5 dicas para passar em concursos públicos policiais

Passar em concursos públicos policiais é o sonho de milhares de pessoas em todo o país, todos os anos.

Homens e mulheres de todas as regiões com o firme desejo de atuar no combate ao crime, na proteção da sociedade e da lei. Você, inclusive, pode ser uma dessas pessoas que sente esse desejo e vocação.

Porém, não é nada fácil ser aprovado em um concurso policial. É preciso muito estudo e preparo, como qualquer pessoa sabe. Mas, você sabia que pode contar com algumas dicas que facilitam sua aprovação?

Pois é, neste artigo reunimos 5 dicas práticas para melhorar a sua preparação e aumentar suas chances de passar em concursos públicos policiais.

Te interessa? Ótimo, então presta muita atenção e confira este conteúdo preparado por nossa equipe pra te ajudar.

1 – Nunca espere o edital para começar a estudar

Estudar antes do edital sair é quase um mandamento sagrado para quem deseja realmente passar em concursos públicos policiais. Bem como para qualquer outra das áreas de concurso existentes no Brasil.

O estudo antecipado ao edital de um concurso público é um ponto-chave para quem quer aumentar suas chances. Pois você vai ganhar um tempo precioso para se preparar melhor em todos os pontos do concurso.

Por exemplo, você ganha mais tempo para ler, estudar, revisar e fazer questões e simulados dos conteúdos cobrados nas provas. Editais anteriores geralmente contam com todos os a maioria dos assuntos e temas que estarão presentes no concurso seguinte.

Ao estudar antecipadamente, você também ganha mais tempo para a preparação física quando ela é necessária. O que é quase sempre nos concursos públicos policiais, onde os exames de aptidão física são uma constante.

Você vai precisar de tempo disponível para fazer mais atividade física e condicionar melhor seu corpo. Pois de nada adianta passar na prova escrita e ir muito mal no exame de aptidão física.

2 – Estude de forma planejada e organizada para seus concursos públicos policiais

Estudar antecipadamente ao edital é apenas o primeiro passo para quem deseja mesmo passar em concursos públicos policiais.

É igualmente importante que você estude o que precisa para o concurso de forma planejada e organizada. De forma que você consiga aprender de forma mais prática, rápida e fácil os assuntos que tendem a cair na prova.

Esta dica precisa do uso correto de uma ou mais ferramentas de estudos para concursos para ser aplicada corretamente. O cronograma de estudos para concursos, por exemplo, é uma dessas ferramentas essenciais para organizar os estudos.

O planejamento é necessário e importante pois ele te dá uma visão clara de todo o trajeto preparatório até a prova. Com um cronograma, rotina de estudos, você tem maior clareza das etapas que precisa cumprir nos seus estudos para a prova.

Com base no uso de uma ferramenta como estas, você pode trabalhar melhor a gestão de tempo. Tão fundamental em toda e qualquer preparação para um concurso público.

E mais, ele ainda é essencial para que você possa encaixar o treinamento físico, que é indispensável para a maioria dos certames policiais.

3 – Treinamento Físico: essencial para “não morrer na praia” da sua aprovação

A terceira dica para aumentar suas chances de aprovação em concursos públicos policiais é óbvia. Mas que ainda assim precisa ser pontuada, pois é gigante a quantidade de concursandos que a ignora.

O preparo físico é algo decisivo para a aprovação ou não em um concurso policial. Especialmente concursos para área de segurança, todos exigem um teste de aptidão física após a prova escrita.

Se você não conseguir atender os requisitos necessários nesse exame, sua aprovação está comprometida. Independente do seu resultado na prova objetiva do concurso policial, você não vai conseguir sua vaga na polícia.

Imagina isso, você simplesmente vai “morrer na praia” se não cuidar do seu preparo físico para passar no exame físico.

Por isso, reserve um tempo para treinar adequadamente durante o preparo para o concurso. De forma que você consiga alcançar o nível de condicionamento físico necessário para passar no exame de aptidão.

4 – Tenha seu conjunto de técnicas de estudos

Para a maioria das provas objetivas dos concursos policiais realizados, a quantidade de conteúdos aprendidos é fator decisivo. Por isso, é fundamental que você consiga aprender o máximo dos assuntos presentes no edital do concurso.

E a melhor forma de conseguir aprender o máximo desses conteúdos é tendo um conjunto de boas técnicas de estudos para concursos.

Essas técnicas geralmente consistem de mecanismos e recursos que facilitam a sedimentação do conteúdo estudado no cérebro. E também, técnicas que melhoram a memorização e facilitam a evocação do conhecimento na hora que você faz a prova.

Por exemplo, as técnicas de revisão de estudos, a criação de mapas mentais e o uso de ficheiros com resumos.

Em um outro conteúdo do nosso site, temos um artigo com 6 técnicas de estudos para concursos. Na publicação, você encontra seis técnicas de estudos comprovadas por quem estuda e passa em concursos de qualquer área.

5 – Mantenha-se motivado para o concurso policial

Por fim, a quinta e última das nossas dicas para passar em concursos públicos policiais é se manter motivado.

Para o ser humano é muito complicado realizar qualquer coisa de forma bem-feita quando está desanimado. Ainda mais quando essa coisa se trata de estudar para uma prova onde o resultado é incerto e a concorrência é grande.

Como é a realidade dos concursos públicos, onde mesmo após muito estudo, a aprovação não é garantida.

A jornada dos concursos é um trajeto que precisa ser feito com dedicação e motivação. Então é importante que você busque manter um mindset sempre positivo. Vale considerar sua vocação para carreira policial, os benefícios que terá ao entrar para a polícia, etc.

O importante mesmo é que você sempre mantenha em mente o porquê estar se preparando para um concurso policial. E por que você deseja tanto ser aprovado e conquistar a sua vaga.

Quer mais dicas e conteúdos exclusivos para se preparar melhor para concursos, policiais ou de outras áreas?

Então assine nossa lista vip e receba materiais únicos na sua caixa de entrada em primeira mão.


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!