Concurso Diplomata 2019: IADES divulga o Resultado Final da 1ª Fase

O Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) divulgou o resultado final na primeira fase e convocação para a segunda fase do concurso público para Carreira de Diplomata (Concurso Diplomata), com oferta de 20 vagas para a carreira de terceiro-secretário de acordo com o Instituto Rio Branco, entidade vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

Gabaritos Final

As justificativas de alteração/anulação de gabaritos oficiais preliminares das provas da
Primeira Fase estarão à disposição dos candidatos a partir de 23 de setembro de 2019, no endereço eletrônico http://www.iades.com.br.

Resultado Final

O resultado final da Primeira Fase está na seguinte ordem: número de inscrição, nome do candidato em ordem de classificação na prova objetiva e nota final na prova objetiva, veja abaixo:

Segunda Fase: Provas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa

A prova escrita de Língua Portuguesa terá a duração de 5 horas e será aplicada em 12 de outubro de 2019, com início às 14 horas (horário oficial de Brasília/DF), nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase.

A prova escrita de Língua Inglesa terá a duração de 5 horas e será aplicada em 13 de outubro de 2019, com início às 14 horas (horário oficial de Brasília/DF), nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase.

A prova escrita de língua portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 100,00 pontos e consistirá de:

QuestõesExtensãoPontuação
máxima
Redação sobre tema geral65 a 70 linhas60,00 pontos
Dois exercícios de interpretação, de análise ou de comentário de textos15 a 20 linhas, cada20,00 pontos, cada

 

A prova escrita de língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 100,00 pontos e consistirá de:

QuestõesPontuação
máxima
Redação sobre tema geral, com extensão de 45 a 50 linhas50,00 pontos
Tradução de um texto do inglês para o português20,00 pontos
Versão de um texto do português para o inglês15,00 pontos
Elaboração de um resumo, em inglês, de um texto escrito em língua inglesa, com extensão a ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35% e 50% do texto a ser resumido15,00 pontos

 

Segunda Fase: Provas de História do Brasil, de Política Internacional, de Geografia, de Economia, de Direito e Direito Internacional Público e de Língua Espanhola e Língua Francesa

As provas escritas da Segunda Fase terão duração de 4 horas cada e serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase, de acordo com o seguinte calendário, obedecendo ao horário oficial de Brasília/DF:

  • 18 de outubro de 2019: Prova de história do Brasil, iniciando-se às 9 horas;
  • 18 de outubro de 2019: Prova de geografia, iniciando-se às 15 horas;
  • 19 de outubro de 2019: Prova de política internacional, iniciando-se às 9 horas;
  • 19 de outubro de 2019: Prova de economia, iniciando-se às 15 horas;
  • 20 de outubro de 2019: Prova de direito e direito internacional público, iniciando-se às 9 horas;
  • 20 de outubro de 2019: Prova de língua espanhola e língua francesa, iniciando-se às 15 horas.

As provas escritas de história do Brasil, de política internacional, de geografia, de economia, de direito e direito internacional público e de língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório, com pontuação máxima de 100 pontos, serão aplicadas conforme a seguir:

  • História do Brasil: Duas questões discursivas de até 90 linhas e valor de 30,00 pontos, cada; e Duas questões discursivas de até 60 linhas e valor de 20,00 pontos, cada.
  • Geografia: Duas questões discursivas de até 60 linhas e valor de 30,00 pontos, cada; e Duas questões discursivas de até 40 linhas e valor de 20,00 pontos, cada.
  • Política Internacional: Duas questões discursivas de até 90 linhas e valor de 30,00 pontos, cada; e Duas questões discursivas de até 60 linhas e valor de 20,00 pontos, cada.
  • Economia: Duas questões discursivas de até 60 linhas e valor de 30,00 pontos, cada; e Duas questões discursivas de até 40 linhas e valor de 20,00 pontos, cada.
  • Direito e Direito Internacional Público: Duas questões discursivas de até 60 linhas e valor de 30,00 pontos, cada; e Duas questões discursivas de até 40 linhas e valor de 20,00 pontos, cada.

Língua Espanhola e Língua Francesa:

  • Língua espanhola: elaboração de resumo, em espanhol, a partir de texto escrito em língua espanhola, com extensão a ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35% e 50% do texto a ser resumido, e de versão de um texto do português para o espanhol, com valor de 25,00 pontos, cada.
  • Língua francesa: elaboração de resumo, em francês, a partir de texto escrito em língua francesa, com extensão a ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35% e 50% do texto a ser resumido, e de versão de um texto do português para o francês, com valor de 25,00 pontos, cada.

Locais de Realização da Segunda Fase

O candidato deverá, a partir de 1º de outubro de 2019, acessar o Ambiente do Candidato, no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, para verificar o seu local de realização das provas da Segunda Fase, por meio de consulta individual, devendo, para tanto, informar os dados solicitados.

O candidato somente poderá realizar a prova no local designado na consulta individual disponível no endereço eletrônico citado acima.

É de exclusiva responsabilidade do candidato observar as diferenças de fuso horário na sua
cidade de realização das provas em relação ao horário oficial de Brasília/DF.

O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora dos horários fixados para o início destas, munido de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original.

Será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando:

  • a) aparelhos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPod®, gravadores, pendrive, mp3 player ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bipe, notebook, palmtop, Walkman®, máquina fotográfica e controle de alarme de carro;
  • b) relógio de qualquer espécie, óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e(ou) borracha;
  • c) quaisquer acessórios de chapelaria, tais como: chapéu, boné e gorro;
  • d) qualquer recipiente ou embalagem, tais como: garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate e balas), que não seja fabricado com material transparente.

O IADES recomenda que, nos dias de realização das provas, o candidato não leve nenhum dos objetos citados acima.

O IADES não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados.

Vagas

A remuneração inicial do cargo no Brasil:R$ 19.199,06.

São oferecidas 20 vagas, das quais 20% serão providas na forma da lei nº 12.990/2014 e 5%, na forma do § 2º, do art. 5º, da lei nº 8.112/1990, e suas alterações, e do decreto nº 3.298/1999 e suas alterações, em especial o decreto nº 9.508/2018.

O número de vagas resultante da aplicação das mencionadas normas, já computados os arredondamentos nelas previstos, está estabelecido no quadro a seguir:

CargoAmpla
concorrência
Candidatos
negros
Pessoas com
deficiência
Total
Terceiro-secretário da carreira de diplomata154120

 

Validade

O prazo de validade do concurso público para Carreira de Diplomata será de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.

 

 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!