Concurso EsFCEx Capelães 2020

Atenção, concurseiros! O Concurso Público de Admissão 2020 ao Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar e no Curso de Formação de Capelães Militares 2021, oferta 41 vagas para nível superior. O certame é organizado pela banca VUNESP.

Cargos

 CFO/QC A SER REALIZADO NA ESFCEX (SALVADOR-BA)

apap - Concurso EsFCEx Capelães 2020

CF/CM A SER REALIZADO NA ESFCEX (SALVADOR-BA)

apap 3 - Concurso EsFCEx Capelães 2020

CFO/QC A SER REALIZADO NA ESSEX (RIO DE JANEIRO-RJ)

apap 1 - Concurso EsFCEx Capelães 2020

Etapas

O certame compreenderá as seguintes fases:

1- Etapa: exame intelectual de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos.

2- Etapa composta das seguintes fases:

  • A) Verificação Documental Preliminar: não possui caráter eliminatório nem classificatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado no exame intelectual (classificado e  majorado).
  • B) Prova de Títulos: de caráter voluntário e classificatório, a ser realizada somente pelo candidato ao CF/CM, aprovado no exame intelectual (classificado e majorado)
  • C) Inspeção de Saúde: de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado no exame intelectual (classificado e majorado, quando convocado).
  • D) Exame de Aptidão Física: de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelo candidato aprovado no exame intelectual e apto na inspeção de saúde (classificado e majorado, quando convocado).
  • E) Avaliação Psicológica: de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelo candidato aprovado no exame intelectual e apto na inspeção de saúde e no exame de aptidão física.
  • F) Comprovação dos Requisitos para a Matrícula: de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado nas fases anteriores, no procedimento de heteroidentificação, caso tenha se autodeclarado negro, e classificado dentro do número de vagas previstas pelo Estado-Maior do Exército (EME).

Exame Intelectual

O Exame Intelectual para o candidato ao CFO/QC, constitui-se de 1 (uma) prova escrita,
impressa em um caderno de questões, contendo 70 (setenta) itens distribuídos em 2 (duas) partes:

1ª parte: prova de Conhecimentos Gerais, comum aos candidatos, contendo 30 (trinta) itens objetivos, num valor de 10,000 (dez vírgula zero zero zero) pontos, distribuída do seguinte modo:

A) 14 (quatorze) itens de Língua Portuguesa.
B) 8 (oito) itens de História do Brasil.
C) 8 (oito) itens de Geografia do Brasil.

2ª parte: prova de Conhecimentos Específicos, por área a que se destina o candidato, contendo 40 (quarenta) itens objetivos. Atribui-se a esta parte um valor total de 10,000 (dez vírgula zero zero zero) pontos.

O Exame Intelectual para o candidato ao CF/CM, constitui-se de 1 (uma) prova escrita, impressa em um caderno de questões, contendo 41 (quarenta e um) itens distribuídos em 3 (três) partes:

parte: prova de Conhecimentos Gerais (CG), comum aos candidatos, contendo 20(vinte) itens objetivos de Língua Portuguesa, com um valor total de 10,000 (dez vírgula zero zero zero) pontos.

parte: prova de Conhecimentos Específicos (CE), por credo religioso a que se destina o candidato, contendo 20 (vinte) itens objetivos de Teologia, com um valor total de 10,000 (dez vírgula zero zero zero) pontos.

parte: Redação a prova de redação terá apenas caráter eliminatório.

Verificação Documental Preliminar

O candidato aprovado no exame intelectual e classificado dentro do número de vagas fixadas pelo EME, por área de atividade profissional e/ou credo religioso, bem como os incluídos na majoração, remeterá à EsFCEx, preferencialmente via serviço expresso de empresa especializada, tipo SEDEX, dentro do prazo estabelecido no Calendário Anual do CA, cópia legível (frente e verso), dos documentos constantes do art. 158 deste edital.

Nesta fase o candidato ao CF/CM deverá remeter, também, todos os documentos que comprovem possuir os títulos valorados, de acordo com o Capítulo VI deste edital, até a data prevista no Calendário Anual do CA.

Não haverá outra oportunidade para apresentação dos documentos comprobatórios para a Prova de Títulos.

O candidato ao CF/CM cientifica-se que, caso não remeta os documentos, conforme o caput deste artigo, receberá nota 0,000 (zero vírgula zero zero zero) na Prova de Títulos.

Prova de Títulos

A Prova de Títulos será exclusiva para o candidato ao CF/CM, tendo caráter voluntário e não eliminatório, a qual comporá a nota final com valor máximo de 10 (dez) pontos.

Na entrega dos títulos, o candidato terá que apresentar o diploma de graduação na área para a qual está concorrendo a apresentação do diploma de graduação tem a finalidade de possibilitar a verificação da correlação entre a graduação e as titulações apresentadas.

 TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS

rapp - Concurso EsFCEx Capelães 2020

Inspeção de Saúde

O candidato aprovado no exame intelectual bem como o relacionado na majoração, tanto para as vagas de ampla concorrência, quanto para as vagas reservadas a negros, que for convocado pela EsFCEx, submeter-se-á à inspeção de saúde.

Por ocasião da inspeção de saúde o candidato convocado deverá apresentar seu documento de identificação e carteira de vacinação, se a possuir.

Deverá, ainda, apresentar, obrigatoriamente, os exames médicos complementares originais abaixo relacionados, com os respectivos resultados, cuja a realização é de sua responsabilidade:

I – radiografia dos campos pleuro-pulmonares (com laudo).
II – teste ergométrico (com laudo).
III – eletroencefalograma (com laudo).
IV – radiografia panorâmica das arcadas dentárias (com laudo).
V – audiometria (com laudo).
VI – sorologia para Lues e HIV.
VII – exame de detecção de Doença de Chagas, utilizando um dos métodos a seguir: hemoaglutinação; imunofluorescência; ELISA (ou imunoensaio enzimático) ou reação de Macha do Guerreiro.
VIII – hemograma completo, tipagem sanguínea e fator RH, e coagulograma completo.
IX – parasitologia de fezes.
X – sumário de urina.
XI – sorologia para hepatite B (contendo, no mínimo, HbsAg, e Anti-HBc – IgG e IgM) e hepatite C (Anti-HCV).
XII – exame oftalmológico (com laudo, incluindo motilidade; acuidade visual fundoscopia; tonometria; teste de Ishiara, relatando quais as cores em deficit).
XIII – glicemia em jejum.
XIV – ureia e creatinina.
XV – radiografia de coluna cervical, torácica e lombar (com laudo, incluindo a indicação dos ângulos de Cobb e Ferguson).
XVI – exame toxicológico, baseado em matriz biológica (queratina, cabelo ou pelo) com janela de detecção mínima de 90 (noventa) dias, com laudo.
XVII – colpocitologia oncótica (exclusivo para o sexo feminino).
XVIII – teste de gravidez β-HCG sanguíneo (exclusivo para o sexo feminino).

O prazo de validade dos laudos dos exames complementares dispostos nos incisos de I a V será de, no máximo, 180 (cento e oitenta) dias; dos incisos de VI a XVII será de, no máximo, 90 (noventa) dias; e do inciso XVIII será de, no máximo, 15 (quinze) dias, anteriores ao primeiro dia da Inspeção de Saúde.

A realização dos exames seguirá as orientações abaixo:

 O exame constante do inciso XVI deverá:

A) Apresentar resultados negativos para um período superior a 30 (trinta) dias e inferior a 90 (noventa) dias (com laudo).

B) As drogas a serem pesquisadas abrangerão, no mínimo: maconha e derivados; cocaína e derivados, incluindo crack e merla; anfetaminas; metanfetaminas; ecstasy (MDMA e MDA); opiáceos, incluindo morfina, codeína, 6-acetilmorfina (heroína), oxicodine; hidromorfina e hidrocodona.

C) Exame realizado em laboratório especializado, a partir de amostra baseada em matriz biológica (queratina, cabelo ou pelo), conforme procedimentos padronizados de coleta, encaminhamento do material, recebimento dos resultados e estabelecimento de contraprova.

II – as radiografias de tórax deverão ser realizadas em 2 (duas) incidências: PA e Perfil.
III – a sorologia para Lues (Sífilis) deverá ser realizada pelo método de VDRL.
IV – o sumário de urina (EAS) sendo, urina tipo I ou urina rotina.

O exame constante do item XVIII do 1º será exigido como garantia, à candidata, do direito de solicitar o adiamento da 2ª etapa do CA, respeitadas as demais condições deste edital.

No exame previsto no inciso XVI do § 1º, caso seja detectada a presença das drogas a que se refere, o candidato será eliminado do CA. Caso seja detectada a presença de drogas lícitas, a situação será avaliada pela JISE, podendo, neste caso o candidato ser considerado apto ou inapto em função dos aspectos inerentes à atividade militar e ao comprometimento médico-sanitário do candidato.

Exame de Aptidão Física

O candidato convocado para o exame de aptidão física apresentar-se-á na EsFCEx portando seu documento de identificação e conduzindo traje esportivo (camiseta, calção ou bermuda e tênis), na data prevista para a realização das tarefas.

A avaliação da aptidão física traduz-se pelo conceito “APTO” ou “INAPTO” decorrente da realização das tarefas a serem cumpridas pelo candidato, conforme as condições de  execução a seguir:

I – Corrida de 12 (doze) minutos:

A) Execução: partindo da posição inicial de pé, o candidato deverá correr ou andar a distância máxima no tempo de 12 (doze) minutos, podendo interromper ou modificar seu ritmo de corrida.

B) A prova deverá ser realizada em piso duro (asfalto ou similar) e predominantemente plano.

C) Para a marcação da distância, deverá ser utilizada uma trena de 50 (cinquenta) ou 100 (cem) metros, anteriormente aferida.

D) É permitido o uso de qualquer tipo de tênis.

E) É proibido o candidato ser acompanhado por quem quer que seja, enquanto estiver executando a prova.

II – Flexão de braços sobre o solo:

A) Posição inicial: em terreno plano, liso e, preferencialmente na sombra, o candidato deverá se deitar em decúbito ventral, apoiando o tronco e as mãos no solo, ficando as mãos ao lado do tronco com os dedos apontados para a frente e os polegares tangenciando os ombros, permitindo, assim, que as mãos fiquem com um afastamento igual à largura do ombro. Após adotar a abertura padronizada dos braços, deverá erguer o tronco até que os braços fiquem estendidos, mantendo os pés unidos e apoiados sobre o solo.

B) Execução: o candidato deverá abaixar o tronco e as pernas ao mesmo tempo, flexionando os braços paralelamente ao corpo até que o cotovelo ultrapasse a linha das costas, ou o corpo encoste no solo. Estenderá, então, novamente, os braços, erguendo, simultaneamente, o tronco e as pernas até que os braços fiquem totalmente estendidos, quando será completada uma repetição cada candidato deverá executar o número máximo de flexões de braços sucessivas, sem interrupção do movimento. O ritmo das flexões de braços, sem paradas, será opção do candidato, não havendo limite de tempo.

C) O exercício deverá ser realizado sem o apoio dos joelhos no solo.

III – Abdominal supra:

A) Posição inicial: o candidato deverá tomar a posição deitado em decúbito dorsal, joelhos flexionados, pés apoiados no solo, afastados na largura dos ombros, sem uso de outro apoio, calcanhares próximos aos glúteos, braços cruzados sobre o peito, de forma que as mãos encostem no ombro oposto (mão esquerda no ombro direito e vice e versa) o avaliador deverá se colocar ao lado do candidato, posicionando os dedos de sua mão espalmada, perpendicularmente, sob o tronco do mesmo a uma distância de quatro dedos de sua axila, tangenciando o limite inferior da escápula. Esta posição deverá ser mantida durante toda a realização do exercício.

B) Execução: o candidato deverá realizar a flexão abdominal até que as escápulas percam o contato com a mão do avaliador e retornar à posição inicial, quando será completada uma repetição cada candidato deverá executar o número máximo de flexões abdominais sucessivas, sem interrupção do movimento, em um tempo máximo de 3min (três minutos) o ritmo das flexões abdominais, sem paradas, será opção do candidato.

C) O candidato não poderá obter impulso com os braços afastando-os do tronco e, tampouco, retirar os quadris e os pés do solo durante a execução do exercício.

fofa - Concurso EsFCEx Capelães 2020

flop 13 - Concurso EsFCEx Capelães 2020flop 14 - Concurso EsFCEx Capelães 2020

Avaliação Psicológica

O candidato aprovado no Exame Intelectual (classificado e majorado), apto na Inspeção de Saúde e no Exame de Aptidão Física , será convocado para a Avaliação Psicológica, em data estipulada no Calendário Anual do CA, obedecendo-se rigorosamente ao número de vagas fixado pelo EME, em portaria específica.

A Avaliação Psicológica será realizada por intermédio de um Exame Psicológico (EP) que  avaliará os seguintes aspectos:

A) Intelectivo: destinado à verificação das aptidões e habilidades mentais gerais e/ou  específicas do candidato em relação aos requisitos psicológicos exigidos para a carreira militar.

B) Personalógico: destinados à verificação das características de personalidade e   motivacionais do candidato em relação às exigências da carreira militar.

Na avaliação dos requisitos psicológicos, serão utilizados procedimentos de análise de dados referenciados na literatura científica.

Na avaliação dos aspectos personalógicos e intelectivos, poderão ser aplicados testes, inventários, entrevistas e/ou outros instrumentos de avaliação.

Serão avaliados os seguintes requisitos psicológicos: capacidade de atenção e raciocínio, disciplina, dedicação, equilíbrio emocional, liderança, comprometimento, dentre outros.

Comprovação dos Requisitos para a Matrícula

O candidato convocado para a comprovação dos requisitos para matrícula apresentar-se-á, na data prevista no Calendário Anual do CA, na EsFCEx.

Requisitos comuns a todos os candidatos:

A) Ser aprovado no Exame Intelectual e apto em todas as fases da 2ª etapa do CA.

B) Ser brasileiro nato.

C) Apresentar cédula de identidade civil ou militar, certidão de nascimento ou de casamento(esta última, se for o caso).

D) Apresentar comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) por intermédio da apresentação de um dos seguintes documentos: Cartão do CPF, Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, desde que neles conste o número de inscrição no CPF, ou Comprovante de Inscrição no CPF impresso a partir da página da  Receita Federal na internet.

E) Ter, no mínimo, 1,60m (um metro e sessenta centímetros) de altura, se do sexo masculino, ou 1,55m (um metro e cinquenta e cinco centímetros) de altura, se do sexo feminino.

F) Apresentar o título de eleitor, com a respectiva certidão da Justiça Eleitoral,comprovando estar em dia com a Justiça Eleitoral.

G) Se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido demitido ex officio por ter sido declarado indigno para o oficialato ou com ele incompatível, excluído ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação.

H) Se praça da ativa de Força Armada ou de Força Auxiliar, apresentar as folhas de alterações relativas ao último semestre do período de serviço prestado, constando, obrigatoriamente, a classificação do seu comportamento, comprovando estar classificado, nos termos do Regulamento Disciplinar do Exército, no mínimo, no comportamento “BOM”, ou em classificação equivalente da Força a que pertença.

I) Apresentar um dos documentos abaixo relacionados, comprovando estar em dia com suas obrigações perante o Serviço Militar:

1- Se oficial da reserva de segunda classe, Certidão de Situação Militar e/ou Carta Patente.

2- Se reservista, cópia das folhas de alterações ou declaração da última OM em que serviu que comprove que, ao ser licenciado, estava, no mínimo, no comportamento “BOM” e  Certificado de Reservista (CR).

3- Se ex-aluno de estabelecimento de ensino de formação de oficiais ou praças das Forças Armadas ou Força Auxiliar, declaração de que não foi excluído por motivos disciplinares e que estava classificado, no mínimo, no comportamento “BOM”, por ocasião do seu  desligamento.

4- Se candidato civil do sexo masculino, comprovante de quitação com o Serviço Militar (Certificado de Alistamento Militar – CAM regularizado ou Certificado de Dispensa de Incorporação –CDI).

Curso Gratuito para Concursos: Combo Essencial 3 em 1

Devido ao Coronavírus, o Gran Cursos Online liberou um Curso Completo Para Concursos Públicos grátis por 100 dias que vai beneficiar 1 milhão de concurseiros que estão com aulas paralisadas em cursos presenciais pelo Brasil.

QUERO ME INSCREVER

Concurso Público EsFCEx 2020

  • Banca organizadora: VUNESP
  • Cargos: Diversos
  • Escolaridade: Nível Superior
  • Remuneração: R$ 10.306,25
  • Inscrições: de 17 junho até 05 de agosto de 2020
  • Taxa de inscrição: R$ 120,00
  • Data da prova objetiva 
  • Clique aqui para ver o edital

Quer estudar para o Concurso Exercito EsFCEx 2020?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os cursos e comece a estudar para o Concurso Público Exercito EsFCEx:

CURSOS CONCURSO EXERCITO ESFCEX

Fique por dentro de todos os concursos

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020 ATUALIZADO!

MELHORES CURSOS ONLINE PARA CONCURSOS 2020