Ontem (11/03) em entrevista ao jornal Correio Braziliense, o Presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, informou que o edital de Concurso do BRB 2019 (Edital BRB) deve ser publicado no mês de abril, e as nomeações estão previstas para começarem em outubro.
O concurso para o Banco foi autorizado pelo Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em fevereiro e ofertará 113 vagas em diversos cargos, além de formação de cadastro reserva com 2 mil oportunidades.
Ainda não foi divulgada qual será a banca organizadora do certame. O processo de escolha deve acontecer ainda neste mês de março.
Os cargos que serão preenchidos pelo processo seletivo não foram divulgados ainda.
Segundo o diretor-presidente Paulo Henrique Costa, a abertura de concurso demonstra o investimento no fortalecimento do BRB. “Para que os pensavam e apostavam em privatização e enfraquecimento do banco público, isso mostra que nossa agenda é outra”, esclareceu.
Costa ressaltou também que esse novo concurso demonstra que a instituição está se preparando para assumir protagonismo no DF, com foco em inovação e na valorização de profissionais do banco. “O BRB tem uma agenda de expansão. Queremos aumentar a nossa participação no mercado e, por isso, o lançamento do concurso público é elemento fundamental nessa estratégia”, afirmou.
Diferente das últimas edições, o novo certame deve exigir mais conteúdos e competências ligados à inovação e ao mundo digital. “O objetivo é transformar o BRB em um banco mais ágil e mais moderno, como foco na melhora do atendimento dos nossos clientes. Dessa forma, temos intenção de selecionar profissionais com habilidades compatíveis aos novos desafios do mercado financeiro”, ressaltou o presidente do banco.
ÚLTIMO CONCURSO DO BRB
O último concurso do BRB foi realizado em 2013 para analistas de TI, o certame ofereceu 10 vagas, com remuneração de R$ 4,8 mil, para uma jornada de trabalho de 30h semanais. Na época a banca responsável pelo certame foi o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).
Além do salário, a instituição financeira pública do Distrito Federal ainda oferece promoção por antiguidade anual; possibilidade de promoção por merecimento; concessão de cinco abonos-assiduidade ao ano; possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros e resultados, nos termos da legislação pertinente e acordo sindical vigente; possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar; auxílio refeição/alimentação; auxílio cesta-alimentação; auxílio natalidade e prorrogação de licença maternidade; e auxílio creche.
O concurso BRB contou com uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que continham 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos e 40 de Conhecimentos Específicos.
Em Conhecimentos Básicos os conteúdos eram de:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Matemática;
- Lei Orgânica do Distrito Federal;
- Atualidades;
- Ética.
MAIS SOBRE O BRB
O Banco de Brasília S.A. – BRB, sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal (96,85%), foi criado no dia 10 de dezembro de 1964 (Lei Federal 4.545), e obteve autorização para funcionar, concedida pelo Banco Central do Brasil, em 12 de julho de 1966.
Com a sua criação, pretendia-se dotar o Governo do Distrito Federal (GDF) de um agente financeiro que possibilitasse captar os recursos necessários para o desenvolvimento da região.
Em 1986, a denominação de Banco Regional de Brasília S.A. foi alterada para Banco de Brasília S.A., embora tenha permanecido a sigla BRB.
Em 1991, transformou-se em banco múltiplo com as seguintes carteiras: Comercial; Câmbio; Desenvolvimento; Imobiliária.
O BRB dispõe de 122 pontos de atendimento, sendo: 101 agências no Distrito Federal; 01 agência em Campo Grande; 01 agência em Cuiabá; 01 agência em Goiânia; 01 agência no Rio de Janeiro; 01 agência em São Paulo; 01 agência em Unaí; 09 agências no interior do Estado de Goiás; 06 PAs no Distrito Federal.
DETALHES DO CONCURSO BRB
- Concurso: Banco de Brasília (Concurso BRB)
- Banca organizadora: a definir
- Cargos: a definir
- Escolaridade: a definir
- Número de vagas: 113 + 2 mil CR
- Remuneração: a definir
- Situação: AUTORIZADO!
- Previsão p/ publicação do edital: 2019
- Link do último edital
O DODF Concursos (Diário Oficial do Distrito Federal) é um site com notícias de concursos públicos municipais, estaduais e federais no país inteiro, com atualizações em tempo real e diversas vagas na carreira pública.