ministério Público do Estado de Goiás (Lei Estadual nº 14.810, de 1º de julho de 2004).

Avaliação de títulos

avaliação de títulos, de caráter classificatório, valerá, no máximo, 0,5 ponto, e cada título será considerado uma única vez. Serão aceitos os seguintes certificados:

TítulosValor de cada TítuloValor Máximo dos Títulos
Diploma, devidamente registrado. de curso de graduação.0,100,10
Diploma, devidamente registrado, de especialização, com carga horária mínima de 360 horas aula.0,050,05
Diploma, devidamente registrado, de mestrado ou de doutorado0,150,15
Tempo de serviço público em cargo efetivo0,02 por ano0,20

Prova Discursiva

Já a prova discursiva conterá 2 questões, que avaliarão o conhecimento do candidato sobre as tarefas típicas do cargo, bem como das funções e da organização do Ministério Público do Estado de Goiás.

Cada questão da prova discursiva deverá ser respondida com extensão mínima de 5 linhas e máxima de 15 linhas.

As provas objetivas serão realizadas nos dias 06 e 13 de dezembro de 2020 e 10 de janeiro de 2021. 

Cargos

  • Secretário Auxiliar para a Comarca de Nova Crixás – 01 vaga;
  • Oficial da Promotoria para a Comarca de Flores de Goiás – 01 vaga;
  • Oficial da Promotoria para a Comarca de Goiás – 01 vaga.

Para concorrer aos cargos é necessário preencher os seguintes requisitos:

  • Secretário Auxiliar – Ensino fundamental completo
  • Oficial da Promotoria – Ensino fundamental completo e ser habilitado com a CNH “A e B”.

Curso Gratuito para Concursos: Combo Essencial 3 em 1

Devido ao Coronavírus, o Gran Cursos Online liberou um Curso Completo Para Concursos Públicos grátis por 100 dias que vai beneficiar 1 milhão de concurseiros que estão com aulas paralisadas em cursos presenciais pelo Brasil.

QUERO ME INSCREVER

Concurso Público do Ministério Público do Estado do Goiás (MP-GO)

Quer estudar para o Concurso do Ministério Público do Estado do Goiás (MP-GO) 2020?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos indicados por nós e comece a estudar hoje mesmo para o Concurso Público do Ministério Público do Estado do Goiás (MP-GO) 202:

CURSOS CONCURSO PROCESSO SELETIVO 

Fique por dentro de todos os concursos

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020