Concurso ANVISA 2018: Planejamento analisa edital para 697 vagas

Uma ótima notícia para os concurseiros que aguardam a publicação do edital do concurso público da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Concurso ANVISA 2018).

A Anvisa enviou uma solicitação de concurso ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) com 697 vagas em cargos de nível médio e superior.

Uma das principais preocupações do órgão é a baixa no quadro de servidores motivada por aposentadorias. Até o final de 2017, quase 900 servidores do quadro efetivo da Anvisa estavam em condições de se aposentar.

De acordo com a solicitação as vagas serão de Técnico Administrativo (124 vagas), Analista Administrativo (68 vagas), Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária (48 vagas) e Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (457 vagas).

A expectativa é que o edital seja autorizado em breve, conforme informou Renato Pontes, diretor geral da Associação de Servidores da Anvisa (Univisa). “Os servidores da Anvisa estão comprometidos em evitar prejuízos ao trabalho realizado pela Agência com o contingenciamento da força de trabalho. Entendemos a atual crise do país e sabemos que não podemos prejudicar a sociedade. Mas, esperamos do MPOG, tão logo seja possível, a autorização de novas vagas para servidores na Agência”, afirmou .

De acordo com o diretor da Associação de Servidores da Anvisa (Univisa), Renato Pontes, o número de 697 vagas é insuficiente. “Esse número de vagas ajudaria a equilibrar a situação atual, mas não estão computadas, por exemplo, as aposentadorias previstas nos próximos anos (cerca de 500 até 2020)”, disse o diretor da associação à Folha Dirigida.

A solicitação do Concurso da ANVISA já havia sido anunciada pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal (CAS) no dia 29 de março de 2017.

A Anvisa tem, atualmente, déficit de 957 vagas, sendo Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (457 vagas), Técnicos Administrativos (124), Analistas Administrativos (68) e Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária (48).

CARGOS DO CONCURSO ANVISA 2018/2019 – EXIGÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES

O Técnico da Administrativo da Anvisa tem como atribuições exercer atividades administrativas e logísticas de nível intermediário, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da ANVISA, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades; implementar e executar planos, programas e projetos relativos às atividades de regulação; subsidiar e apoiar tecnicamente as atividades de normatização e regulação; subsidiar a formulação de planos, programas e projetos relativos às atividades inerentes à ANVISA.

Para concorrer a este cargo é necessário nível médio completo, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O Técnico em regulação e Vigilância Sanitária tem como atribuições suporte e apoio técnico especializado às atividades de regulação, inspeção, fiscalização e controle das instalações físicas, da produção e da comercialização de alimentos, medicamentos e insumos sanitários, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades; fiscalização do cumprimento das regras pelos agentes do mercado regulado; orientação aos agentes do mercado regulado e ao público em geral; e execução de outras atividades finalísticas inerentes ao exercício da competência da Anvisa.

Exigência de Diploma ou Certificado de nível médio (antigo 2º grau) ou equivalente emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O Analista Administrativo terá missão de atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da Anvisa, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades. Requisito de nível superior na respectiva área de atuação.

Por fim, o cargo de Especialista em Regulação terá que realizar atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle das instalações físicas da produção e da comercialização de alimentos, medicamentos e insumos sanitários, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades; formulação e avaliação de planos, programas e projetos relativos às atividades de regulação; elaboração de normas para regulação do mercado; planejamento e coordenação de ações de fiscalização de alta complexidade; gerenciamento, coordenação e orientação de equipes de pesquisa e de planejamento de cenários estratégicos; gestão de informações de mercado de caráter sigiloso; orientação aos agentes do mercado regulado e ao público geral; e execução de outras atividades finalísticas inerentes ao exercício da competência da Anvisa.

SOLICITAÇÃO É PARA SUPRIR O DÉFICIT

O elevado número de aposentadorias da autarquia preocupa. “Temos muita preocupação com esse panorama, eles precisarão se desdobrar para garantir a continuidade da prestação dos serviços. Com a reforma da Previdência, o número de aposentadorias certamente aumentará, pois quem já possui os requisitos para se afastar vai querer garantir suas condições no momento ideal. Com isso, a administração perderá em número de força de trabalho e conhecimento”, concluiu Renato Pontes.

ÚLTIMOS CONCURSOS ANVISA

O último concurso de nível médio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aconteceu em 2016 (concurso anvisa edital 2016), foi realizado pelo Cespe/Cebraspe. O concurso contou com 78 vagas para o cargo de Técnico Administrativo. Do quantitativo de vagas oferecidas, 16 foram reservadas aos negros e 04 aos portadores de necessidades especiais.

Já em 2013 o organizador do concurso da ANVISA (concurso anvisa 2013) foi o cetroconcursos. Na ocasião o concurso público destina-se ao provimento de 157 (cento e cinquenta e sete) vagas para o cargo efetivo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, 29 (vinte e nove) vagas para o cargo efetivo de Analista Administrativo, 100 (cem) vagas para o cargo efetivo de Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária e 28 (vinte e oito) vagas para o cargo efetivo de Técnico Administrativo.

CONCURSO ANVISA PROVAS ANTERIORES

SOBRE A ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi criada em janeiro de 1999 com a missão de “proteger e promover a saúde da população, mediante a intervenção nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, em ação coordenada e integrada no âmbito do Sistema Único de Saúde”.

A Anvisa é uma autarquia sob regime especial, sediada do Distrito Federal. Ela está presente por todo o país e atua também em portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

O concurso da Anvisa é um dos mais concorridos e aguardados do Brasil. Boa remuneração, progressão salarial e a estabilidade de emprego em uma autarquia ligada ao Ministério da Saúde são alguns dos atrativos deste certame.