Concurso Fiocruz 2016: Publicado os Gabaritos Preliminares da Prova Objetiva

Publicado o gabarito preliminar da prova objetiva do concurso público destinado à seleção de candidatos ao provimento de 21 vagas para o cargo de Assistente Técnico de Gestão em Saúde, na Carreira de Suporte à Gestão em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

GABARITO

PROVAS

RECURSOS

POLÊMICA

Os Gabaritos da Fiocruz apresentaram sequência de respostas, o que gerou uma série de preocupação por parte dos candidatos.

A partir da questão 31 até a 60, as respostas do gabarito apresentam uma sequência de repetição nos quatro tipos de provas aplicados.

20160928160250370384e 290x290 - Concurso Fiocruz 2016: Publicado os Gabaritos Preliminares da Prova Objetiva

Nota à imprensa

Diante dos questionamentos solicitados por veículos de imprensa e cidadãos que realizaram a prova do concurso público para o cargo de Assistente Técnico em Gestão de Saúde, aplicada no último domingo (25/9), a Fundação Oswaldo Cruz, por meio da sua Diretoria de Recursos Humanos, vem a público fazer os seguintes esclarecimentos:

1) Todas as medidas para garantir a segurança e lisura do processo seletivo foram tomadas pela organização do concurso;

2) A prova foi aplicada em sete capitais com um total de 18.166 inscritos. Cabe ressaltar que era facultado aos candidatos, no dia da aplicação da prova, reportar qualquer anormalidade em caso de suspeita de eventuais circunstancias que infringissem o disposto no edital e os procedimentos necessários ao correto andamento de aplicação das provas. NÃO FORAM REGISTRADAS, por parte dos candidatos, ocorrências relevantes de reclamações nas atas disponíveis nos locais de prova quanto aos quesitos citados acima;

3) Tais atas estão disponíveis para verificação a quem tiver interesse, atendendo ao princípio da transparência que rege todas as etapas do processo seletivo;

4) Em relação ao gabarito das provas, foram convidados professores externos ao quadro da Fiocruz, de elevada capacidade técnica, idoneidade e com larga experiência na elaboração de seleções públicas;

5) Esta equipe tem autonomia para criar as questões que compõem os cadernos de prova e disponibilizar as respostas nos gabaritos na sequência que entenda ser a mais adequada. Seguiu-se estritamente a ordenação definida pela banca elaboradora;

6) A Fiocruz adotou esquema especial de segurança para garantir o sigilo e a inviolabilidade na guarda e transporte destes documentos.

7) Além disso, estratégias de segurança foram adotadas no dia de realização da prova. Entre os procedimentos destacam-se:

  • 7.1) Montagem das provas, com a criação de quatro tipos de gabaritos (vermelho, azul, verde e amarelo), a fim de dificultar a possibilidade de cola;
  • 7.2) Na chegada dos candidatos à sala de prova era feita sua identificação e os mesmos tinham a liberdade de escolher o assento na sala, sem terem conhecimento da existência dos gabaritos e de qual cor de prova seria distribuída a eles;
  • 7.3) As provas foram distribuídas minutos antes do início previsto, quando os candidatos, só então, conheceram a cor de suas provas.

concurso fio cruz 2014 300x159 - Concurso Fiocruz 2016: Publicado os Gabaritos Preliminares da Prova ObjetivaO prazo de validade do Concurso será de um ano a partir da data da homologação, prorrogável por igual período, a critério da Administração da FIOCRUZ.

Durante o período de validade do Concurso Público, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá autorizar a nomeação de candidatos aprovados e não convocados até o limite de cinquenta por cento a mais do quantitativo original de vagas.