Comissão debate situação de concursados da CEB e Metrô

Para debater a situação dos aprovados em concursos públicos da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, a Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) da Câmara Legislativa ouviu gestores das duas empresas, na noite desta terça-feira (15).

Compareceram à reunião do colegiado, o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, e o diretor-presidente da CEB, Lener Silva Jayme, que responderam perguntas dos deputados Bispo Renato Andrade (PR), presidente da CDESCTMAT; Celina Leão (PP) e Cláudio Abrantes (PDT). Os dirigentes falaram das situações específicas das duas instituições.

Sustentabilidade – No caso da CEB, o processo de contratação que vinha ocorrendo foi interrompido, segundo Jayme, devido a uma mudança na legislação no ano passado. “Havia um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público. Mas, com a alteração da lei, a companhia entendeu que não poderia contratar definitivamente os concursados, para atividades consideradas transitórias, sob a pena de pôr em risco a sustentabilidade da empresa”, explicou.

O diretor-presidente do Metrô DF salientou a aprovação dos brasilienses aos serviços oferecidos pela companhia e chamou a atenção para a diminuição da malha ferroviária no Brasil, um caso raro de retrocesso entre os demais países. Marcelo Dourado defendeu a ampliação do metrô como garantia da mobilidade no futuro do Distrito Federal. “Sem isso, vamos nos tornar inviáveis”, declarou. Anunciou ainda que uma das prioridades é a contratação dos concursados.

Fonte: cl.df.gov.br