Concurso Abin 2017: Saiu autorização para cargos de nível médio e superior

Mais uma excelente notícia para os concurseiros de plantão. Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a autorização para o concurso público para provimento de 300 cargos na Agencia Brasileira de Inteligência (Concurso ABIN 2017).

Serão 220 vagas para o cargo de Oficial de Inteligência, 60 vagas para Oficial Técnico de Inteligência e 20 vagas para o cargo de Agente de Inteligência.

PORTARIA Nº – 227, DE 14 DE JULHO DE 2017

O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência prevista nos arts. 10 e 11 do Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009, resolve:

Art. 1º Autorizar a realização de concurso público para o provimento de 300 (trezentos cargos) para o Quadro de Pessoal do Agencia Brasileira de Inteligência – ABIN, na forma do Anexo.

Art. 2º O provimento dos cargos a que se refere o art. 1º dependerá de prévia autorização e está condicionado:

I – à existência de vagas na data de publicação do edital de abertura de inscrições para o concurso público; e

II – à declaração do respectivo ordenador de despesas sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa com a Lei Orçamentária Anual e a sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

Art. 3º Caberá ao Presidente da ABIN a realização do concurso público, a verificação das condições prévias para a nomeação dos candidatos aprovados e a responsabilidade de editar as respectivas normas, por meio da publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários.

Art. 4º O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado da data de publicação desta Portaria.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

DYOGO HENRIQUE DE OLIVEIRA

ANEXO

CargosQuantitativo
Oficial de Inteligência220
Oficial Técnico de Inteligência60
Agente de Inteligência20




O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado da data de publicação da Portaria.

O último concurso da Abin foi realizado em 2010 pelo Cespe/Cebraspe. Na ocasião foram abertas 80 vagas para Oficial e Agente Técnico De Inteligência. O concurso registrou um total de 49.275 candidatos inscritos.