Concurso IBGE Temporário: Saiu o Projeto Básico para 2.459 vagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Concurso IBGE Temporário) divulgou o projeto básico das próximas seleções do órgão para o censo 2020.

Conforme a publicação serão ofertadas 2.459 vagas para os dois processos seletivos do IBGE.

No último dia 25 de março, o ministro da Economia, Paulo Guedes, autorizou o preenchimento de 209 vagas no Censo Experimental. O edital deverá ser publicado em abril. Veja aqui mais sobre o Censo Experimental.

Os aprovados participarão da fase de coleta do Censo Experimental, após essa etapa acontecerá a seleção de temporários que trabalharão no Censo 2020.

As 209 vagas autorizadas no início desta semana serão para preenchimento em Poços de Caldas (MG). Já as 2.250 vagas serão distribuídas entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Desse edital, serão 1.450 vagas para coordenador censitário de subárea e 800 para agente censitário operacional. Ambos os cargos têm requisito de ensino médio completo. Veja tabela abaixo.

VAGAS DO CONCURSO IBGE TEMPORÁRIO

As 2.459 vagas estão distribuídas conforme abaixo:

concurso ibge 2019 temporario censo vagas - Concurso IBGE Temporário: Saiu o Projeto Básico para 2.459 vagas

REMUNERAÇÃO DO CONCURSO IBGE TEMPORÁRIO

Confira no quadro abaixo a remuneração que será oferecida para os aprovados:

concurso ibge 2019 temporario censo remuneracao - Concurso IBGE Temporário: Saiu o Projeto Básico para 2.459 vagas

O pagamento médio para recenseadores no último censo foi de R$ 2,6 mil.

PROVAS

As provas objetivas terão caráter eliminatório e classificatório. Terão duração de 4
(quatro) horas e serão realizadas em um domingo à tarde (horário de Brasília), nas datas
estabelecidas posteriormente.

A prova contará com 60 e 50 questões, conforme disposto a seguir:

COORDENADOR CENSITÁRIO DE SUBÁREA: Língua Portuguesa: 15; Noções de Administração e situações gerenciais: 35; Raciocínio Lógico: 10 – Total: 60

AGENTE CENSITÁRIO OPERACIONAL: Língua Portuguesa: 15; Raciocínio Lógico: 10; Noções de Administração: 35 – Total: 60

Agente Censitário Supervisor e Agente Censitário Municipal: Língua Portuguesa: 15; Raciocínio Lógico: 10; Noções de Administração e situações gerenciais: 25; Conhecimentos Técnicos: 10 – Total: 60

Recenseador: Língua Portuguesa: 15; Matemática: 15; Conhecimentos Técnicos: 20 – Total: 50

MAIS SOBRE O IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções: Produção e análise de informações estatísticas; Coordenação e consolidação das informações estatísticas; Produção e análise de informações geográficas; Coordenação e consolidação das informações geográficas; Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; Documentação e disseminação de informações; Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.

O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais.

Para que suas atividades possam cobrir todo o território nacional, o IBGE possui a rede nacional de pesquisa e disseminação, composta por: 27 Unidades Estaduais (26 nas capitais dos estados e 1 no Distrito Federal); 27 Supervisões de Documentação e Disseminação de Informações (26 nas capitais e 1 no Distrito Federal); 583 Agências de Coleta de dados nos principais municípios.

DETALHES DO CONCURSO IBGE TEMPORÁRIO

  • Concurso: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Concurso IBGE Temporário)
  • Cargos: recenseadores; agentes regional e administrativo; agentes municipais e de informática; agente supervisor e analista censitário
  • Banca organizadora: a definir
  • Escolaridade: fundamental e médio
  • Número de vagas: 2.459
  • Remuneração: R$2,6 mil (de acordo com o último edital)
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO para 2019