Como adquirir o hábito de estudar?

Sejamos francos: estudar nem sempre é legal, porém é através dele que conseguimos alcançar diversas conquistas, como a estabilidade financeira e a tranquilidade de que não precisamos fazer o que não queremos para conseguir viver bem. Além disso, o estudo é a única coisa que nada ou ninguém pode tirar de nós, o que o torna ainda mais valioso.

Sendo tão importante para nós e capaz de nos levar a lugares que sequer imaginamos conseguir chegar um dia, o estudo nada mais é do um hábito que adquirimos com o passar dos anos, hábito este que pode ser forte em alguns dias e um pouco fraco em outros. Entretanto, independente de sua constância, nem todo mundo gosta de estudar todos os dias, seja por ser uma atividade um tanto monótona demais, seja por conta das inúmeras dúvidas que nunca param de chegar, afinal o saber é um tesouro que nunca terminará de ser desvendado, tamanho é o seu valor. 

Dessa maneira, nós do DODF trouxemos mais um esplendoroso artigo justamente sobre esse assunto: como alguém pode adquirir o hábito de estudar? 

Com dicas claras e que realmente funcionam, montamos um artigo rico em informações que, com certeza, te ajudará imensamente em sua jornada até a aprovação!

Vamos começar?

1 – Não se apresse, vá a passos de tartaruga

É comum que, quando queremos fazer algo de primeira, estabelecemos como meta sermos o melhor naquilo mesmo que não tenhamos a experiência necessária para tal. Logo, não adianta em seu primeiro dia de estudo tentar estudar por mais de duas horas ou fazer milhares de exercícios para se sentir “produtivo” porque, ouça: não vai dar certo!

Além do seu cérebro se sentir propício a qualquer tipo de distração nesse meio tempo, no final do dia você se sentirá extremamente cansado e com o humor péssimo por não conseguir bater a meta do dia. 

Entenda: nosso cérebro precisa de 21 dias (de acordo com estudos científicos) para se acostumar com uma tarefa, para entender que ela é um hábito diário e importante para ele. Dessa forma, para você conseguir estudar esses vinte e um dias  e criar o hábito do estudo de fato, será necessário dar passos de tartaruga em sua jornada. 

Não falamos de estudar de menos ou deixar o estudo de lado. Muito pelo contrário! Quando você começar a estudar de fato, opte por estabelecer metas menores a serem alcançadas nesses primeiros dias, como responder a 10 exercícios e ver uma ou duas vídeo-aulas, a depender do tamanho delas. Uma hora depois dessas tarefas serem feitas, converse consigo mesmo para decidir se consegue puxar mais trinta minutos ou é melhor deixar o restante dos estudos para amanhã. 

Logo, procure estabelecer metas objetivas e que você consiga alcançá-las no começo de sua jornada, a fim de que esse momento torne-se prazeroso e não um fardo, como infelizmente é para muitos.

2 – Comece o ciclo estudando sua matéria favorita

Quando fazemos algo que gostamos, fica muito mais fácil transformar determinada tarefa em um hábito, como, por exemplo, o estudo. 

É claro como o sol que começar o ciclo estudando algo que temos afeição é muito mais eficaz para fazê-lo todo dia do que começar por uma matéria que achamos difícil e não entendemos nada. 

No começo de sua jornada, se dê o prazer de iniciar seus estudos com algo que você gosta, seja uma matéria de humanas ou de exatas, não importa a linha dela! Desde que você goste de estudá-la, analisar suas nuances e responder a questões sobre o assunto, está valendo!

Porém, tome cuidado: não escolha estudar somente as suas matérias favoritas enquanto deixa de lado as outras, essas que são tão importantes quanto quaisquer outras. Da mesma forma que você se dedica para o que gosta, também precisa se dedicar para as que não gosta, tudo com o intuito de atingir uma pontuação ainda maior em sua prova. Do contrário, você ficará estagnado no lugar e irá demorar ainda mais para alcançar seu objetivo. 

3 – Escolha um lugar livre de distrações

Isso não é segredo e muito menos novidade: estudar em um local tranquilo e com o mínimo de distrações é o ideal para quem deseja cultivar o hábito do estudo. 

Caso sua casa não seja o local mais silencioso de todos, seja por conta da conversa de seus familiares ou dos veículos que passam na sua rua, você tem três opções: comprar um fone bloqueador de ruído, escutar música ambiente enquanto estuda ou ir até bibliotecas da sua cidade. 

Nem todas essas opções são viáveis para todos, seja por não terem como comprar fones desse tipo, não consigam se concentrar com qualquer tipo de música durante os estudos ou pela biblioteca ficar muito longe de suas casas (no pior dos casos, ela pode até não existir nas cidades). 

Independente disso, veja o que é melhor para você e que se encaixa mais na sua realidade, afinal a centração de um local livre de distrações é o ideal para qualquer estudante, principalmente concurseiros.

Além disso, desligar o celular ou apenas silenciar as notificações irá te ajudar demais a focar no que realmente importa e livrar-se das distrações. O ideal é deixar sua mesa apenas com o necessário para o ciclo, logo é recomendado tirar tudo que você não vai usar, sejam canetas que não serão utilizadas naquele momento, livros de outros assuntos que não seja sobre os estudos, objetos chamativos que podem tirar seu foco e vários outros.

4 – Tenha sempre um cronograma em mãos

Um cronograma irá te guiar ao longo de toda a sua jornada, mostrando quais matérias devem ser estudadas a cada dia e o que deve ser feito depois de uma bateria de exercícios ou vídeo-aulas. 

Principalmente quando estamos treinando o nosso cérebro a estudar um pouco todo dia, o cronograma além de ser nosso guia também nos incentiva a realizar essa tarefa, nos dando uma motivação imensa para seguirmos em frente e não desistirmos dos nossos sonhos.

Para montar um cronograma, basta pegar os dias da semana com os horários e determinar o que será feito em cada um deles. Simples e prático como deve ser a vida dos concurseiros!

Caso você não saiba como montar um, o DODF fez uma matéria super bacana ensinando o tema, basta clicar aqui e se aventurar por ela!

5 – No começo, se recompense com as pequenas conquistas!

Ter algo pelo qual lutar nem sempre é ruim, ainda mais se esse algo é uma forma de te fazer estudar dia após dia!

No começo, após concluir cada ciclo, faça algo que você gosta para se recompensar em ter ficado horas ou ter quebrado a cabeça com um problema muito difícil de raciocínio lógico. Pode ser assistir a um episódio da sua série favorita, ler o próximo capítulo do livro que não sai da sua cabeça, comer um doce ou apenas deitar e relaxar do árduo ciclo de estudos que você teve. 

Mas lembre-se: não estude pela recompensa, estude pela vontade de mudar de vida e alcançar algo muito maior do que essas pequenas recompensas que mencionei. 

Aos poucos, você verá que nem sentirá falta delas e apenas chegará no fim de cada ciclo com a sensação de “dever cumprido”, ansiando pelo próximo ciclo do dia seguinte. 

6 – Tenha paciência e nunca desista

Nada na vida é fácil, ainda mais quando somos concurseiros e precisamos passar horas a fio sentados numa cadeira gravando informações que, a depender da prova, mal serão usadas por inteiro. Entre altos e baixos, não desista do seu tão sonhado cargo público porque não conseguiu responder uma questão de direito constitucional da FGV ou errou uma pergunta simples de raciocínio lógico da Vunesp. 

Todos temos dias bons e ruins, e não serão esses dias ruins que irão nos definir. Lembre-se de quando você alcançou notas boas na escola, quando passou no vestibular para a graduação dos seus sonhos ou até mesmo quando você conseguiu responder uma prova de concurseiro inteira sem se alarmar pelas palavras difíceis e alternativas confusas. 

Essas lembranças são boas, não são? Pois é! São boas e são mais fortes do que os seus momentos ruins com os estudos. Por isso, não desista se no começo você estar apenas três dias na semana ou não responder muitas questões a cada ciclo, tudo na vida é feito com paciência e calma, com o único objetivo de alcançar o que você mais almeja, depende do quanto tempo leve. 

Nós do DODF te desejamos bons estudos e até a próxima!