Concurso Exército EsSEx 2019: Provas em outubro

O concurso visa o preenchimento de vagas no Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde

Provas em outubro para o concurso da Escola Superior de Saúde do Exército (concurso EsSEX 2019). Serão ofertadas 127 vagas para o curso de formação de Oficiais do Serviço de Saúde do Exército (CFO/S SAU).

Etapas/Fases

O concurso contará com Exame intelectual (EI); Prova de Títulos; Inspeção de Saúde (IS); Avaliação psicológica; e Exame de aptidão física (EAF), nas seguintes etapas:

Primeira etapa:

Exame Intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos o(a)s candidato(a)s.

Segunda Etapa:

  • Inspeção de Saúde (IS): de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo(a)s candidato(a)s aprovado(a)s no EI (classificados e majorados);
  • Exame de Aptidão Física (EAF): de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelo(a)s candidato(a)s aprovado(a)s no EI e na IS (classificados e majorados);
  • Avaliação Psicológica (Avl Psc), de caráter eliminatório; a ser realizado apenas pelos candidato(a)s aprovados no EI, e aptos na IS e no EAF (classificados e majorados); e
  • revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula: de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelos candidatos aprovados no EI, na IS, no EAF, na Avl Psc e classificados dentro do número de vagas previstas pelo Estado-Maior do Exército (EME), em portaria específica.
  • Os candidatos convocados para as vagas reservadas, que se autodeclararam pretos ou pardos, conforme o previsto na Lei nº 12.990, serão submetidos na EsSEx, durante a fase de revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula, a uma comissão específica para verificação da veracidade da declaração supracitada.

Cargos

De acordo com o edital, os requisitos são:

Ter nível superior na área específica, idade de até 36 anos em 31 de dezembro de 2020 e estatura mínima de 1,55m para mulheres e de 1,60m para homens.

O salário, após formação no curso, será a de um 1º Tenente, fixada em R$ 8.245,00, conforme tabela salarial dos militares.

Para Médicos, o edital conta com 120 vagas. Elas estão distribuídas nas áreas de:

  • Nefrologia (3);
  • Neonatologia (1);
  • Neurocirurgia (2);
  • Neurologia (3);
  • Medicina Intensiva (5);
  • Medicina Legal (1);
  • Otorrinolaringologia (2);
  • Patologia (1);
  • Pediatria (6);
  • Oftalmologia (4);
  • Ortopedia/Traumatologia (6);
  • Anestesiologia (6);
  • Cancerologia /Oncologia (4);
  • Cardiologia (5);
  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço (1);
  • Cirurgia Cardiovascular (2);
  • Cirurgia Geral (4);
  • Cirurgia Torácica (2);
  • Cirurgia Vascular (2);
  • Clínica Médica (4);
  • Endocrinologia e Metabologia (2);
  • Endoscopia Digestiva (3);
  • Geriatria (3);
  • Ginecologia e Obstetrícia (5);
  • Hematologia e Hemoterapia (2);
  • Infectologia (2);
  • Mastologia (1);
  • Pneumologia (2);
  • Proctologia (2);
  • Psiquiatria (5);
  • Radiologia (6);
  • Reumatologia (1);
  • Sem Especialidade (20);
  • Urologia (2).

Para Dentistas, o edital oferece 05 vagas:

  • Ortodontia e Ortopedia Facial (01 vaga);

Endodontia (02 vagas) e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (02 vagas). Por fim, o edital traz 02 vagas para Farmacêuticos.

Provas

O Exame Intelectual constitui-se de 1 prova escrita, a ser realizada no dia 20 de outubro de 2019, impressa em um caderno de questões contendo 50 itens, distribuídos em 2  partes:

1° parte – Conhecimentos Gerais – contendo 20 questões objetivas do tipo “múltipla escolha”, com valor de 3,00 pontos, abordando assuntos básicos dentro de sua graduação;

2° parte – Conhecimentos Específicos – contendo 30 questões objetivas do tipo “múltipla escolha”, com valor de 7,00 pontos, abordando assuntos da especialização ou habilitação escolhida pelo(a) candidato(a).

O EI será realizado em um único dia, tendo duração total de 4h (quatro horas), e versará sobre a bibliografia disponível no Manual do Candidato.

Além disso, os candidatos serão submetidos à avaliação de títulos, de caráter unicamente classificatório, onde serão concedidos:

40 pontos: Para título de Especialista na área em que concorre, expedido por Sociedade filiada à Associação Médica Brasileira.

30 pontos: Para certificado/Declaração de conclusão de Programa de Residência Médica, na especialidade a que concorre, desde que reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), bem como pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). A verificação da autenticidade do documento será feita no sítio eletrônico da CNRM e no sítio eletrônico do MEC.

25 pontos: Diploma de conclusão de curso de pós-graduação “stricto sensu“, em nível de doutorado ou mestrado, na área da especialidade médica a que concorre, emitido por instituição possuidora de curso recomendado pela CAPES, acompanhado do histórico escolar e da ata de aprovação da tese. Caso o candidato não possua o diploma, deverá ser apresentada declaração com a informação da data de conclusão do curso e o tema da dissertação.

05 pontos: Certificado ou declaração de conclusão de curso de pós-graduação “lato sensu” em nível de Especialização, na área em que concorre, com carga horária mínima de 360 h (trezentas e sessenta horas) e registro de TCC / Monografia. O certificado / declaração deve ser emitido por instituição de ensino oficialmente reconhecida pelo MEC, ou outras especialmente credenciadas junto ao MEC.

O CFO/S Sau realiza-se na EsSEx, no Rio de Janeiro, com uma duração aproximada de 37 (trinta e sete) semanas, e abrange a Formação Comum, Formação Específica e Pós-graduação.

A Formação Comum, de caráter eliminatório, desenvolve-se por intermédio do Curso Básico de Formação Militar, que tem por finalidade promover o ajustamento do oficial aluno às rotinas do Exército e capacitá-lo para o adequado desempenho como combatente individual básico militar.

Após a conclusão do CFO, os candidatos são incorporados ao quadro de Primeiro-Tenente e passam a receber a remuneração de R$8.245,00.

Validade

O Curso de Admissão/CFO S Sau valerá apenas para o ano ao qual se referir a inscrição, iniciando-se a partir da data de publicação do respectivo edital de abertura e encerrando-se 30 (trinta) dias após a data limite prevista para matrícula na EsSEx, ressalvados os casos de adiamento.

 

 

Perguntas Frequentes

Como posso me inscrever para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro?

Resposta: As inscrições somente poderão ser realizadas por intermédio do site da EsSEx.

Como obter todas as informações a respeito do concurso?

Resposta: O documento oficial que regula todas as etapas do concurso é o seu edital. Ele é publicado no Diário Oficial da União. É desejável que o candidato leia TODAS as informações contidas no edital e no Manual do  Candidato, ambos estarão disponíveis no site da EsSEx.

Qual a idade limite para ingressar na Escola de Saúde do Exército?

Resposta: O candidato deverá possuir idade de, no máximo, 36 (trinta e seis) anos, completados no período de 1ode janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula na Escola de Saúde do Exército, conforme a lei 12.705 de 2012, artigo 4º inciso V do edital do concurso.

Para realizar a inscrição no Concurso de Admissão, é necessário que o candidato esteja inscrito no Conselho Regional da Classe Profissional ?

Resposta: Não, porém, para realizar a matrícula, é necessário estar registrado no órgão fiscalizador da profissão a que concorre. Para a comprovação deste requisito, por ocasião da efetivação da matrícula, será exigido o registro profissional expedido pelo órgão fiscalizador da profissão, assim como a documentação comprobatória da especialidade na qual se inscreveu.

Estou cursando a faculdade de Medicina. Posso me inscrever para Clínica Médica ou outra das especialidades oferecidas no concurso?

Resposta: Candidato médico que não possuir certificado de conclusão ou declaração de conclusão de especialização (pós-graduação) ou Residência médica até a data da matrícula, deverá se inscrever para médico sem especialidadeSó deverão inscrever-se para Clínica Médica  ou  outra especialidade os médicos que já possuírem especialização ou Residência médica concluída até a data da matrícula.

Os candidatos militares possuem alguma precedência sobre os demais candidatos?

Resposta: Não, todos concorrem em igualdade de condições em todas as etapas do certame.

Há exigência de altura mínima para os candidatos?

Resposta: Sim, ter, no mínimo, 1,60m (um metro e sessenta centímetros) de altura, se do sexo masculino, ou 1,55m (um metro e cinquenta e cinco centímetros) de altura, se do sexo feminino, devido as especificidades da carreira militar.

O candidato(a) poderá possuir tatuagens pelo corpo?

Resposta: Sim, desde que suas tatuagens que, nos termos de detalhamento constante de normas do Comando do Exército, não faça alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou ato libidinoso, à discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem ou, ainda, à ideia ou ato ofensivo às Forças Armadas.

Como fazer para realizar o pagamento da taxa de inscrição do concurso?

Resposta: O pagamento da inscrição será feito através da GRU(Guia de Recolhimento da União), que será impresso diretamente do link da plataforma de inscrição e deverá ser pago até o último dia do período de inscrição.

Haverá restituição da taxa de inscrição?

Resposta: Em hipótese alguma haverá restituição de taxa de inscrição.

Poderá haver isenção do pagamento da taxa de inscrição?

Resposta: Sim, tendo o(a) candidato(a) atendido TODOS os requisitos exigidos, perfeitamente comprovados, constantes no Artigo 22 do edital do concurso.

Quais são as condições de movimentação após a conclusão do curso na EsSEx?

Resposta: I – decorrerá de escolha individual do futuro aluno(a), em estrita observância ao critério do “mérito intelectual” (por ordem de classificação na turma), independentemente do seu estado civil ao término do curso;

II – se o concluinte for cônjuge de outro militar do Exército, e este estiver residindo em localidade diferente daquela para a qual for feita a movimentação (o que caracterizaria a separação dos mesmos), o cônjuge não concluinte poderá requerer sua transferência, por interesse próprio, para a mesma guarnição ou sede, a fim de permitir o restabelecimento da união conjugal;

III – no caso de classificação de cônjuges, ambos concluintes, em localidades diferentes, um deles poderá requerer, após um ano de efetivo serviço nas guarnições ou sedes de destino, sua transferência, por interesse próprio, para a mesma guarnição ou sede, a fim de permitir o restabelecimento da união conjugal;

IV – a movimentação do militar, concluinte do curso ou não, após a observância dos itens I, II ou III, estará condicionada à existência de cargo vago correspondente a seu posto/graduação, em organização militar da guarnição desejada; não havendo vagas e, após um ano de efetivo serviço do concludente na guarnição ou sede para a qual este for movimentado, outra opção será ofertada a um dos cônjuges, para transferência, por interesse próprio, visando conciliar os interesses do serviço e do casal.

Caso eu passe no exame intelectual e fique na condição de majorado, eu tenho chance de ser convocado?

Resposta: Sim, a majoração, quando houver, será estabelecida pela EsSEx com base no histórico de desistências e reprovações (inaptidões ou contra-indicações) dos Concursos de Admissão realizados nos últimos anos, e destina-se a recompletar o número total de candidatos(as) a serem selecionados dentro das vagas estabelecidas na especialidade ou habilitação. A chamada de candidatos(as) para recompletamento de vagas eventualmente abertas somente poderá ocorrer até a data de encerramento do Concurso de Admissão, prevista no respectivo calendário.

Por que algumas vagas de especialidades médicas são ocasionalmente preenchidas por médicos de outras especialidades?

Resposta: Este processo é chamado de Reversão, conforme Artigo 148 Alínea “a” do edital do concurso. Isto pode ocorrer sempre que existirem vagas de especialistas sem que exista mais candidatos majorados da referida especialidade.

O candidato(a) tem direito a pedido de revisão das questões do exame intelectual?

Resposta: Sim, o(a) candidato(a) poderá solicitar revisão da correção da prova que realizar, por meio de um “Pedido de Revisão”. O prazo máximo para encaminhá-lo é de 2 (dois) dias uteis, a contar da divulgação, pela Internet (http://www.essex.ensino.eb.br), do gabarito da prova. Somente será aceito o pedido que for encaminhado diretamente ao Comandante da EsSEx, por via postal, utilizando preferencialmente o SEDEX, sendo considerada, para fins de comprovação do cumprimento do prazo, a data constante do carimbo de postagem. O(A) candidato(a) deverá especificar os itens das questões a serem revistas, seguindo fielmente o modelo constante do  Anexo D do Manual do Candidato.

Caso eu seja aprovado(a) no exame intelectual e convocado(a), qual o procedimento para a inspeção de saúde?

Resposta: Por ocasião da Inspeção de Saúde, o(a) candidato(a) convocado(a) deverá comparecer ao local determinado pela Guarnição de Exame portando o seu documento de identificação e carteira de vacinação, caso a possua. Terá, ainda, que apresentar, obrigatoriamente, os laudos dos exames médicos complementares relacionados no Edital e no Manual do Candidato, com os respectivos resultados, cuja realização é de sua total responsabilidade. Serão aceitos os exames datados de, no máximo, 2 (dois) meses antes do último dia previsto no Calendário Anual do Concurso de Admissão para a realização da Inspeção de Saúde.

Eu posso solicitar o meu adiamento da matrícula?

Resposta: O adiamento de matrícula PODERÁ ser concedido apenas para os candidatos que atenderam todos os requisitos para a realização de matrícula. Assim, os candidatos que não apresentarem os diplomas referentes às especialidades para as quais se inscreveram, serão considerados inabilitados, não podendo solicitar o adiamento de matrícula. O candidato habilitado terá direito a solicitar adiamento de sua matrícula, por uma única vez e por intermédio de requerimento ao Comandante da EsSEx.

Posso escolher a sede de meu interesse para realizar o Exame de Aptidão Física (EAF) e a Inspeção de Saúde (IS)?

Resposta: O Exame de Aptidão Física (EAF) e a Inspeção de Saúde (IS) serão centralizados e realizados na cidade do Rio de Janeiro, em local a ser posteriormente divulgado.

Poderei realizar alguma correção/alteração nos meus dados após o envio do formulário de inscrição?

Resposta: ATENÇÃO! O candidato deve ter total atenção ao preencher seus dados e opção de carreira, além de inscrição como cotista, pois não haverá como efetuar correções após o preenchimento!

Sou médico especialista. Quando devo enviar os meus títulos?

Resposta: Candidatos médicos que possuírem títulos a apresentar, deverão fazê-lo IMPRETERIVELMENTE até o final do período de inscrição. Não serão aceitos títulos enviados após esta data!

O formulário para o preenchimento dos títulos encontra-se no Manual do Candidato (Anexo J). O mesmo deverá ser impresso, preenchido, assinado e remetido para o endereço da Escola de Saúde do Exército juntamente com as cópias autenticadas dos respectivos títulos, conforme determinado nos artigos 80 a 81 do Edital.

Quais os requisitos ou diplomas para a matrícula para as vagas de Farmacêuticos?

Resposta: As vagas para farmacêutico só poderão ser preenchidas por candidatos com diploma de graduação em Farmácia, sendo obrigatória a apresentação do mesmo durante a etapa de comprovação dos requisitos para matrícula. Não há necessidade de certificado de especialização para farmacêuticos, já sendo suficiente para a inscrição o diploma de graduação em Farmácia.

Como são definidas as vagas oferecidas no concurso de admissão da EsSEx?

Resposta: O número de vagas e as especialidades que serão oferecidas no concurso  de admissão não são de escolha da EsSEx, são determinadas pelo Estado Maior do Exército.

 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!