Concurso BRB 2019: Novo concurso autorizado com 113 vagas!

Em evento no Palácio do Buriti na tarde desta sexta-feira (8/2), o governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou a realização do concurso público do BRB com 113 vagas, para vários cargos, ainda para 2019. A publicação do edital está prevista para abril.

A banca organizadora do certame será escolhida em março. O contrato dos candidatos aprovados começa ainda em 2019.

Os cargos que serão preenchidos pelo processo seletivo não foram divulgados ainda.

Segundo o diretor-presidente Paulo Henrique Costa, a abertura de concurso demonstra o investimento no fortalecimento do BRB. “Para que os pensavam e apostavam em privatização e enfraquecimento do banco público, isso mostra que nossa agenda é outra”, esclareceu.

Costa ressaltou também que esse novo concurso demonstra que a instituição está se preparando para assumir protagonismo no DF, com foco em inovação e na valorização de profissionais do banco. “O BRB tem uma agenda de expansão. Queremos aumentar a nossa participação no mercado e, por isso, o lançamento do concurso público é elemento fundamental nessa estratégia”, afirmou.

Diferente das últimas edições, o novo certame deve exigir mais conteúdos e competências ligados à inovação e ao mundo digital. “O objetivo é transformar o BRB em um banco mais ágil e mais moderno, como foco na melhora do atendimento dos nossos clientes. Dessa forma, temos intenção de selecionar profissionais com habilidades compatíveis aos novos desafios do mercado financeiro”, ressaltou o presidente do banco.

ÚLTIMO CONCURSO DO BRB

O último concurso do BRB foi realizado em 2013 para analistas de TI, o certame ofereceu 10 vagas, com remuneração de R$ 4,8 mil, para uma jornada de trabalho de 30h semanais. Na época a banca responsável pelo certame foi o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).

Além do salário, a instituição financeira pública do Distrito Federal ainda oferece promoção por antiguidade anual; possibilidade de promoção por merecimento; concessão de cinco abonos-assiduidade ao ano; possibilidade de ascensão e  desenvolvimento  profissional;  participação nos lucros e resultados,  nos  termos  da  legislação  pertinente  e  acordo  sindical  vigente;  possibilidade  de  participação  em plano  de  saúde  e  em  plano  de  previdência  complementar;  auxílio refeição/alimentação; auxílio cesta-alimentação; auxílio natalidade e prorrogação de licença maternidade; e auxílio creche.

O concurso BRB contou com uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que continham 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos e 40 de Conhecimentos Específicos.

Em Conhecimentos Básicos os conteúdos eram de:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Matemática;
  • Lei Orgânica do Distrito Federal;
  • Atualidades;
  • Ética.

MAIS SOBRE O BRB

O Banco de Brasília S.A. – BRB, sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal (96,85%), foi criado no dia 10 de dezembro de 1964 (Lei Federal 4.545), e obteve autorização para funcionar, concedida pelo Banco Central do Brasil, em 12 de julho de 1966.

Com a sua criação, pretendia-se dotar o Governo do Distrito Federal (GDF) de um agente financeiro que possibilitasse captar os recursos necessários para o desenvolvimento da região.

Em 1986, a denominação de Banco Regional de Brasília S.A. foi alterada para Banco de Brasília S.A., embora tenha permanecido a sigla BRB.

Em 1991, transformou-se em banco múltiplo com as seguintes carteiras: Comercial; Câmbio; Desenvolvimento; Imobiliária.

O BRB dispõe de 122 pontos de atendimento, sendo: 101 agências no Distrito Federal; 01 agência em Campo Grande; 01 agência em Cuiabá; 01 agência em Goiânia; 01 agência no Rio de Janeiro; 01 agência em São Paulo; 01 agência em Unaí; 09 agências no interior do Estado de Goiás; 06 PAs no Distrito Federal.

DETALHES DO CONCURSO BRB

  • Concurso: Banco de Brasília (Concurso BRB)
  • Banca organizadora: a definir
  • Cargos: a definir
  • Escolaridade: a definir
  • Número de vagas: 113 + 2 mil CR
  • Remuneração: a definir
  • Situação: AUTORIZADO!
  • Previsão p/ publicação do edital: 2019
  • Link do último edital