Concurso FUB 2018: Cebraspe divulga locais de provas

Os locais de provas do concurso público (Concurso FUB 2018) para provimento vagas e formação de cadastro nos cargos de nível superior e de nível intermediário da Fundação Universidade de Brasília (FUB) foram divulgados.

PROVAS

As provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de nível superior terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 16 de dezembro de 2018, às 8 horas (horário oficial de Brasília/DF).

As provas objetivas e a prova discursiva para o cargo 11: Assistente em Administração e para o cargo 18: Técnico em Contabilidade terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 16 de dezembro de 2018, às 15 horas (horário oficial de Brasília/DF).

As provas objetivas para os demais cargos terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 16 de dezembro de 2018, às 15 horas (horário oficial de Brasília/DF).

CONSULTA DE LOCAL E HORÁRIO DAS PROVAS OBJETIVAS E DA PROVA DISCURSIVA

O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início dessas, munido de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original.

Será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando:

  • a) aparelhos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPod®, gravadores, pendrive, mp3 player ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bipe, notebook, palmtop, Walkman®, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc.;
  • b) relógio de qualquer espécie, óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e(ou) borracha;
  • c) quaisquer acessórios de chapelaria, tais como: chapéu, boné, gorro etc.;
  • d) qualquer recipiente ou embalagem, tais como: garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.), que não seja fabricado com material transparente.

DAS PROVAS OBJETIVAS

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valerão 120,00 pontos.

Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados.

O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS

A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).

Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

  • a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
  • b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
  • c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

DA PROVA DISCURSIVA (SOMENTE PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR, PARA O CARGO 11: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO E PARA O CARGO 18: TÉCNICO EM CONTABILIDADE)

A prova discursiva valerá 40,00 pontos e consistirá de redação de texto dissertativo, de até 30 linhas.

ETAPAS

O Concurso FUB 2018 compreenderá as seguintes fases, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe:

  • a) provas objetivas para todos os cargos;
  • b) prova discursiva para os cargos de nível superior, para o cargo 11: Assistente em Administração e para o cargo 18: Técnico em Contabilidade;
  • c) prova de desempenho teórico-prático para o cargo 12: Revisor de Textos Braille, para o cargo 13: Técnico de Laboratório/área: Análises Clínicas, para o cargo 14: Técnico de Laboratório/área: Industrial, para o cargo 16: Técnico em Anatomia e Necropsia, para o cargo 19: Técnico em Ótica e para o cargo 21: Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais.

Todas as fases do concurso, bem como a avaliação biopsicossocial dos candidatos que desejam concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, serão realizadas no Distrito Federal.

CARGOS

NÍVEL SUPERIOR

CARGO 1: ADMINISTRADOR

  • REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Administração, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no órgão de classe.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: planejar e organizar os serviços técnico-administrativos, a utilização de recursos humanos, materiais e financeiros; propor princípios e normas, colaborar na produtividade, eficiência e eficácia dos serviços da unidade.

CARGO 2: ASSISTENTE SOCIAL

  • REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Serviço Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: planejar e executar atividades que visam a assegurar o processo de melhoria da qualidade de vida, bem como buscam garantir o atendimento das necessidades básicas das classes populares e dos segmentos sociais mais vulneráveis às crises socioeconômicas.

CARGO 3: ECONOMISTA

  • REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Ciências Econômicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: analisar o ambiente econômico; elaborar e executar projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica, dentre outros; participar do planejamento estratégico e de curto prazo e avaliar políticas de impacto coletivo para o governo, para organizações não governamentais e outras organizações; gerir programação econômico-financeira; atuar nos mercados internos e externos; examinar finanças empresariais; exercer mediação, perícia e arbitragem; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 4: EDITOR DE PUBLICAÇÕES

  • REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Comunicação Social, Jornalismo ou Letras, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: editar textos e imagens para publicação e, para tanto, selecionar o que publicar, definir pauta e planejamento editorial, coordenar o processo de edição, pesquisar novos projetos editoriais e participar da divulgação da obra; responsabilizar-se pela publicação; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 5: ENGENHEIRO/ÁREA: ELÉTRICA

  • REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Elétrica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: elaborar e dirigir estudos e projetos de engenharia elétrica, estudando características e especificações e preparando plantas, técnicas de execução e recursos necessários, para possibilitar e orientar as fases de construção, instalação, funcionamento, manutenção e reparação de instalações, aparelhos e equipamentos elétricos, dentro dos padrões técnicos exigidos.

CARGO 6: ENGENHEIRO/ÁREA: PRODUÇÃO

  • REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia de Produção, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: proceder à pesquisa e ao planejamento da organização de métodos racionais de trabalho na indústria, comércio e serviços, estudando processos de produção e operações comerciais e administrativas, analisando tarefas e operações, para assegurar utilização eficiente dos espaços, da mão-de-obra, dos equipamentos e das instalações e um fluxo racional das atividades produtivas.

CARGO 7: ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

  • REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia e certificado de pós-graduação em nível de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: elaborar e executar projetos de normas e sistemas para programas de segurança do trabalho, desenvolvendo estudos e estabelecendo métodos e técnicas para prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais.

CARGO 8: NUTRICIONISTA

  • REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Nutrição, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: planejar, coordenar e supervisionar serviços de nutrição, analisando carências alimentares e o conveniente aproveitamento dos recursos dietético, controlando a estocagem, a preparação, a conservação e a distribuição dos alimentos.

CARGO 9: TÉCNICO DESPORTIVO

  • REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Educação Física, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: ensinar os princípios de técnicas de ginástica, jogos e outras atividades esportivas e fazer a orientação da prática das mesmas, cuidando da aplicação dos regulamentos durantes as competições e provas esportivas.

CARGO 10: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

  • REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Pedagogia ou em licenciatura, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: coordenar as atividades de ensino, planejamento, orientação, supervisionando e avaliando essas atividades para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo.

NÍVEL INTERMEDIÁRIO

CARGO 11: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

  • REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio ou de curso de nível médio profissionalizante, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: planejar, orientar e executar atividades pertinentes à Administração em seus vários segmentos, dando suporte administrativo e técnico à chefia da unidade e promovendo contatos com os diversos setores da entidade e terceiros.

CARGO 12: REVISOR DE TEXTOS BRAILLE

  • REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, acrescido de habilitação específica, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: revisar textos escritos no sistema braille.

CARGO 13: TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: ANÁLISES CLÍNICAS

  • REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio profissionalizante em análises clínicas ou certificado de conclusão curso de nível médio, acrescido de curso técnico em análises clínicas, expedidos por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: executar trabalhos técnicos de laboratório relacionado com a área de especialidade, realizando ou orientando coleta, análise e registros de materiais e substâncias por meio de métodos específicos.

CARGO 14: TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: INDUSTRIAL

  • REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio profissionalizante em Automação Industrial, Eletrônica, Mecatrônica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica ou Eletromecânica; OU certificado de conclusão de curso de nível médio, acrescido de curso técnico em Automação Industrial, Eletrônica, Mecatrônica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica ou Eletromecânica, expedidos por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de especialidade, realizando ou orientando coleta, análise e registros de materiais de substâncias por meio de métodos específicos.

CARGO 15: TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

  • REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio profissionalizante na área de Tecnologia da Informação em Eletrônica com ênfase em Sistemas Computacionais ou certificado de conclusão de curso de nível médio, acrescido de curso técnico na área de Tecnologia da Informação ou em Eletrônica, com ênfase em Sistemas Computacionais, expedidos por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 16: TÉCNICO EM ANATOMIA E NECROPSIA

  • REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio profissionalizante de Anatomia e Necropsia ou de curso de nível médio, acrescido de curso técnico na área, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: trabalhar sobre a forma, a estrutura e as outras características anatômicas de seres humanos e de animais, examinando espécies em laboratório, participando na pesquisa e experiência sobre características e reações anatômicas.

CARGO 17: TÉCNICO EM AUDIOVISUAL

  • REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio ou de curso de nível médio profissionalizante, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: montar e projetar filmes cinematográficos; manejar equipamentos audiovisuais utilizados nas diversas atividades didáticas, pesquisa e extensão, bem como operar equipamentos eletrônicos para gravação em fita ou fios magnéticos, filmes ou discos virgens.

CARGO 18: TÉCNICO EM CONTABILIDADE

  • REQUISITO: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio profissionalizante em Contabilidade ou de curso de nível médio acrescido de curso Técnico em Contabilidade, expedidos por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: organizar os serviços de contabilidade em geral, organizar os documentos e métodos de escrituração nos sistemas mecanizados e automatizados para fazer cumprir as exigências legais e administrativas.

CARGO 19: TÉCNICO EM ÓTICA

  • REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio profissionalizante na área de Ótica ou certificado de conclusão de curso de nível médio, acrescido de curso técnico na área de Ótica, expedidos por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: realizar atividades de manutenção dos equipamentos óticos, corrigir defeitos do sistema elétrico, adaptar ou triar peças do sistema ótico para assegurar o perfeito funcionamento.

CARGO 20: TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

  • REQUISITOS: certificado de conclusão de curso de nível médio profissionalizante ou de conclusão de curso de nível médio, acrescido de curso técnico, expedidos por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: auxiliar na programação e na execução de planos para preservação da integridade física e mental da comunidade, promovendo a sua saúde, bem como a melhoria das condições e de ambiente da entidade.

CARGO 21: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS

  • REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão do curso de nível médio ou médio profissionalizante, acrescido de certificado de proficiência em Libras, expedidos por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: traduzir e interpretar a Linguagem dos Sinais.

REMUNERAÇÃO, DA JORNADA DE TRABALHO E DA LOTAÇÃO

Nível de cargosCarga horáriaVencimento básico*
Nível Superior40 horasR$ 4.180,66
Nível Intermediário40 horasR$ 2.446,96

*Vencimento básico a partir de 1º de agosto de 2016, conforme Anexo X da Lei nº 13.325/2016, de 29 de julho de 2016.

Os servidores nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei nº 8.112/1990, e suas alterações).

VAGAS

Cargo/ÁreaCandidatos à ampla
concorrência
Candidatos que se declararam com deficiênciaCandidatos que se autodeclararam
negros
Cargo 1: Administrador3*1
Cargo 2: Assistente Social11***
Cargo 3: Economista1***
Cargo 4: Editor de publicações1***
Cargo 5: Engenheiro/Área: Elétrica1***
Cargo 6: Engenheiro/Área:
Produção
1***
Cargo 7: Engenheiro de Segurança do Trabalho1***
Cargo 8: Nutricionista1***
Cargo 9: Técnico Desportivo1***
Cargo 10: Técnico em Assuntos Educacionais712
Cargo 11: Assistente em Administração90624
Cargo 12: Revisor de Textos Braille1***
Cargo 13: Técnico de
Laboratório/Área: Análises Clínicas
1***
Cargo 14: Técnico de
Laboratório/Área: Industrial
1***
Cargo 15: Técnico de Tecnologia da Informação411
Cargo 16: Técnico em Anatomia e Necropsia1***
Cargo 17: Técnico em Audiovisual1***
Cargo 18: Técnico em
Contabilidade
1***
Cargo 19: Técnico em Ótica1***
Cargo 20: Técnico em Segurança do Trabalho1***
Cargo 21: Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais1***

* Não há vagas para candidatos com deficiência para provimento imediato.
** Não há vagas para candidatos negros para provimento imediato.

DETALHES

  • Concurso: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (FUB)
  • Banca organizadora: CESPE/CEBRASPE
  • Escolaridade: Intermediário e superior
  • Número de vagas: 157
  • Remuneração: Até R$ 4.180,66
  • Inscrições: entre 10 horas do dia 19 de outubro e 18 horas do dia 05 de novembro de 2018
  • Taxa de Inscrição: R$61,00 para nível médio e técnico; R$104,00 para nível superior.
  • Provas: 16 de dezembro de 2018

O edital de resultado final nas provas objetivas, para todos os cargos, de resultado provisório na prova discursiva, somente para os cargos de nível superior, para o cargo 11: Assistente em Administração e para o cargo 18: Técnico em Contabilidade, e de convocação para a prova de desempenho teórico-prático, somente para o cargo 12: Revisor de Textos Braille, cargo 13: Técnico de Laboratório/Área: Análises Clínicas, cargo 14: Técnico de Laboratório/Área: Industrial, cargo 16: Técnico em Anatomia e Necropsia, cargo 19: Técnico em Ótica e cargo 21: Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, será publicado no Diário Oficial da União, e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/fub_18, na data provável de 7 de janeiro de 2019.

VALIDADE

O prazo de validade do Concurso FUB 2018 esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

ÚLTIMOS CONCURSOS

O último concurso da Fundação Universidade de Brasília (FUB), de edital n° 62/2017, foi realizado a fim de contratar um Professor de Magistério Superior, na área de Biologia Molecular ou afins. A remuneração era de R$ 18.895,71, em regime de trabalho de dedicação exclusiva.

Para concorrer a vaga o candidato deveria possuir título de Doutor em Biologia Molecular há mais de 10 anos, ou título estrangeiro equivalente, com experiência acadêmica e profissional na área de conhecimento correspondente à área do concurso ou em áreas afins.

O processo de seleção foi realizado em três etapas, sendo elas a prova escrita, prova oral e defesa de memorial, onde as etapas foram de caráter eliminatório e classificatório. A taxa de inscrição cobrada foi de R$ 277,90.