4 Ferramentas e técnicas para revisão para concursos

Você conhece e utiliza boas ferramentas e técnicas de revisão para concursos em seus estudos?

Fazer revisões das matérias que estuda é algo essencial para um concursando, pois ajuda na consolidação das informações na memória. Mais que isso, a revisão de estudos é o meio mais eficiente para impedir a ação total da curva de esquecimento.

Quando trabalhado corretamente, o uso de ferramentas e técnicas de revisão para concursos ajuda a realizar esse objetivo com muita eficiência. Mas para isso é preciso saber quais as ferramentas e técnicas certas e que devem ser usadas.

Neste artigo, reunimos 4 dessas técnicas e ferramentas para que você faça suas revisões de forma fácil e eficiente. Confira agora.

1 – Flashcards: uma das mais simples ferramenta de revisão

Vamos começar nossa lista de ferramentas e técnicas de revisão para concursos com os flashcards. Afinal, eles são uma das mais simples e eficientes ferramentas de revisão para concurso público.

Um flashcard consiste simplesmente em um pequeno cartão feito com papel ou cartolina. No qual o estudante vai escrever uma pergunta de um dos lados, e a resposta no outro lado do cartão.

O uso do flashcard é muito simples, basta que o concursando pegue um e leia a sua pergunta. E então, tente responder a questão corretamente sem olhar o outro lado primeiro. Ele só deve conferir o verso com a resposta certa depois de ter respondido por si a pergunta do flashcard.

Os flashcards são uma das melhores e mais básicas ferramentas para estudar para um concurso. Mas também servem muito bem para fazer revisões rápidas de um tema já estudado.

Em outro artigo, nós explicamos tudo sobre essa ferramenta fundamental na vida de todo estudante, seja ele concurseiro ou não. Você pode conferir o artigo clicando no link abaixo logo depois de terminar este artigo.

2 – Revisão espaçada: uma das técnicas de revisão para concursos mais populares

A Revisão Espaçada é uma técnica muito popular para fazer revisões de estudos para concursos públicos. Pois ela permite que o concursando consiga revisar seus estudos com qualidade em um pequeno espaço de tempo.

O que é perfeito para quem está se preparando para um concurso público. Afinal, os editais possuem uma grande quantidade de conteúdos para estudo, mas o tempo entre sua publicação e a prova geralmente é bem curto.

A revisão espaçada foi criada por Hermann Ebbinghaus e é bem simples de se fazer.

O concursando deve estudar os conteúdos do seu cronograma de estudos diário normalmente. Depois, ele deve fazer as revisões conforme seu objetivo de memorização, que pode ser para o curto prazo ou longo prazo.

Para revisões que visam memorizar o estudo no curto prazo, o padrão é:

  • 1ª Revisão logo após a aprendizagem
  • 2ª Revisão depois de 15 – 20 minutos
  • 3ª Revisão depois de 6 até 8 horas da aprendizagem
  • 4ª Revisão em até 24 horas da aprendizagem

Já os concursandos que desejam revisar com a finalidade de consolidar as informações na memória de longo prazo o padrão é:

  • 1ª Revisão logo após a aprendizagem
  • 2ª Revisão depois de 20-30 minutos
  • 3ª Revisão após 1 dia da aprendizagem
  • 4ª Revisão após  2-3 semanas da aprendizagem
  • 5ª Revisão após 2-3 meses

As revisões espaçadas tem esses padrões justamente para trabalhar a informação novamente próximo do momento em que o cérebro as esquece. Dessa forma, os assuntos estudados se mantêm frescos na memória, e são consolidados com muito mais facilidade.

Além disso, a taxa de compreensão dos conteúdos estudados é maior no curto e longo prazo ao utilizar essa técnica.

3 – Mapas Mentais: ideal para consolidar e dar complexidade ao aprendizado nas revisões

O terceiro recursos das nossas ferramentas e técnicas de revisão para concursos de hoje são os mapas mentais.

Também conhecidos como “Mapas da Mente”, essa ferramenta é excelente para memorizar o conteúdo estudado e revisado.

Os mapas mentais são uma ferramenta bem simples de se criar, precisando apenas de papel, caneta e alguns lápis. Mas que também pode ser criado de forma totalmente digital, por meio de aplicativos para criar mapas mentais online.

Os mapas mentais para revisões são criados basicamente com um ponto ou tema central de estudo. No qual se criam ramificações com informações pertinentes ao tema ou matéria estudados.

Fatos históricos, datas, conceitos, dados e imagens, toda informação relevante sobre um tema pode ser inserida em um mapa mental.

Nas revisões de estudos, os mapas mentais são úteis pois as revisões podem ser feitas rapidamente com eles. O concursando precisa apenas checar o mapa criado para um certo assunto, e então revisar os pontos principais deste tema.

4 – Resumos dos estudos como revisão

Por fim, a quarta das ferramentas e técnicas de revisão para concursos são os resumos criados a partir do estudo.

O trabalho nesta técnica de revisão é muito simples, mas ele é capaz de gerar resultados incríveis. Tanto para o aprendizado do concursando em uma matéria ou assunto, quanto a sua memorização do conteúdo estudado.

Essa técnica consiste em escrever resumos curtos e com as informações mais importantes de cada assunto estudado. E então, fazer revisões rápidas lendo esses resumos com certa periodicidade, que pode seguir o modelo de revisão espaçada.

Os resumos escritos pelo concursando são uma ótima ferramenta para revisar conteúdos pois eles ajudam a trabalhar as informações estudadas ativamente no cérebro. E com isso, o aprendizado do conteúdo é estimulado, bem como a consolidação das informações na memória de longo prazo.

E aí, gostou dessas quatro técnicas e ferramentas de revisão para concursos públicos?

Então saiba que você pode e deve aplicar elas hoje mesmo nos seus estudos. E o que é melhor, você pode usar uma ou mais de uma dessas ferramentas e técnicas ao mesmo tempo.

Assim, seus resultados serão os melhores possíveis.

E se deseja ficar por dentro de mais dicas e técnicas para passar em concursos públicos assine a nossa newsletter.

Assim, vamos te informar diretamente na sua caixa de entrada sobre novos e exclusivos conteúdos para quem está na busca da aprovação em concursos.


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!