Como estudar atualidades para concurso público!

Está preocupado com a prova de atualidades do seu concurso e não sabe por onde começar a estudar essa matéria? Não tem problema, pois nós do DODF iremos te ajudar a dominar a matéria de “atualidades” com as nossas super dicas!

Um fato que ninguém pode discordar é que, hoje em dia, o assunto “atualidades” é tão importante em qualquer tipo de cargo público quanto qualquer outra matéria, uma vez que é por conta do nosso saber no que acontece no Brasil e no mundo que, como funcionários públicos, conseguimos exercer um trabalho melhor e mais eficiente do que se as bancas deixassem tal matéria de lado na hora da prova. 

A questão “atualidades” é importante tanto para a nossa vida profissional quanto pessoal, pois é a partir dela que conseguimos formar uma opinião sobre algo que pode afetar consideravelmente o nosso país, como também é a partir das atualidades que podemos tornar o nosso Brasil um lugar melhor, com escolhas e atos conscientes e racionais.

Por isso, e por tantos outros motivos, que os concursos públicos cobram a matéria “atualidades” em seu conteúdo programático. Logo, nada mais justo do que nós, que somos um canal sobre informações e dicas antenados no mundo dos concursos, fazermos uma matéria totalmente dedicada apenas a como alguém pode estudar atualidades.

Vamos começar?

1 – Siga o edital e estude o que ele cobra

Acredite se quiser, mas nem todos os assuntos que vemos nos jornais, como relacionados à política, educação, segurança, economia e meio ambiente, podem ser relevantes para a sua prova, uma vez que o edital de cada concurso deixa bem claro quais são os temas de cada matéria que você deve estudar. 

Por exemplo: em 2023, o concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo para o cargo de escrevente cobrou os seguintes assuntos em sua prova objetiva de atualidades: questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do segundo semestre de 2022. Tudo bem que eles abrangeram mais o conteúdo, mas pelo menos os concurseiros tiveram um norte bem claro sobre o que estudar, evidenciado na frase “ocorridos a partir do segundo semestre de 2022”.

Dessa forma, basta que você fique ligado no que o seu edital cobra para que você arrase na sua prova de atualidades!

2 – Se atente aos noticiários e jornais diários

Uma das formas mais eficientes de se estudar atualidades é assistir a noticiários e jornais diários, uma vez que tanto um quanto outro nos entregam uma gama enorme de notícias que ocorrem pelo mundo todo e que, muito provavelmente, serão cobrados na sua prova.

Se você é uma pessoa mais visual e pretende estudar mais sobre política e economia, nós do DODF recomendamos que você faça uso do GloboNews, o qual faz uma excelente escolha de matérias relevantes e nos ensina sobre vários assuntos importantes para a nossa vida.

Agora se você é alguém que funciona mais lendo notícias e analisando gráficos, jornais como G1 e The News são ótimos para anotar o que é mais importante sobre a matéria “atualidades”, além de serem completamente eficazes em seus estudos.

3 – Cuidado: os assuntos devem ser verídicos

Quando estudamos atualidades, precisamos ter cuidado com o que lemos e que é dito como verdade quando na verdade não é.

Conhece as “fake news”? Pois bem, é por conta de uma notícia falsa como “Drauzio Varella recomenda produto para úlcera, gastrite e refluxo” que você pode ir mal na sua prova, algo que com certeza não queremos nesta vida, concorda?

Para evitar que você, sem querer, caia em alguma “fake news” como essa, basta procurar por jornais confiáveis, como G1, CNN, Nexo Jornal e Jornal do Brasil, para afirmar se algo que você encontrou por acaso é, de fato, verdade ou não.

4 – Estude diferentes pontos de vista

A cada dia que passa, o mundo torna-se ainda mais polarizado do que já foi alguma vez no passado, logo não é suficiente você, como um concurseiro, conhecer apenas um ponto de vista, entende? É bastante provável que o seu avaliador cobre outro ponto de vista além do que você viu ao longo dos seus estudos, justamente para avaliar se você conhece ou não os diferentes lados do mundo. 

Para não cair numa cilada e estudar apenas um lado da moeda, nós recomendamos que você sempre procure os dois pontos de vista de um mesmo tópico, tudo para que você possa ir maravilhosamente bem na sua prova!

5 – Estude com questões comentadas

Estudar com questões comentadas te ajuda a entender a forma como a banca do seu concurso irá cobrar a matéria de atualidades, sabe? Uma vez que é por meio delas que podemos analisar todos os itens e entender o porquê alguns estão certos e outros errados. 

Tais comentários são feitos por professores capacitados e que entendem do assunto, dessa forma você terá um maior grau de conhecimento acerca das atualidades cobradas na sua prova. 

6 – Indicações de jornais, podcasts e canais

E para fechar a nossa matéria com chave de ouro, aqui vão algumas indicações de jornais, podcasts e canais do youtube para que você possa estudar atualidades para o seu concurso:

  • Jornais Online:
    • Dossiê Globo News;
    • Hora do Enem;
    • Jornal da Cultura;
    • Jornal Futura;
    • Painel;
    • Profissão Repórter;
    • Provocações;
    • Roda Viva.
  • Podcasts:
    • Guia do Estudante;
    • Dose de Atualidades;
    • Resumão Diário (G1);
    • Coruja Podcast;
  • Canais do Youtube:
    • Se Liga;
    • Carecas de Saber;
    • Brasil Escola;
    • Stoodi.

Nós do DODF te desejamos bons estudos e até a próxima!