Concurso Bombeiros DF CBMDF 2016: Decisão do TCDF sobre limite de idade pode ajudar

Os editais do concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (Concurso Bombeiros DF CBMDF 2016) foram divulgados no dia 1º de julho de 2016 e oferecem ao todo 779 vagas, sendo 115 vagas para Combatentes (CFOBM), 44 vagas para Oficiais de Saúde e Complementar (QOBM/S), 448 vagas para Soldado (CFPBM) – Operacional, 112 vagas para Soldado (CFPBM) – Condutor e Operador de Viaturas, 5 vagas para Soldado (CFPBM) – Manutenção Aeronáutica e 55 vagas para Soldado (CFPBM) – Manutenção Veículos/Equipamentos, todos os cargos exigem nível superior e idade limite de 28 anos, exceto para os Oficiais de Saúde, onde a idade é de 35 anos,  até a data da inscrição.

Isso, a princípio, pode impedir que muitos interessados possam participar do concurso.

Há alguns projetos que visam alterar esse limite de idade. Por exemplo, o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) deu entrada, no mês de junho desse ano, com um pedido oficial para aumentar de 28 para 35 anos a idade limite para o ingresso no Corpo de Bombeiros Militar e na Polícia Militar. Segundo o parlamentar a legislação está defasada já que existem em outros Estados da Federação um limite de idade superior ao do Estado de Pernambuco, como exemplo, Alagoas e Paraíba onde a idade limite é de 30 anos.

Outro exemplo ocorre no Estado do Tocantins onde o deputado estadual Elenil da Penha (PMDB) apresentou um projeto de lei, na Assembleia Legislativa, que amplia, de 30 para 35 anos, a idade limite para entrar na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros.

No caso do concurso bombeiros do DF (CBMDF) a idade limite era cobrada na matrícula do curso de formação, com a alteração indicada pela Decisão 2001/2016 – TCDF a idade limite é cobrada no ato de inscrição do candidato no concurso público.

A decisão define que no ato da inscrição o candidato deve ter no máximo 28 anos e no mínimo 18, tornando ser possível o candidato ter idade mais elevada que o máximo ao ingressar no curso de formação do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).

Com as inúmeras alterações de cronogramas e decisões judicias que poderão ocorrer no Concurso Bombeiros DF CBMDF 2016 a Decisão do TCDF veio para beneficiar os candidatos e não o contrário.

concurso cbmdf 2016 300x160 - Concurso Bombeiros DF CBMDF 2016: Decisão do TCDF sobre limite de idade pode ajudarPara mais informação acesse: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL