“A máquina está no limite”, diz Bolsonaro sobre realização de novos concursos

O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), revelou a empresários que evitará a abertura de novos concursos públicos em 2023, ao afirmar que a ‘máquina pública está no limite’.

O presidente participou em Brasília de um encontro organizado pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviço (Unecs).

“Vamos evitar concursos públicos até para proteger os atuais servidores. Os jovens ficam chateados, mas a máquina está no seu limite”, disse, ao responder sobre a reforma administrativa.

Ainda sobre a proposta, que segue travada no Congresso Nacional, por conta das eleições, o presidente afirmou que o Legislativo deverá deliberar sobre o assunto, mas que poderá conceder reajustes salariais para algumas categorias.

Inclusive, o prometido reajuste para determinados órgãos foi o que motivou uma série de protestos em 2022, provocando até mesmo uma greve dos servidores do INSS, que durou dois meses.

Vai ter concurso público em 2023?

Ainda que o atual presidente tenha dado preferência aos concursos policiais ao longo de sua gestão, poderá, sim, ocorrer a publicação de editais de outras áreas do Executivo Federal.

Isso porque, a cada ano, diversos órgãos enfrentam déficits crescentes nos quadros de servidores, principalmente, por conta de aposentadorias, como é o caso do INSS, com 23.150 cargos vagos e apenas mil previstos em novo edital, ou a Receita Federal, com mais de 22 mil vacâncias.

Fonte: estrategiaconcursos.com.br