Ansiedade na hora das provas do concurso: como driblá-la?

Acabou de decidir que vai começar o ano prestando um concurso público? Parabéns. Mas se você ainda não sabe como driblar a ansiedade na hora das provas, mantenha a calma que vamos te dar dicas bacanas que podem te ajudar com isso. Vamos lá!

Procure descansar bem na noite anterior

Se você não tem o hábito de ir para cama antes das 2 da manhã, é melhor repensar essa questão. Além de não fazer bem para a saúde, pode aumentar a sua ansiedade na hora das provas, principalmente se precisar acordar fora do seu horário habitual.

Na noite anterior ao concurso, tente ir dormir mais cedo e procure descansar bem. Faz uma grande diferença!

Não deixe para estudar em cima da hora

Se você tem um tempo considerável para se preparar para o tão aguardado concurso, não deixe para começar a estudar em cima da hora. Isso vai aumentar consideravelmente a sua ansiedade na hora das provas e só vai piorar as coisas.

Se deparar com um monte de perguntas sobre um assunto que você nunca ouviu falar, porque deixou para estudar em cima da hora, é complicado.

Ansiedade na hora das provas: foque em sua respiração

Manter o bom controle da respiração perante situações de nervosismo, como as provas de um concurso público, pode ajudar bastante no controle da ansiedade.

Por mais que seja difícil, na hora que estiver começando a fazer as provas, procure respirar devagar, puxando o ar lentamente pelo nariz e soltando pela boca. Esse processo melhora a oxigenação do cérebro, além de acalmar.

Separe todo o material que vai precisar com antecedência

Finalmente chegou o dia do tão aguardo concurso. Você já separou todo o material que precisa para fazer as provas? Para afastar a temida ansiedade na hora das provas, procure fazer isso no dia anterior.

Não existe nada mais estressante do que começar a arrumar o material necessário para as provas minutos antes de sair de casa.

Evite pensar no resultado do concurso

Por fim, mas não menos importante, evite pensar no resultado do concurso, principalmente na hora das provas.

Concentre-se somente no que está na sua frente naquele momento. Pensar se será aprovado (a) ou não pode prejudicar a sua concentração e desempenho durante as provas. Deixe as coisas fluírem naturalmente!

Agora que conheceu nossas dicas sobre como driblar a ansiedade na hora das provas, que tal coloca-las em prática agora mesmo?


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