Como estudar para as provas da banca Consulpam!

Está cansado de ir mal na prova do Instituto Consulpam? Não se preocupe, pois com as nossas dicas, você estará preparado para os concursos organizados pelo Instituto Consulpam.

Sendo uma das bancas mais conhecidas do Brasil, responsável por organizar concursos por todo o território, o Instituto Consulpam é considerado uma banca de nível médio de dificuldade, como algumas organizadoras, o Instituto Consulpam tem lá suas pegadinhas para deixar a prova um pouco mais complexa. 

Com questões de múltipla escolha, às vezes é difícil conseguir passar em alguma prova do Consulpam, porém com foco e um cronograma de estudos afiado, nós do DODF confiamos que você conseguirá o tão sonhado cargo público.

Vamos começar?

1 – Conheça o perfil da banca

O Instituto Consulpam é uma empresa de consultoria Público-Privada, fundada em 2006 com sede em Fortaleza, município no Estado do Ceará, que presta serviços nas áreas do Direito, Educação e Saúde. Possui atuação também no campo jurídico, com foco no Direito Tributário e Administrativo. Além de organizar concursos públicos e processos seletivos na área da educação e saúde, realiza também a capacitação e qualificação profissionais.

As provas objetivas executadas por essa banca possuem um nível médio de dificuldade, o Instituto Consulpam é conhecido por ter grandes textos de apoio em suas avaliações, vale ressaltar que esses textos são utilizados como base para a resolução de 3 a 5 questões.

2 – Estude de forma inteligente

O que é estudar de uma forma inteligente? Nada mais é do que você conhecer a prova que você irá fazer, conhecendo como as matérias são cobradas nela, lendo o edital todo e entender o que a banca deseja que você faça no dia da prova. 

Criar um cronograma que englobe todas as matérias e que te permita descansar um pouco a cada dia, ter materiais de qualidade para estudar e ter sessões de estudo organizadas é a melhor forma de estudar de maneira inteligente para qualquer prova do Instituto Consulpam.

3 – Faça simulados de forma recorrente

Fazer simulados que se pareçam com a prova oficial te ajudará imensamente a saber como será o dia oficial da prova do seu concurso organizado pelo Instituto Consulpam. 

Ao fazer simulados, nós entendemos como cada matéria é cobrada no dia da prova, automaticamente criando estratégias para otimizar o curto tempo disponibilizado para fazer a prova e passar as respostas para o gabarito. 

O Instituto Consulpam assim como diversas bancas que organizam concursos públicos disponibiliza provas de certames já realizados. Desta forma é fácil encontrar provas da banca para estudar e entender o perfil do Instituto Consulpam.

4 – Faça questões todos os dias

Diferente dos simulados, fazer questões irá testar diariamente os conteúdos que está estudando e as diversas formas como ele pode ser cobrado em uma prova. Utilize ainda as questões erradas refazendo-as para entender onde estão as suas dificuldades e onde será necessário investir mais tempo de estudo e treino.

Existem diversos bancos de questões gratuitos na internet só te esperando para que comece a testar os seus conhecimentos neles. Caso possua recursos financeiros, você pode pagar por bancos de questões mais atualizados a fim de elevar o nível dos seus estudos. 

5 – Leia os enunciados de forma estratégica

Para otimizar o seu tempo, ao longo da leitura do enunciado tente identificar as palavras-chave da questão, elas podem te levar até a resposta mais rápido. Você pode utilizar essa metodologia também durante a leitura dos textos de apoio.

Diversas provas de concursos disponibilizam textos de apoio, é nele que você encontrará dicas do que será cobrado em determinadas questões além de referências e ideias de desenvolvimento para questões dissertativas e redações.

Ao utilizar a leitura sabendo identificar as palavras-chave de cada texto ou enunciado você terá uma leitura otimizada e estratégica.

6 – Seja claro e preciso

Lembre de manter o foco na objetividade dessa forma você conseguirá responder cada questão com precisão. A precisão e objetividade irão te auxiliar no momento da responde cada questão da prova já que durante a elaboração das respostas você saberá exatamente o resultado final.   

Esses pontos serão importantes também no momento de correção da sua prova, já que com clareza e precisão os especialistas selecionados para a correção poderão identificar com mais facilidade se o que você escreveu está correto ou não.

7 – Faça uma boa gestão do tempo

Saber gerenciar o tempo de prova pode impactar o resultado final da sua pontuação, as provas de concursos públicos são extensas e muitas vezes cansativas fazer uma boa gestão de tempo fará com que você possa se dedicar nas questões que tem mais dificuldades. 

Antes da aplicação da prova pratique a gestão de tempo durante a resolução de questões e simulados, treine com o mesmo tempo que você terá no dia da aplicação oficial das provas e encontre um método que funcione para você! 

Para finalizar confira algumas dicas que podem te ajudar a fazer uma boa gestão de tempo:

  • Inicie pelas matérias que mais domina:
  • Foco na redação;
  • Ficou preso a uma questão? Pule ela, e retorne no fim da prova;
  • Atenção aos comandos do enunciado;
  • Reserve um tempo para preencher o gabarito.

Nós do DODF te desejamos bons estudos e até a próxima!