Processo Seletivo Professor Educação Básica: Nova seleção com 45 vagas para Professores

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicado o edital do Processo Seletivo para seleção de servidores da Carreira Magistério Público do Distrito Federal, cargo de Professor de Educação Básica, para exercício nos Centros de Artes e Esporte Unificado – CEU das Artes.

São oferecidas ao todo, 45 vagas efetivas e estáveis, sendo nove de preenchimento imediato e 36 para formação de cadastro reserva.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de quinta-feira, 27 de setembro de 2018.

Este Processo Seletivo será executado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por intermédio da Subsecretaria de Educação Básica.

A organização deste Processo Seletivo será coordenado por uma Banca Examinadora que terá competência de analisar os aspectos técnico-pedagógicos do Plano de Trabalho Semestral, sua correspondência com as atividades previstas no mesmo, analisar os títulos, bem como os requisitos básicos para participar deste Processo Seletivo.

A Banca Examinadora será composta por 03 (três) membros do Comitê Gestor, sendo 02 (dois) representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEEDF):

  • José Delvinei Luiz dos Santos, matrícula 24.029-X e Anita Souto Mayor Rondon, matrícula 213.894-8, tendo como suplentes Isabel Cristina Campos Andrade, matrícula 34.779-5, Edna Luíza Miranda Vieira, matrícula 65.661-5, Maria Christina Tenório de Oliveira, matrícula 214.293-8 e Shirley Bragança, matrícula 60.366-X; e

01 (um) representante da Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH):

  • Alex Sandro Silva Nazaré, matrícula 233.190-X, tendo como suplentes: Wladsla Viviane Oliveira Lino, matrícula 27.040-56, Elianildo da Silva Nascimento, matrícula 269.364-X e Ítalo Hugo Ayres Mota, matrícula 27.120-24.

VAGAS

O presente Processo Seletivo visa a seleção de 09 (nove) Professores (as) de Educação Básica da Carreira de Magistério Público do Distrito Federal, sendo: 03 (três) com habilitação em Pedagogia; 03 (três) com habilitação em Educação Física; 03 (três) com habilitação em Artes (Artes Plásticas, Teatro, Música e Dança), integrantes do quadro efetivo da SEEDF e estáveis, para atuarem como Educadores (as) em cada um dos Centros de Artes e Esportes Unificado – CEU das Artes, nas Unidades do Recanto das Emas, Ceilândia I (QNM 28) e Ceilândia II (QNR 02), com carga horária de 40 horas semanais cada, no regime de 20 horas mais 20 horas, conforme Plano de Trabalho aprovado.

Com o propósito de suprir eventuais carências, serão selecionados ainda mais 36 Professores de Educação Básica para compor cadastro reserva, assim relacionados: 12 habilitados em Educação Física, 12 habilitados em Pedagogia e 12 habilitados em Arte.

O (a) servidor (a) aprovado (a) neste processo seletivo, no ato do encaminhamento pela SUGEP à unidade do CEU das Artes que tenha vaga, deverá assinar Termo de Compromisso, conforme Anexo II, no qual manifestará ciência e concordância às normas contidas neste Edital, na Portaria Conjunta nº 8, SEDF/SEDESTMIDH, de 5 de junho de 2017 e no Plano de Trabalho.

Ao final do período de execução da atividade prevista no Plano de Trabalho aprovado, o servidor deve retornar e se apresentar de imediato à Gerência de Lotação e Movimentação vinculada à SUGEP para novo exercício.

DA ATUAÇÃO

O presente Processo destina-se à seleção de Professor (a) de Educação Básica da Carreira de Magistério Público do Distrito Federal, com, no mínimo, 03 anos de efetivo exercício, para atuarem em qualquer uma das unidade dos Centros de Artes e Esportes Unificado – CEU das Artes (Recanto das Emas, Ceilândia I (QNM 28) e Ceilândia II (QNR 02)).

A carga horária dos servidores disponibilizados será de 40 (quarenta) horas semanais, no regime de 20 (vinte) horas mais 20 (vinte) horas, nos turnos matutino e vespertino, conforme descrito no Plano de Trabalho aprovado.

O Professor de Educação Básica selecionado nos termos deste Processo, realizará as atividades previstas no Plano de Trabalho, dentre elas:

  • a) organização e manutenção do Espaço de Leitura;
  • b) oficinas de leitura para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, utilizando diferentes suportes e gêneros textuais;
  • c) atividades lúdico-recreativas;
  • d) atividades inclusivas (que trabalhe a perspectiva de garantia das diversidades dos sujeitos sociais);
  • e) oficinas de artes (visuais, música, dança e cênicas);
  • f) oficinas esportivas;
  • g) ginástica, alongamento e grupos de caminhada/corrida;
  • h) oficinas de audiovisual e inclusão digital;
  • i) qualificação para o mundo do trabalho (PRONATEC).

DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA ATUAÇÃO NOS CENTROS DE ARTES E ESPORTES
UNIFICADOS – CEU DAS ARTES

O professor, para participar do Processo Seletivo para o Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU das Artes, deverá ser da Carreira de Magistério Público do Distrito Federal, do cargo de Professor de Educação Básica, há, no mínimo, 03 (três) anos, com efetivo exercício na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

INSCRIÇÃO

A inscrição será feita presencialmente ou por meio de procurador, devidamente munido de instrumento de procuração específica (procuração particular com reconhecimento de firma), no seguinte endereço: SBN Quadra 02, Bloco C, Edifício Phenícia, 6º andar – Asa Norte – Brasília/DF, no horário de 9h às 12h e 14h às 17h, no período de 08 a 11/10/2018.

O (A) candidato (a) deverá apresentar, no momento da inscrição, os documentos originais comprobatórios de experiência e titulação, juntamente com cópias simples que serão entregues para autenticação, e o Plano de Trabalho Semestral em 01 (uma) via impressa.

Não serão aceitos documentos ilegíveis.

DA VISITA TÉCNICA

Recomenda-se que o (a) candidato (a) realize uma visita técnica a uma das unidades do CEU das Artes, objeto deste Edital, para conhecer in loco as condições de trabalho, a fim de autoavaliar suas expectativas quanto ao trabalho pedagógico que poderá ser desenvolvido no ambiente.

O CEU das Artes da Unidade Recanto das Emas estará aberto das 10h às 16h, para receber os candidatos para a visita técnica. Não havendo necessidade de agendamento prévio.

O endereço da Unidade Recanto das Emas para visitação é: QUADRA 113, LOTE 09, RECANTO DAS EMAS, DF.

DAS VAGAS

Serão destinadas 03 (três) vagas para exercício dos professores (sendo 01 de Artes, 01 de Educação Física e 01 Pedagogo) em cada um dos seguintes Centros de Artes e Esportes Unificado – CEU das Artes – Unidade Recanto das Emas, Unidade Ceilândia I (QNM 28) e Unidade Ceilândia II (QNR 02), totalizando 09 (nove) vagas para cada CEU das Artes, conforme quadro abaixo:

VAGAS PROCESSO SELETIVO PROFESSOR - Processo Seletivo Professor Educação Básica: Nova seleção com 45 vagas para Professores

Os professores selecionados farão parte da uma lista única, por componente curricular, em ordem decrescente de pontuação, e poderão atuar em qualquer um dos Centros de Artes e Esportes Unificado – CEU das Artes onde houver vaga, respeitando-se a classificação dos candidatos quando do seu encaminhamento pela SUGEP.

Caso o professor não aceite a vaga disponibilizada no ato da convocação, o mesmo permanecerá na mesma posição e poderá ser convocado para suprimento de outra carência, quando houver.

Em caso de ausência de candidato considerado apto no resultado final em qualquer um dos componentes curriculares, recorrer-se-á aos profissionais de educação selecionados para cadastro reserva, observada a ordem de pontuação decrescente de classificação, sendo-lhes ofertada (s) a (s) vaga (s) disponível (s).

Na necessidade de substituição dos servidores da Carreira Magistério Público no CEU das Artes, será convocado outro (a) servidor (a) que tenha participado do Processo Seletivo Específico, atendendo à ordem de pontuação do Cadastro Reserva.

ETAPAS DE SELEÇÃO

O (A) candidato (a) inscrito (a) no processo de seleção para atuação exclusiva em qualquer uma das 03 (três) unidades do CEU das Artes, será submetido a 02 (duas) etapas de avaliação.

A primeira de caráter eliminatório e classificatório que englobam: inscrição, entrega dos documentos comprobatórios de experiência e titulação e entrega do Plano de Trabalho.

A segunda de caráter eliminatório e classificatório engloba: entrevista e apresentação do Plano de Trabalho.

Primeira Etapa: Inscrição, entrega de documentos comprobatórios (experiência e titulação) e do Plano de Trabalho Semestral.

O (a) candidato (a) deverá preencher formulário de inscrição, Anexo IV (do edital), assinar, e entregar cópia dos documentos que comprovem experiência e titulação, bem como sua proposta de Plano de Trabalho Semestral, a ser desenvolvido no CEU das Artes (01 via impressa).

A experiência profissional deverá ser comprovada por meio de declaração expedida por autoridade competente e/ou documento comprobatório no qual constem informações sobre o tipo de trabalho desenvolvido e sobre as ações executadas na SEEDF ou em outras instituições, bem como sobre o tempo de atuação em Arte Educação, Educação Física ou Pedagogia.

A experiência e titulação do (a) candidato (a), com pontuação mínima de 50 (cinquenta) pontos, serão distribuídas da seguinte forma:

A experiência e titulação do (a) candidato (a), com pontuação mínima de 50 (cinquenta) pontos, serão distribuídas da seguinte forma:

AV TITULOS PROCESSO SELETIVO PROFESSOR - Processo Seletivo Professor Educação Básica: Nova seleção com 45 vagas para Professores

Segunda Etapa: Entrevista e apresentação do Plano de Trabalho Semestral, a ser desenvolvido na Unidade do CEU das Artes.

Esta etapa tem caráter eliminatório e classificatório.

O (A) candidato (a) será entrevistado (a) e apresentará uma proposta de Plano de Trabalho Semestral para banca examinadora que avaliará os seguintes aspectos:

  • a) flexibilidade e participação;
  • b) articulação e/ou elaboração de projetos coletivos e colaborativos;
  • c) reconhecimento e respeito à diversidade individual, cultural e biológica;
  • d) contribuição para a formação sensível e crítica do cidadão;
  • e) incentivo à defesa da qualidade de vida relacionada à manutenção da saúde, do bem-estar físico, emocional e mental, e da alimentação sustentável;
  • f) cooperação e a solidariedade nas relações interpessoais;
  • g) busca por qualificação profissional por meio de formação continuada;
  • h) conteúdo e fundamentação teórica;
  • i) organização do Plano;
  • j) coerência e pertinência da proposta;
  • k) utilização do tempo e espaço, no contexto socioeconômico e cultural da região onde está inserido;
  • l) viabilidade de execução.

O Plano de Trabalho Semestral deverá embasar-se no Currículo da Educação Básica da SEEDF e no atendimento a comunidade.

O Plano de Trabalho Semestral, com pontuação mínima de 120 (cento e vinte) pontos para classificação, será avaliado conforme descrito no quadro a seguir:

PLANO DE TRABALHO PROCESSO SELETIVO PROFESSOR - Processo Seletivo Professor Educação Básica: Nova seleção com 45 vagas para Professores

O Plano de Trabalho Semestral deverá ser formatado conforme descrito no Anexo I (Roteiro para elaboração do Plano de Trabalho Semestral).

A entrevista e apresentação do Plano de Trabalho semestral terá a duração máxima de 30 (trinta) minutos, sendo 20 (vinte) minutos para apresentação do candidato (a) e 10 (dez) minutos para questionamentos da Banca Examinadora.

O candidato poderá utilizar diferentes recursos metodológicos e, também, recursos digitais (Ex: Power Point ou similar, compatível com LINUX).

As entrevistas e apresentação dos Planos de Trabalho Semestral acontecerão no SBN Quadra 02, Bloco C, 6º andar – Edifício Phenícia, Asa Norte – Brasília/DF, conforme data apresentada no Cronograma (item 10.1). Os horários (agendamento) serão divulgados no site da SEEDF quando da convocação dos candidatos para a 2ª Etapa.

No dia da entrevista e apresentação do Plano de Trabalho Semestral, o (a) candidato (a) assinará o Termo de Compromisso, Anexo II, contendo a descrição das atividades a serem executadas na Unidade do CEU das Artes pretendida.

A não concordância com o disposto no Termo de Compromisso ensejará na eliminação do (a) candidato (a) neste Processo Seletivo Específico.

CRONOGRAMA

No quadro abaixo estão apresentadas as etapas e respectivas datas referentes à execução do Processo Seletivo Específico de Servidor (a) da Carreira de Magistério Público do Distrito Federal no cargo de Professor (a) da Educação Básica, para atuação nos Centros de Artes e Esportes Unificado – CEU das Artes.

CRONOGRAMA PROCESSO SELETIVO PROFESSOR - Processo Seletivo Professor Educação Básica: Nova seleção com 45 vagas para Professores

VALIDADE

Este processo seletivo terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado a critério da Administração.

No caso de empate, após todas as etapas, o critério de desempate será o tempo de efetivo exercício na SEEDF, se permanecer o empate, será selecionado o (a) candidato com melhor pontuação no Plano de Trabalho, e se ainda assim permanecer será usado o critério da idade maior.

Os professores em exercício em uma das unidades do CEU das Artes terão garantida sua permanência nas unidades até o final de 2018, e, caso queiram continuar atuando no programa em 2019, deverão participar de todas as etapas deste Processo Seletivo.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PROFESSOR