Mapas mentais online: como usar + 4 ferramentas online

Os mapas mentais online são uma das melhores maneiras de estudar para concursos. Especialmente para quem está se preparando para provas muito importantes.

Os mapas mentais conseguem trazer uma série de vantagens para estudantes em preparação para concursos. E quando bem utilizados, podem contribuir muito para aumentar as chances de aprovação nos certames.

Neste artigo, você vai entender mais sobre como usar os mapas mentais online corretamente. E mais, também vamos te apresentar quatro ferramentas digitais de mapas mentais para utilizar nos seus estudos.

Sem mais delongas, vamos começar.

Como fazer uso correto dos mapas mentais online

Os mapas mentais online podem ser usados da mesma forma como os feitos com lápis e papel. Mas com a diferença de que eles são feitos de modo digital, com o uso de um software ou aplicativo específico.

Seu uso correto consiste, geralmente, na escolha da ferramenta de criação e um modelo específico de mapa. No qual o estudante vai colocar a ideia central do conteúdo estudado, e depois adicionar as informações que vão ser os ramos do mapa.

Algumas vantagens de usar mapas online

Uma das principais vantagens dos mapas mentais online é a sua praticidade de acesso.

Em um smartphone ou notebook é possivel carregar os mapas mentais criados para qualquer lugar. E assim, o concurseiro pode estudar os mapas quando ele bem entender e de onde estiver.

A parte disso, os mapas mentais feitos com ferramentas digitais podem ser armazenados na nuvem por exemplo. O que garante uma maior segurança quanto a chance desse mapa ser perdido.

Além, os mapas mentais online entregam as mesmas vantagens e benefícios que os mapas criados no papel. Como a melhor capacidade de memorização, melhora no entendimento dos conteúdos estudados e mais organização na rotina e cronogramas de estudos, só para dar exemplos.

Assim, o uso desses mapas online é uma alternativa melhor na maioria dos casos que os mapas tradicionais.

No entanto, é essencial que o concurseiro escolha boas ferramentas e aplicativos para a criação desses mapas online.

Ferramentas para fazer mapas mentais online

Existem diversos aplicativos e softwares digitais que um estudante pode usar para criar mapas mentais.

Alguns deles pagos e outros gratuitos, compatíveis com qualquer dispositivo ou apenas com algum em específico. Existem centenas, o que pode tornar a tarefa de escolher uma ferramenta de criação de mapas mentais online algo bem complicado.

Para ajudar os estudantes, separamos abaixo cinco das melhores ferramentas para criar mapas mentais.

1 – Lucidchart

Vamos começar com um dos melhores softwares para criar mapas mentais online.

O Lucidchart é um programa desenvolvido para PC que conta com toda a estrutura para criar mapas mentais de excelência. O software conta com um layout muito intuitivo e diversos templates para criar os mapas.

Seu processo de criação é muito simples:

  • Inserir a ideia central;
  • Colocar as ramificações primárias do mapa;
  • Criar ramificações secundárias e adicionar cores e imagens;
  • Publicar e, se desejar, compartilhar o mapa com outras pessoas.

O Lucidchart conta com um plano gratuito, que dá acesso a ferramenta e todos os templates, ou uma versão paga. A versão paga conta todos os outros recursos adicionais, como histórico de revisões e modos de apresentação.

Em geral, a versão gratuita já consegue atender muito bem as necessidades de um concurseiro.

2 – Free Mind

O Free Mind é um dos softwares para criar mapas mentais online totalmente grátis.

Usuários de Windows, MAC OS e Linux podem utilizar o software que é bem objetivo e intuitivo na criação dos mapas.

Ele possui uma interface bem simples, mas que permite que o estudante crie seus mapas mentais com facilidade. E ao mesmo tempo também consiga adicionar cores, formas e imagens no mapa para facilitar o estudo.

O Free Mind é perfeito para estudantes que querem uma ferramenta gratuita e simples.

3 – MindMeister

O MindMeister é uma ferramenta para criar mapas mentais mais versáteis. Ela é muito popular em todo mundo, contando com milhões de usuários ao redor do planeta.

Ela é uma ferramenta que fica hospedada inteiramente na nuvem. Portanto, o usuário não precisa baixar o software ou o aplicativo para usar a ferramenta para criar e armazenar seus mapas mentais.

O MindMeister pode ser usado em qualquer sistema operacional, pois funciona através do navegador de internet. Também possui uma versão para aplicativo, que está com uma das mais altas avaliações no Google Play Store.

Ele conta com toda a estrutura para criar mapas mentais online, brainstorming, anotações, gerenciamento de reuniões, projetos e muito mais.

Sem dúvida, vale muito a pena seu uso para os concurseiros que desejam fazer mapas mais elaborados. Bem como para aqueles que desejam ferramentas versáteis para o seu uso diário nos estudos.

4 – miMind

Por fim, a última ferramenta para criar mapas mentais online que vamos apresentar hoje é o miMind.

Assim como o MindMeister, o miMind é bem intuitivo e conta com uma interface bem amigável e fácil de trabalhar.

Com essa ferramenta, que pode ser usada em praticamente qualquer smartphone ou computador, é possível desenvolver mais que mapas mentais. Projetos de brainstorming, design, resumos de ideias, apresentação de projetos e muito mais.

É possível exportar os mapas para vários formatos, o que dá mais praticidade no seu uso em outras mídias e dispositivos. O miMind também conta com armazenamento e backup na nuvem.

Ele tem uma versão gratuita para todas as plataformas, que já é mais que suficiente para estudantes em preparação para concursos. Mas também conta com uma versão Premium para quem deseja ir além dos recursos básicos.

Conclusão

Esperamos que estas dicas de ferramentas ajudem você na hora escolher qual usará em seus estudos.

Agora, se você ainda tem dúvidas sobre usar ou não esta ferramenta de estudos poderosa, faça o seguinte.

Confira no link abaixo nosso post com tudo o que você precisa saber sobre mapas mentais.

Nele, explicamos em detalhes como essa ferramenta é criada e como ela ajuda a melhorar o seu estudo e aumentar suas chances de aprovação.

➥ Quero aprender tudo sobre mapas mentais agora mesmo


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!