Ansiedade: como ela pode atrapalhar os seus estudos?

Sabe aquela sensação que sempre aparece em diversas situações e que causa aflição, nervosismo e medo? Pois é. Ela tem nome e se chama ansiedade. E por incrível que pareça, esse distúrbio emocional também pode atrapalhar seus estudos de diversas formas.

Quer saber como? Leia todo esse post até o final e saiba mais sobre esse importante assunto.

Prejudica sua memória

Se você está andando muito estressado (a) e ansioso (a) ultimamente, por causa das provas do concurso que se aproximam, é melhor reverter essa situação antes que seja tarde demais.

A ansiedade e o estresse podem prejudicar a sua capacidade de memorização e aprendizagem. E isso pode atrapalhar bastante os concurseiros.

Essas duas sensações nada agradáveis de se sentir e que fazem um mal danado para o corpo e a mente, prejudicam a memória de curto prazo, onde todas as informações ficam armazenadas durante um curto período de tempo.

Por consequência disso, essa ação evita que tudo que aprendemos, chegue até a memória de longo prazo e fique registrado em definitivo nela.

A ansiedade dá aquele branco

Quem nunca sentiu aquele famoso branco na hora das provas da escola ou da faculdade, que atire a primeira pedra.

Isso é culpa da ansiedade, sabia? É verdade! Mesmo que todas as informações aprendidas sobre as disciplinas exigidas no concurso, cheguem até a sua memória de longo prazo, se render para a ansiedade pode colocar tudo a perder.

Isso porque essa sensação aumenta os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no organismo e causa um bloqueio da nossa mente, o que dá aquele branco na hora das provas.

Por mais que você esteja afiado para as provas e acredita que tenha se preparado para elas, se deixar a ansiedade tomar conta da sua mente, o resultado pode não ser o esperado. E podemos convir que não existe nada pior do que isso!

Provoca um cansaço físico exagerado

Não, você não leu errado. A ansiedade provoca o enrijecimento dos músculos, acelera a respiração e os batimentos cardíacos, fazendo o cérebro receber uma mensagem de alerta, acreditando se tratar de uma situação estressante.

Dessa forma, sua mente ficará todo o tempo em estado de alerta, o que pode ser prejudicial ao aprendizado.

O grande problema é que a ansiedade acaba consumindo parte da nossa energia, provocando aquela sensação de cansaço extremo.

E essa fadiga excessiva pode tirar o foco do que realmente interessa: os estudos para as provas do concurso.

Por isso, se você está andando ansioso (a) diariamente, é melhor procurar uma alternativa para ter mais “gás” para estudar.

Ansiedade pode causar insônia

Milhares de pessoas acreditam que a insônia é a falta de sono. Mas nem sempre isso é verdade, sabia? Muitas vezes, a insônia pode ter origem na ansiedade, que não nos permite relaxar adequadamente, principalmente na hora de dormir.

E uma noite em claro ou com um período de sono insuficiente, pode atrapalhar bastante os estudos.

Muitos concurseiros, quando vão para a cama, levam os problemas consigo e começam a pensar em tudo que não pode ser resolvido naquele momento.

O resultado? A ansiedade dá as caras e o sono vai embora, literalmente. No outro dia, o ânimo para encarar mais

uma maratona de estudos e trabalho simplesmente não existe. Aí complica….

Aumenta o esgotamento mental

A ansiedade pode contribuir para o esgotamento mental. Se você estiver sentindo medo ou raiva, a situação pode se agravar ainda mais.

Esses três sentimentos podem ocasionar um desgaste mental tão grande, que, do ponto de vista clínico, não é saudável.

E um concurseiro que foi acometido pela estafa mental não vai conseguir se concentrar nos estudos como deveria, certo?

A reação negativa que a ansiedade provoca é tão grande, que o concurseiro, muitas vezes, se sente pressionado pela família ou amigos e pode ser surpreendido pelo esgotamento mental, perdendo um tempo precioso de estudo para tratar o problema.

Sabemos que não é fácil, mas é preciso evitar essa situação a qualquer custo. A prevenção ainda é o melhor remédio, pois o tratamento sempre é mais penoso.

Maior possibilidade de desenvolver depressão

Você sabia que pessoas ansiosas ao extremo têm mais risco de desenvolver depressão? A linha que separa a ansiedade da depressão é da espessura de um fio de cabelo.

E quando se trata de estudar para um concurso público, em que sua mente precisa estar mais zen do que nunca para assimilar todas as informações que precisa, esse distúrbio psíquico deve passar bem longe.

Portanto, a ansiedade é uma das principais vilãs para o desenvolvimento da depressão, na maioria das vezes.

As sensações desagradáveis provocadas por ela podem atrapalhar bastante todo o cronograma de estudos até do concurseiro mais experiente. Lembre-se de que a sua saúde mental precisar estar em dia para conseguir aprender tudo.

Caso contrário, a sua aprovação pode ser bem mais difícil.

Falta de concentração

Por último, mas não menos importante, a ansiedade também contribui para a falta de concentração durante os estudos.

Como é um distúrbio que traz sintomas desagradáveis para todo o organismo, toda a atenção do concurseiro ficará voltada para esse problema.

Dessa forma, ele não vai conseguir se concentrar nos assuntos que serão exigidos nas provas, deixando a aprovação mais distante.

Pelo fato da ansiedade não permitir uma boa concentração nos estudos como deveria, pois ela afeta diretamente o aprendizado, muitas vezes, o concurseiro pode ficar completamente perdido em meio a tanto conteúdo que ainda precisa ser estudado, agravando ainda mais a situação, que vira uma bola de neve.

Com o passar dos dias, sua mente pode virar um caos. E isso não é saudável.

Viu como a ansiedade pode atrapalhar bastante o concurseiro em seu dia a dia? Vale ressaltar que esse distúrbio atrapalha todas as pessoas que têm um objetivo na vida

Por isso, para obter um melhor desempenho na sua fase de preparação para o tão aguardado concurso público, procure ficar livre da ansiedade e conquiste a tão sonhada vaga. Desejamos boa sorte!

Curso Gratuito Imparável 2020

Você é imparável?

Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)?

Se sim, então este curso é para você!

O Gran Cursos Online organizou de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por uma equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto.

E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar.

Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2020!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!