Concurso IME 2019: Inscrições Abertas para 98 vagas de nível médio

São dois editais para preencher 98 vagas nos cursos de formação de Oficiais da Ativa e da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares

Inscrições Abertas do concurso do Instituto Militar de Engenharia (Concurso IME). Serão ofertadas 71 (setenta e uma) vagas para o cargo de CACFG/Ativa, e 27 (vinte e sete) vagas do CACFG/Reserva.

O concurso do Instituto Militar de Engenharia (Concurso IME) é organizado pela Comissão Organizadora do CACFG.

Etapas/Fases

O concurso público do Instituto Militar de Engenharia (Concurso IME) será realizado nas seguites etapas para ambos os cargos:

  • Exame Intelectual (EI) caráter eliminatório e classicatório.
  • Inspeção de Saúde (IS) caráter eliminatório.
  • Exame de Aptidão Física (EAF) caráter eliminatório.
  • Processo de Heteroidenticação (PH) caráter eliminatório.

A Exame Intelectual será composta por duas fases:

  • A 1ª Fase constará de 1 (uma) prova objetiva;
  • A 2ª Fase constará de 5 (cinco) provas discursivas.

Listar as fases/etapas e alguma característica

Vagas

para o Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Ociais da Ativa (CACFG/Ativa) do Quadro de Engenheiros Militares, de 2019/2020 seão oferecidas 71 vagas, sendo 57 para ampla concorrência 14 eservadas aos(às) candidato(a)s negro(a)s.

Para o Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Ociais da Reserva (CACFG/Reserva) do Quadro de Engenheiros Militares, de 2019/2020 serão oferecidas 27 vagas, sendo 22 para ampla concorrência 5 reservadas aos(às) candidato(a)s negro(a)s.

Inscrições

As inscrições do concurso público do Instituto Militar de Engenharia (IME) poderão ser realizadas exclusivamente pela internet no período de 18 de julho a 22 de agosto de 2019.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 e poderão ser pagos até o dia 23 de agosto de 2019.

Provas

Para ambos os cargos as provas serão da seguinte forma:

A 1ª Fase do Exame Intelectual constará de 1 (uma) prova objetiva de matemática, de física e de química, de caráter eliminatório, e que compreenderá 40 questões (15 de matemática, 15 de física e 10 de química), ocorrerá no dia 15 de outubro de 2019.

A 2ª Fase do Exame Intelectual contará com 5 (cinco) provas das matérias específicas (Matemática, Física, Química, Português e Inglês), eliminatórias e classificatórias com os respectivos pesos especificados nas IRCAM/IME. A redação terá caráter apenas eliminatório.

A prova discursiva de Matemática ocorrerá dia 28 de outubro de 19; Prova discursiva de Física ocorrerá 29 de outubro de 19; Prova discursiva de Química ocorrerá 30 de outubro de 19 e Prova de Português e Prova de Inglês ocorrerá 31 de outubro de 19.

O início das provas será às 13h30 – (Fechamento dos portões: 12h45min), com duração de 4 (quatro) horas em ambas as fases, sendo que as provas de Português e Inglês serão realizadas no mesmo dia com tempo total de realização de 4 (quatro) horas. Os horários citados são referentes ao horário de Brasília-DF.

O gabarito definitivo da Prova Objetiva, correspondente à 1ª fase do exame intelectual, será divulgado na página eletrônica do IME em 17 de outubro de 2019, com o acesso ao cartão resposta digitalizado a partir de 18 de outubro de 2019.

Somente poderão realizar as provas da 2ª fase do EI o(a)s candidato(a)s aprovado(a)s na prova objetiva de MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA da 1ª fase.

A partir do dia 23 de outubro de 2019, os candidato(a)s aprovado(a)s na 1ª fase devem acessar a página eletrônica do IME e imprimir o novo Cartão de Identificação com as datas e locais de provas para a 2ª fase do exame intelectual.

O resultado preliminar da 2ª Fase do exame intelectual de todo(a)s o(a)s candidato(a)s será divulgado na página eletrônica do IME a partir de 10 de dezembro de 2019, após o encerramento dos trabalhos de identicação.

Validade

O concurso público Instituto Militar de Engenharia terá validade apenas para o ano a que se refere a inscrição. A validade deste concurso compreenderá o período entre a data de publicação do respectivo Edital de Homologação do resultado até 60 (sessenta) dias após a data limite prevista para a matrícula no IME.

 

 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!