Concurso Banco do Brasil 2018: Resultados das provas objetivas e das notas preliminares de redação

8387

CESGRANRIO DIVULGA RESULTADOS DAS PROVAS OBJETIVAS E DAS NOTAS PRELIMINARES DE REDAÇÃO DO CONCURSO BANCO DO BRASIL 2018

concurso Banco do Brasil 2018 para provimento de vagas, no nível inicial da Carreira Administrativa, no cargo de Escriturário registrou um total de 127.304 candidatos inscritos. A banca organizadora, Cesgranrio, divulgou resultados das provas objetivas e das notas preliminares de redação do concurso do banco do brasil (Banco do Brasil S.A.).

O concurso Banco do Brasil prevê vagas para formação de cadastro de reserva para provimento de vagas, no nível inicial da Carreira Administrativa, no cargo de Escriturário, em dependências situadas nas cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

O(A) candidato(a) classificado(a) na Seleção Externa será convocado(a), em função das necessidades do BANCO DO BRASIL S.A., a assinar Contrato Individual de Trabalho com o BANCO DO BRASIL S.A., o qual se regerá pelos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sujeitando-se às normas do Regulamento de Pessoal e ao Plano de Cargos e Salários da Empresa, obedecida a sua ordem de classificação nacional.

RESULTADOS

PROVAS DE CONCURSO BANCO DO BRASIL

A prova de Conhecimentos Básicos, com valor total de 25,0 pontos, incluirá as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos;
  • Língua Inglesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos;
  • Matemática: 5 questões com valor de 2,0 pontos cada, subtotalizando 10,0 pontos;
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos.

A prova de Conhecimentos Específicos, com valor total de 75,0 pontos, incluirá as seguintes disciplinas:

  • Probabilidade e Estatística: 20 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 30,0 pontos;
  • Conhecimentos Bancários: 5 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 7,5 pontos;
  • Conhecimentos de Informática: 25 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 37,5 pontos.

Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem aproveitamento inferior a 60% (sessenta por cento) do total da pontuação do conjunto das provas objetivas ou obtiverem aproveitamento inferior a 55% (cinquenta e cinco por cento) do total da pontuação da prova objetiva de Conhecimentos Básicos ou obtiverem aproveitamento inferior a 60% (sessenta por cento) do total da pontuação da prova objetiva de Conhecimentos Específicos.

2ª Etapa – Prova de Redação

A seleção na 2ª Etapa será feita por meio de Prova de Redação, de caráter eliminatório.

A Redação deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, e valerá 100,0 (cem) pontos.

A Redação deverá ser feita com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e deverá conter de 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) linhas.

Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 70,0 (setenta) pontos na prova de Redação.

GABARITOS

PROVAS DO CONCURSO BANCO DO BRASIL S.A 2018

A seleção será feita através da aplicação de provas objetivas (1ª Etapa), de caracteres eliminatório e classificatório, e de prova de Redação (2ª Etapa), de caráter eliminatório.

1ª Etapa – Constituída de provas objetivas (70 questões de múltipla escolha), sendo (20 questões) de Conhecimentos Básicos e (50 questões) de Conhecimentos Específicos, de caracteres eliminatório e classificatório, totalizando 100,0 pontos.

Cada questão apresentará cinco alternativas (A; B; C; D e E) e uma única resposta correta.

ETAPAS DO CONCURSO BANCO DO BRASIL S.A 2018

Concurso Banco do Brasil 2018 consistirá de quatro etapas, a saber:

  • 1ª Etapa – Avaliação de Conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, de caracteres eliminatório e classificatório, sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO.
  • 2ª Etapa – Prova de Redação, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO.
  • 3ª Etapa – Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) pretos(as) ou pardos(as), conforme subitem 4.2 e seus subitens.
  • 4ª Etapa – Procedimentos Admissionais e Perícia Médica, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do BANCO DO BRASIL S.A.

CARGOS DO CONCURSO BANCO DO BRASIL S.A 2018

CARGO: ESCRITURÁRIO

Remuneração Inicial: R$ 2.718,73 (Dois mil, setecentos e dezoito reais e setenta e três centavos).

Requisito Básico: certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

Jornada de Trabalho: 30 (trinta) horas semanais.

VANTAGENS

Possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e acordo sindical vigente; vale-transporte; auxílio-creche; ajuda alimentação/refeição; auxílio a filho com deficiência; e previdência privada.

DISCIPLINAS EXIGIDAS NA PROVA OBJETIVA

Os candidatos às vagas de escriturário terão na prova objetiva as seguintes disciplinas:
Prova conhecimentos básicos
  • a) Língua Portuguesa: 5 questões (1,0 ponto cada)
  • b) Língua Inglesa: 5 questões (1,0 ponto cada)
  • c) Matemática: 5 questões (2,0 pontos cada)
Prova Conhecimentos específicos
  • a) Probabilidade e Estatística: 20 questões (1,5 ponto cada)
  • b) Conhecimentos Bancários: 5 questões (1,5 ponto cada)
  • c) Conhecimentos de Informática: 25 questões (1,5 ponto cada)

CONTEÚDO CONCURSO BANCO DO BRASIL

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA: Emprego do acento indicativo de crase; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise); Emprego dos sinais indicativos de pontuação: vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas, travessão e parênteses.

LÍNGUA INGLESA: Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a interpretação de textos técnicos.

MATEMÁTICA: Lógica proposicional; Noções de conjuntos; Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas; Matrizes; Determinantes; Sistemas lineares; Sequências; Progressões aritméticas e progressões geométricas; Matemática financeira.

ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: Sistema Financeiro Nacional. Dinâmica do mercado. Mercado bancário.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: Análise combinatória; Noções de probabilidade; Teorema de Bayes; Probabilidade condicional; Noções de estatística; População e amostra; Análise e interpretação de tabelas e gráficos; Regressão, tendências, extrapolações e interpolações; Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas; Estatística descritiva (média, mediana, variância, desvio padrão, percentis, quartis, outliers, covariância).

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM – Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários. Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros. Noções de Mercado de capitais. Noções de Mercado Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas. Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen 3.542/12. Autorregulação Bancária.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: Linguagens de programação: Java (SE 8 e EE 7), Phyton 3.6, JavaScript/EcmaScript 6, Scala 2.12 e Pig 0.16; Estruturas de dados e algoritmos: busca sequencial e busca binária sobre arrays, ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção, lista encadeada, pilha, fila, noções sobre árvore binária), noções de algoritmos de aprendizado supervisionados e não supervisionados; Banco de dados: conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), modelagem conceitual de dados (a abordagem entidaderelacionamento), modelo relacional de dados (conceitos básicos, normalização), banco de dados SQL (linguagem SQL (SQL2008), linguagem HiveQL (Hive 2.2.0)), banco de dados NoSQL (conceitos básicos, bancos orientados a grafos, colunas, chave/valor e documentos), data Warehouse (modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais); Tecnologias web: HTML 5, CSS 3, XML 1.1, Json (ECMA-404), Angular.js 1.6.x, Node.js 6.11.3, REST; Manipulação e visualização de dados: linguagem R 3.4.2 e R Studio 5.1, OLAP, MS Excel 2013; Sistema de arquivos e ingestão de dados: conceitos de MapReduce, HDFS/Hadoop/YARN 2.7.4, Ferramentas de ingestão de dados (Sqoop 1.4.6, Flume 1.7.0, NiFi 1.3.0 e Kafka 0.11.0).

QUADRO DE MUNICÍPIOS DE CONTRATAÇÃO E CIDADES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

MUNICÍPIOS DE CONTRATAÇÃO CIDADES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS
Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) Belém(PA), Belo Horizonte(MG), Brasília(DF), Campinas(SP), Curitiba(PR),
Fortaleza(CE), Porto Alegre(RS), Recife(PE), Rio de Janeiro(RJ) ou São Paulo(SP).

 

CRONOGRAMA DO CONCURSO BANCO DO BRASIL S.A 2018

VALIDADE DO CONCURSO BANCO DO BRASIL S.A 2018

O prazo de validade deste Concurso Banco do Brasil 2018 esgotar-se-á após 1 (um) ano a contar da data de publicação do Edital de Homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério exclusivo do BANCO DO BRASIL S.A.

DETALHES CONCURSO BANCO DO BRASIL S.A 2018

  • Concurso: Concurso Banco do Brasil 2018 (Banco do Brasil)
  • Banca organizadora: Fundação Cesgranrio
  • Cargos: Escriturário
  • Escolaridade: Nível médio completo
  • Estados: DF, RJ, SP
  • Número de vagas: 60 + Cadastro de Reserva
  • Salário: R$ 3.613,58
  • Inscrições: Encerradas
  • Taxa: R$ 48
  • Prova: 13 de maio de 2018

ÚLTIMO CONCURSO BANCO DO BRASIL

O último concurso do Banco do Brasil aconteceu em 2015 foi realizado pela Cesgranrio.

O concurso do Banco do Brasil ofereceu um total de 860 vagas de escriturário, sendo 95 imediatas e 765 para cadastro de reserva, é para as  dependências do Banco do Brasil situadas nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grade do Norte e Sergipe.

A remuneração Inicial era de R$ 2.227,26, com uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Comentários

Concurso Banco do Brasil 2018: Resultados das provas objetivas e das notas preliminares de redação
4.8 (95.97%) 620 votes
PELA WEB
RECOMENDADOS PARA VOCÊ