Agente Penitenciário MG 2018: IBFC divulga resultado da Avaliação Psicológica

AGENTE PENITENCIÁRIO MG

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) divulgou o Resultado da Avaliação Psicológica e Convocação para Entrevista Devolutiva da Seleção Agente Penitenciário MG 2018 para cadastro reserva de 4.000 vagas para nível médio, para candidatos do sexo masculino e feminino, conforme Região Integrada de Segurança Pública.

RESULTADO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

RESULTADO DEFINITIVO DA 1ª ETAPA

CONVOCAÇÃO PARA PRÓXIMAS ETAPAS

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA – 2ª ETAPA

Estão convocados para a realização da AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA – 2ª Etapa – os candidatos APROVADOS nos termos do item 9.6 do Instrumento Convocatório nº 01/2018.

O cartão de convocação para a Avaliação Psicológica contendo a data, o local, a sala e o horário de realização será disponibilizado no endereço eletrônico do IBFC www.ibfc.org.br, a partir das 16 horas de 04/12/2018.

Consultar o Local da Avaliação Psicológica AQUI

INVESTIGAÇÃO SOCIAL – 3ª ETAPA

Estão convocados para a realização da Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada (Investigação Social) – 3ª Etapa, de caráter Eliminatório os candidatos APROVADOS nos termos do item 9.6 do Instrumento Convocatório.

Somente concorrerão à Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada (Investigação Social) – 3ª Etapa os candidatos que forem APTOS na Avaliação Psicológica – 2ª Etapa.

Os candidatos convocados deverão durante o período de 05/12 a 07/12/2018, anexar as imagens de documentos pessoais no endereço eletrônico do IBFC www.ibfc.org.br com a extensão JPEG ou PNG com o tamanho máximo de 2 MB (megabytes) por imagem, para subsidiar o processo de Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada (Investigação Social).

Os documentos pessoais destinados a subsidiar a avaliação de idoneidade e conduta ilibada são:

a) Comprovante de residência;
b) Prova de idade, mediante documento oficial de identificação;
c) Prova de quitação eleitoral e comprovante de votação do último pleito ou certidão da justiça eleitoral;
d) Se do sexo masculino, prova de quitação com o Serviço Militar (Certificado de Reservista ou documento
equivalente);
e) Carteira de motorista se houver;
f) Certidão judicial dos cartórios civil, criminal e juizado especial (onde houver) das comarcas onde tenha
residido nos últimos 5 (cinco) anos inclusive da Justiça Militar;
g) Certidão da Justiça Federal (civil, criminal e juizados especiais) da jurisdição onde tenha residido nos últimos 5 (cinco) anos;
h) Folha de antecedentes criminais ou atestado de antecedentes através do link wwws.pc.mg.gov.br/atestado, expedida pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais ou, no caso de residência em outro Estado, do respectivo congênere.
i) Certidão de antecedentes criminais da Justiça Eleitoral;
j) Certidão dos cartórios de execução cível das cidades onde reside e/ou onde residiu nos últimos 5 (cinco) anos.

Para os documentos que tenham informações frente e verso, o candidato deverá anexar as duas imagens para análise.

As imagens dos documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a avaliação com clareza.

Cadastro de imagens – Investigação Social – 3ª Etapa – ((05/12/2018 até as 23:59 do dia 07/12/2018))

GABARITOS DEFINITIVOS

RESULTADO DOS RECURSOS – GABARITO PRELIMINAR

FOLHA DE RESPOSTAS

GABARITOS PRELIMINARES

CADERNO DE QUESTÕES

RECURSOS

O prazo para interposição de recurso será de 2 (dois) dias úteis, no horário das 9 horas do primeiro dia (19/11) às 16 horas do último dia (21/11). Para os recursos, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico do IBFC www.ibfc.org.br e preencher o formulário próprio disponibilizado para recurso, transmitindo-o eletronicamente.

CONVOCAÇÃO – PROVA OBJETIVA – 1ª ETAPA

Consulte AQUI o horário e local da prova objetiva para Agente Penitenciário MG

Cadastro de Títulos – (13/11/2018 até às 15h00min do dia 16/11/2018)

REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA – 1ª ETAPA

A duração da Prova Objetiva será de 04 (quatro) horas, incluído o tempo para leitura das instruções, coleta de digitais e preenchimento da Folha de Respostas.

Os candidatos deverão comparecer aos locais de prova 60 (sessenta) minutos antes do fechamento dos portões para realização da prova, munidos do original de documento de identidade oficial com foto, de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em material transparente, e cartão de convocação para a prova.

Somente será permitido ao candidato retirar-se definitivamente da sala de prova após transcorrido o tempo de 2 (duas) horas de seu início, mediante a entrega obrigatória da sua Folha de Respostas e do seu Caderno de Questões devidamente preenchidos e assinados, ao fiscal de sala.

É de exclusiva responsabilidade do candidato tomar ciência do trajeto até o local de realização da prova, a fim de evitar eventuais atrasos, sendo aconselhável ao candidato visitar o local de realização da prova com antecedência.

PROVA OBJETIVA

A Prova Objetiva contará com questões de Língua Portuguesa (10), Direitos Humanos (10), Código de Ética e Estatuto do Servidor Público do Estado de Minas Gerais (10) e Conhecimentos Específicos (20).

Será considerado habilitado na Prova Objetiva o candidato que obtiver no mínimo 50% (cinquenta por cento) do total de pontos da prova objetiva, não podendo zerar em nenhuma das disciplinas, conforme na tabela abaixo:

concurso agente penitenciario mg provas - Agente Penitenciário MG 2018: IBFC divulga resultado da Avaliação Psicológica

A prova objetiva terá a duração de 4 horas e será aplicada na data de 18/11/2018.

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

DAS VAGAS

O Edital de Agente Penitenciário MG 2018 será realizado para composição de quadro de reserva, conforme Região Integrada de Segurança Pública – RISP e por Gênero, de acordo com a tabela seguinte:

concurso agente penitenciario mg vagas - Agente Penitenciário MG 2018: IBFC divulga resultado da Avaliação Psicológica

Conforme quadro acima, as vagas são destinadas as seguintes localidades: Belo Horizonte: 79 vagas; Contagem: 1.157 vagas; Vespasiano: 118 vagas; Juiz de Fora: 246 vagas; Uberaba: 295 vagas; Lavras: 105 vagas; Divinópolis: 210 vagas; Governador Valadares: 158 vagas; Uberlândia: 159 vagas; Patos de Minas: 114 vagas; Montes Claros: 161 vagas; Ipatinga: 377 vagas; Barbacena: 67 vagas; Curvelo: 123 vagas; Teófilo Otoni: 176 vagas; Unaí: 20 vagas; Pouso Alegre: 141 vagas; e Poços de Caldas: 294 vagas.

SOBRE O CARGO DE AGENTE PENITENCIÁRIO MG 2018

  • Da função: Agente de Segurança Penitenciário.
  • Escolaridade: Ensino Médio ou Curso Profissionalizante de Ensino Médio, reconhecido pelo MEC.
  • Remuneração: R$ 4.098,45.
  • Carga Horária: 40 (quarenta) horas semanais, em regime de dedicação exclusiva, podendo ser desempenhada em regime de plantão, incluindo o período noturno, sábados, domingos e feriados.
  • Do exercício da função: O Agente de Segurança Penitenciário MG deve garantir a ordem e a segurança no interior dos estabelecimentos prisionais, desempenhando ações de vigilância externa e interna dos estabelecimentos prisionais, inclusive muralhas e guaritas, bem como em órgãos e locais vinculados ou de interesse do sistema prisional. Exercer atividades de escolta e custódia de presos; executar operações de transporte escolta e custódia de presos em movimentações externas, bem como de transferências interestaduais ou entre unidades no interior do Estado; realizar buscas periódicas nas celas; realizar revistas nos familiares e visitantes dos presos; prestar segurança a profissionais diversos que fazem atendimentos especializados aos presos nas unidades prisionais; conduzir presos à presença de autoridades; adotar as medidas necessárias ao cumprimento dos alvarás de soltura, obedecidas as normas próprias; informar ao preso sobre seus direitos e deveres de conformidade com o Regulamento e Normas de Procedimentos do Sistema Prisional de Minas Gerais – ReNP e demais normas vigentes; verificar sobre a necessidade de encaminhar presos a atendimentos especializados; entregar medicamentos aos presos, observada a prescrição médica; prestar assistência em situações de emergência: primeiros socorros, incêndios, transporte de enfermos, rebeliões, fugas e outras assemelhadas; preencher formulários, redigir e digitar relatórios e comunicações internas; participar de comissões de classificação e de disciplina, quando designado; exercer outras atividades que vierem a ser incorporadas ao cargo por força de dispositivos legais.

CONTRATAÇÃO

A contratação se dará através de Contrato Administrativo, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, observando-se os prazos dispostos no art. 4º da Lei nº 18.185, de 04 de junho de 2009.

ETAPAS

O certame será composto por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, análise de títulos, de caráter classificatório, avaliação psicológica, de caráter eliminatório, comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social), de caráter eliminatório, e curso introdutório, de caráter eliminatório e classificatório, conforme disposto na tabela abaixo:

concurso agente penitenciario mg etapas - Agente Penitenciário MG 2018: IBFC divulga resultado da Avaliação Psicológica

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia. 4. Acentuação. 5. Morfologia. 6. Uso do sinal de crase. 7. Sintaxe. 8. Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal.

Direitos Humanos: 1. Grupos vulneráveis e o sistema prisional. 2. Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento dos Presos. 3. Teoria Geral dos Direitos Humanos. 4. Direitos Humanos na Constituição Federal. 5. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 6. Convenção Americana de Direitos Humanos. 7. Protocolo das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em Especial Mulheres e Crianças. 8. Convenção Contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes.

Código de Ética e Estatuto do Servidor Público do Estado de Minas Gerais: 1. Lei Estadual nº 869/1952 e suas alterações posteriores (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais). 2. Decreto nº 46.644/2014 (Dispõe sobre o Código de Conduta Ética do Agente Público e da Alta Administração Estadual). 3. Decreto Estadual nº 46.060/2012 (regulamenta a Lei Estadual Complementar nº 116/2011, que dispõe sobre a prevenção e a punição do assédio moral na Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual).

Conhecimentos Específicos: 1. Lei Federal n.º 7.210/1984 (Institui a Lei de Execução Penal) e alterações posteriores. 2. Lei Federal n.º 9.455/1997 (Lei da Tortura) e alterações posteriores. 3. Lei Federal nº 4.898/1965 (Abuso de Autoridade). 4. Lei Federal nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). 5. Lei Federal nº 12.850/2013 (Organização Criminosa). 6. Lei Estadual n.º 11.404/1994 (Contém Normas de Execução Penal). 7. Lei Estadual 21.068/2013 (Porte de arma do agente de segurança penitenciário). 8. Decreto nº 40/1991 (Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes). 9. Decreto nº 98.386/1989 (Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura). 10. Decreto 47.087/2016 (Secretaria de Estado de Administração Prisional). 11. Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei n° 2.848/40 e suas alterações posteriores: art. 21 a 40).

CLASSIFICAÇÃO DA 1ª ETAPA

Os candidatos HABILITADOS na 1ª Etapa e que estejam classificados dentro do limite de 02  duas) vezes o número de cadastro reserva de cada RISP/GÊNERO, respeitados os candidatos empatados na última posição, serão considerados APROVADOS, devendo os mesmos serem convocados para a 2ª Etapa (Avaliação Psicológica), conforme o quadro abaixo:

concurso agente penitenciario mg classificacao 1 etapa - Agente Penitenciário MG 2018: IBFC divulga resultado da Avaliação Psicológica

EDITAL DO CONCURSO AGENTE PENITENCIÁRIO MG 2018

VALIDADE

O Concurso Agente Penitenciário MG 2018 terá validade de 1 (um) ano, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração.

DETALHES DO PROCESSO SELETIVO PARA AGENTE PENITENCIÁRIO MG

  • Concurso: Secretaria de Estado de Administração Prisional (Agente Penitenciário MG)
  • Banca organizadora: IBFC
  • Cargos: Agente de Segurança Penitenciário Temporário
  • Escolaridade: Nível Médio
  • Número de vagas: 4.000
  • Remuneração: R$4.098,45
  • Inscrições: de 17/10/2018 até 31/10/2018
  • Taxa de inscrição: R$84,00
  • Prova: 18/11/2018