5 erros de concurseiros que podem ser fatais

Se você resolveu tentar a carreira pública e conquistar o tão cobiçado emprego estável, não deixe de ficar por dentro dos principais erros de concurseiros que devem ser evitados a todo custo. Leia até o final e saiba mais:

Não ler todo o edital

Esse é um dos principais erros de concurseiros, seja de primeira viagem ou experientes. Tomados pela empolgação da possibilidade de alcançar a sonhada estabilidade financeira, muitos candidatos não leem o edital do concurso de forma adequada.

A grande questão é que esse documento traz informações valiosas sobre o concurso. Reserve um tempinho e leia todo o edital com atenção!

Se deixar levar apenas pelo número de vagas ou salário

É claro que esses dois fatores são os principais atrativos para se prestar um concurso público, na maioria das vezes. Mas só ficar atrelado a eles é um dos piores erros de concurseiros.

Diversas outras informações a respeito também devem ser levadas em consideração. O nível intelectual exigido e o número de disciplinas que devem ser estudadas, são bons exemplos.

Erros de concurseiros: ficar enrolando para começar a estudar

Você acabou de fazer a inscrição para um concurso público, mas não sabe que dia vai começar a estudar porque as provas são daqui a 3 meses? A famosa procrastinação é um dos piores erros de concurseiros.

O tempo para se dedicar aos estudos é algo precioso para o candidato. Ficar naquela enrolação para começar a estudar só vai aumentar a ansiedade e reduzir as chances de aprovação. 

Privilegiar somente as disciplinas que gosta

É um erro fatal, mas bastante comum, principalmente entre concurseiros iniciantes. Você deve estudar todas as disciplinas exigidas pelo edital e não somente as que você se identifica mais.

Aliás, você deve dar prioridade aos assuntos que tem mais dificuldade ou que não gosta tanto, pois eles também serão cobrados. Estudar só o que gosta não vai ajudar muito na hora das provas! 

Não planejar o período de estudos

Um dos erros de concurseiros mais vistos por aí. Planejamento é tudo, em diversos âmbitos da vida. E com um disputado concurso público não seria diferente.

Fazer um bom planejamento dos estudos é praticamente uma obrigação de todo candidato, pois as chances reais de um aprendizado mais efetivo aumentam e muito. 

Agora é não cometer os erros de concurseiros citados aqui e boa sorte na hora das provas!