Como retomar os estudos depois de muito tempo?

A vida é feita de fases e escolhas, e independente da realidade que uma pessoa viva, seja ela uma realidade boa ou difícil, a pausa nos estudos para concursos pode ocorrer, infelizmente.

Não importa se você para por uma semana, um mês, um ou mais anos, retomar os estudos para o concurso dos seus sonhos pode ser muito mais difícil do que começá-los quando você ainda não tem contato com esse mundo. 

De fato, com a vida adulta que levamos, a qual não dá aviso prévio de quando algo gigante e capaz de revirá-la, por completo pode acontecer, retomar os estudos para concursos públicos pode ser um desafio e tanto, mas com certeza não é impossível. 

Assim como quando alguém começa os estudos para algo e demora um tempo até engatar a marcha e seguir em frente, o mesmo irá acontecer com uma pessoa que deseja retomar os estudos após um tempo longe deles. E se você está passando por essa situação, não precisa temer mal algum, pois o DODF chegou para te salvar!

No artigo de hoje, daremos dicas ricas e objetivas para conseguir retomar os estudos da forma mais calma e prática possível (afinal, os concurseiros precisam ter esses dois elementos como base em seus estudos para atingirem seus objetivos no final de suas jornadas!).

Vamos começar?

1 – Antes de tudo, veja os danos que o tempo causou para que você possa criar estratégias para retomar o que perdeu

O ser humano não é uma máquina, logo é possível que, com o passar do tempo, ele esqueça alguns conhecimentos que adquiriu caso eles não tenham sido úteis no meio tempo em que deixou de acessá-los. Isso é completamente normal, e o esquecimento não dita se alguém é burro ou algo do tipo, tudo bem?

Antes de você de fato retomar os estudos, é necessário entender os danos que o tempo causou enquanto você focava em outras atividades além do estudo, porque só assim você terá um melhor direcionamento para realmente atingir seu objetivo no final de sua jornada. 

Você pode fazer isso por meio de simulados, por exemplo, uma vez que, além de serem ótimas ferramentas de estudo, também te ajudarão a saber em quais matérias focar para melhorar seu desempenho na prova, não deixando assim que os danos causados pelo tempo atinjam essa área.

2 – O momento perfeito para começar é o agora

Não espere estar motivado ou apenas ter vontade de estudar, porque quanto mais tempo você demorar para começar, menor vai ser a sua preparação do que se tivesse começado antes. 

Às vezes pensamos que só devemos fazer uma tarefa se estivermos motivados para exercê-la, e só a ideia de iniciar uma ação sem ter essa vontade tão querida assusta diversas pessoas, justamente por ter mais chances de o processo ser mais chato do que seria se tivéssemos motivação. Tudo bem, as pessoas podem achar que só farão algo de forma perfeita a partir do momento que essa disposição chegar, mas quer saber um segredo? Elas estão erradas quanto a isso. 

A vida não é perfeita, e na vida adulta somos nós por nós mesmos, logo só depende da nossa iniciativa de começar a estudar, mesmo sem vontade, a fim de alcançar a tão sonhada aprovação. 

Claro, existem exceções a serem levadas em consideração, como problemas familiares, de saúde e outros pessoais que todos sabemos quais são. Fora essas situações, não espere nem mais um minuto, quando a oportunidade chegar, para começar a estudar, porque será esse pequeno sacrifício que te levará até o seu sonho.

3 – Defina objetivos claros e possíveis de serem alcançados

Assim como dissemos em outros textos, não adianta você colocar como meta acertar setenta ou mais questões no seu primeiro simulado com pouco tempo de estudo, porque infelizmente isso não será possível! O cérebro humano não consegue reter tantas informações de tantas áreas diferentes em um curto período de tempo e acertá-las com tanta pressão!

Outro exemplo que sempre trazemos é o de estudar horas a fio quando você continua adquirindo o hábito de estudar. Se o seu cérebro não está acostumado a passar duas ou mais horas sentado fazendo uma única tarefa (considerada monótona por muitos), então atingir a meta de estudar essa quantidade de tempo também não será possível! 

Lembre-se: tudo é um processo, logo é necessário ser gentil consigo mesmo para conseguir atingir aquelas metas que você tanto acha bonito de se ter no currículo. Está tudo bem demorar um pouco mais do que as outras pessoas para atingi-las, você está na sua jornada, então faça o que for melhor para você, para o seu futuro.

4 – Organize seus materiais conforme a necessidade de uso 

Sabe aqueles livros que você tem desde o começo e que, por conta do ano de lançamento deles, já não são mais úteis? Principalmente livros com assuntos de direito, os quais renovam todo ano por conta das mudanças na lei. Você deve ter vários assim, não é? 

Pois é, e sabe o que você deve fazer com eles assim que começar a estudar de novo? 

O mais correto a se fazer é deixá-los de lado (ou doá-los para bibliotecas, a escolha é sua) e manter apenas os materiais extremamente necessários e que não afetarão os seus estudos futuros. E isso também vale para canetas e materiais de escrita que possam ofuscar a sua atenção, além de cadernos sem espaço para anotação, arquivos no tablet/notebook que estão apenas ocupando espaço, entre outros. 

Quando retomamos o estudo depois de muito tempo sem ele, deixar apenas os materiais que utilizaremos nele é mais importante do que qualquer outro passo, uma vez que, a depender do assunto e da função que você dá a eles, até mesmo uma caneta colorida pode nos impedir de ser produtivos nesse momento. 

Caso você não tenha condições de comprar novos livros, basta ir até o Google e pesquisar as mudanças na legislação vigente e colar uma pequena folha em cima da versão antiga dele em seu livro, assim você pode aproveitar seu material antigo e não errar em questões assim.

5 – Avalie o melhor método de estudo para te ajudar em seus ciclos

Mesmo sem estarmos conscientes, nós utilizamos um método de estudo para saber mais sobre determinado assunto. Existem vários, e não quer dizer que só porque seu amigo usa mais determinado método que você também precisa aderi-lo para sua vida!

Métodos de estudo é uma parte extremamente pessoal de cada um, afinal nenhum cérebro funciona igual ao outro, sendo assim estudar por questões pode não ser bom para seu colega como é para você, entende?

Existem vários, cada um com uma função e proposta diferente de outro, e na sua retomada você poderá escolher qual melhor se adequa ao seu funcionamento para conseguir reter uma maior quantidade de conhecimentos, compensando o tempo perdido.

Tudo bem você mudar o modo como estuda, é possível até que você utilize dois ou três métodos diferentes em sua jornada, o importante neste tópico é escolher o que será benéfico e que te ajudará a retomar os estudos, evitando assim possíveis perdas de conteúdo no processo.

Alguns dos métodos mais utilizados são mapas mentais e questões, e se quiser saber mais sobre eles, basta clicar aqui e aqui, que você encontrará dois artigos do DODF super informativos que te explicam mais sobre esses métodos de estudos que podem te ajudar na sua jornada!

6 – Não se cobre, vá caminhando aos poucos na volta de sua jornada rumo à posse

Ah, a autocobrança… Ela parece que vive dentro de nós para bater cartão como se senti-lá fosse mais importante do que sermos gentis com nós mesmos… 

Pode parecer clichê, mas algo que é mais necessário do que as dicas anteriores e possíveis outras dicas futuras, é tentar não se cobrar além do seu limite durante essa retomada. 

Sim, é difícil, parece que nosso cérebro não consegue entender que precisamos do nosso próprio tempo para ir em busca do sonho que pode mudar nossas vidas, e isso pode machucar às vezes, pode nos deixar para baixo e até provocar outra pausa, mas sabe o que precisamos fazer em momentos assim?

Mais do que nunca, precisamos entender que cada um tem um tempo diferente, e que independente se aquela pessoa famosa do instagram consegue estudar sete horas líquidas e ainda ter a vida perfeita, a única pessoa que deve importar na sua vida é você

Sim, você, porque só você pode decidir qual será o seu destino daqui há três ou cinco anos. Só você pode sentar e falar “eu vou passar em tal concurso e vou estudar muito para isso” e, depois de algum tempo, realmente conseguir atingir essa meta! 

Basta que você seja gentil consigo mesmo e saiba a hora certa de se cobrar, tudo bem?

Nós do DODF te desejamos bons estudos e até a próxima!