Concurso CLDF: Novidades sobre as bancas que disputam organização do certame

CONCURSO CLDF TERÁ NOVA ORGANIZADORA EM BREVE

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (Concurso CLDF) publicou no Diário Oficial do DF de segunda-feira, 05/02, a Ata da 25ª Reunião da Comissão Organizadora do concurso público.




Confira abaixo a publicação:

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

COMISSÃO COORDENADORA DO CONCURSO PÚBLICO

ATA DA 25ª REUNIÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO CONCURSO PÚBLICO DA CLDF, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2018

No primeiro dia do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezoito, às dezesseis horas, na sala de reuniões da Presidência, com a presença dos Membros da Comissão Coordenadora do Concurso, Josué Alves da Silva, Wilson Barbosa, Sidraque David Monteiro Anacleto e Silvia Maria de Paula e Souza, com ausência justificada dos servidores Inaldo José de Oliveira e Geórgia Daphne Sobreira Gomes, foram apreciados os seguintes itens da pauta de convocação:

1. Comunicação por email com as instituições. A secretaria da Comissão informou ter encontrado dificuldade na confirmação de recebimento de e-mails. A Comissão deliberou solicitar a todas as instituições que designem formalmente um endereço eletrônico para a interlocução com a CLDF e que, a cada comunicação, acusem o recebimento.

2. Requerimento do CEBRASPE, encaminhado por meio do Ofício CEBRASPE nº 174/2018 de 31/03/2018, no qual solicita em caráter de urgência vista e cópia de todas as propostas apresentadas à Comissão. Além disso, encaminhou email em 01/02/2018, por meio do qual requer prorrogação do prazo para apresentação de recurso.

2.1 – A Comissão deliberou em relação aos pedidos do CEBRASPE: DEFERIR vista e cópia do conteúdo do Envelope 01 (documentação das instituições); INDEFERIR vista e cópia das proposta encaminhadas no Envelope 02, uma vez que, conforme decidido na reunião do dia 23/01/2018, o procedimento de abertura e pontuação das propostas contidas no Envelope 2 foi sobrestado até que se analisem eventuais recursos após a fluência do prazo recursal. A Comissão decidiu encaminhar por email ao CEBRASPE e às demais instituições cópia digitalizada das documentações apresentadas por todas as entidades no Envelope 01. Caso persista o interesse do CEBRASPE na vista pessoal da documentação acima deferida, poderá fazê-lo mediante agendamento prévio.

2.2 – A Comissão deliberou também pela abertura de novo prazo de 10 (dez) dias a todas instituições que apresentaram propostas, a partir de publicação da presente ata no DCL e DODF, para interposição de eventual recurso.

3. Reanálise da documentação do IDIB: a Comissão constatou, de ofício, quando da digitalização da documentação do IDIB, que os atestados de capacidade técnica estavam acompanhados de Declaração de Serviço de Autenticação Digital, razão pela qual decidiu-se reconsiderar o item 4 da Ata da 23ª Reunião, declarando cumprido pelo IDIB o subitem 3.2 do Anexo IV do Projeto Básico.

Decidiu-se, por fim, que continua sobrestada a classificação das propostas até a fluência do novo prazo recursal. Eventuais recursos deverão ser protocolados na Comissão Permanente de Licitação, com o seguinte endereçamento: CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, A/C Comissão Coordenadora do Concurso Público, Praça Municipal – Quadra 2 – Lote 5 – Térreo Inferior – CEP 70094-902 – Brasília/DF, no horário de expediente oficial. Nada mais havendo a tratar, eu, Silvia Maria de Paula e Souza, Secretária da Comissão, lavrei a presente Ata, que segue assinada por todos os presentes. Josué Alves da Silva – Membro / Presidência; Sidraque David Monteiro Anacleto – Membro / Segunda Secretaria; WILSON BARBOSA – Membro / Terceira Secretaria; Silvia Maria de Paula e Souza – Secretária / Primeira Secretaria.

 

O Cespe/Cebraspe solicitou prorrogação do prazo para apresentação de recurso. A organizadora também solicitou, em caráter de urgência, vista e cópia de todas as propostas apresentadas à Comissão.

A Comissão determinou em relação aos pedidos do CEBRASPE: DEFERIR vista e cópia do conteúdo do Envelope 01 (documentação das instituições) e INDEFERIR vista e cópia das proposta encaminhadas no Envelope 02, uma vez que, conforme decidido na reunião do dia 23/01/2018, o procedimento de abertura e pontuação das propostas contidas no Envelope 2 foi sobrestado até que se analisem eventuais recursos após a fluência do prazo recursal.

A Comissão decidiu encaminhar por email ao CEBRASPE e às demais instituições cópia digitalizada das documentações apresentadas por todas as entidades no Envelope 01.

Caso persista o interesse do CEBRASPE na vista pessoal da documentação, poderá fazê-lo mediante agendamento prévio.

Ainda segundo a Ata, a Comissão deliberou também pela abertura de novo prazo de 10 (dez) dias a todas instituições que apresentaram propostas para interposição de eventual recurso.

A banca IDIB teve reconsiderado a análise do item que falta para apresentação do projeto básico.

SEIS BANCAS APRESENTARAM PROPOSTAS

A Câmara Legislativa (CLDF) recebeu proposta de seis bancas para organizar o concurso da Casa (Concurso CLDF).

No dia 26 de janeiro, a Casa publicou no Diário Oficial do DF, a ata da comissão organizadora do certame informando que quatro das seis banca apresentaram propostas irregulares.

O certame será realizado por dispensa de licitação.

→ Cursos Online para Concurso CLDF – CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

As bancas interessadas são:

  • Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib);
  • associação civil Instituto AOCP;
  • Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe);
  • Instituto Quadrix;
  • Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (Funrio); e
  • Fundação Carlos Chagas (FCC).

A FCC havia sido escolhida pela Câmara Legislativa para realizar o certame em meados do ano passado (2017), mas, por uma determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), a escolha acabou sendo revogada.

O pedido pela desclassificação foi feito pela Funrio, que argumentou falta de isonomia na escolha da Fundação Carlos Chagas, por não ter sua proposta analisada pela Casa.

Nulidade

Em novembro de 2017, o Tribunal de Contas afirmou que houve violação dos princípios da isonomia, da impessoalidade, da motivação, da moralidade, da seleção da proposição mais vantajosa, da legalidade e do interesse público. “O Tribunal verificou, por exemplo, ausência de motivação baseada em critérios minimamente objetivos para a escolha da FCC na etapa de seleção das propostas, criada pela própria administração”, informou o órgão, por meio de nota.

Ainda de acordo com o Tribunal de Contas do Distrito Federal, na escolha, a Câmara Legislativa afirmou que a análise das propostas levou em consideração “todos os aspectos relacionados aos valores das taxas de inscrição, à experiência técnica na realização de processos seletivos complexos, em especial a segurança, confiabilidade e qualidade na condução de certames semelhantes na área do Legislativo”.

Porém, segundo voto do relator do Processo n° 17.107/2017, “não há definição clara do peso dado a cada um desses parâmetros, para se concluir que a proposta da FCC era melhor em relação às outras seis instituições participantes”. No dia 15 de novembro do ano passado, a recomendação do TCDF foi acatada.

Fontemetropoles.com




Veja nota na íntegra publicada pela CLDF:

CLDF abre prazo para receber propostas de bancas organizadoras de concurso público

A Comissão Coordenadora do Concurso Público da Câmara Legislativa do DF publicou, nesta quarta-feira (13), comunicado oficial em que anuncia abertura de prazo para receber novas propostas para escolha da instituição que realizará o concurso público da CLDF. As bancas terão o período de 2 a 15 de janeiro de 2018 para entrega da documentação, devendo-se observar que, no mês de janeiro, o horário de expediente da CLDF é das 13h às 19h, devido ao recesso parlamentar. A contratação será sem custo para os cofres públicos.
O Projeto Básico que vai orientar a elaboração das propostas de serviços técnico-especializados está disponível no Portal da Casa. Quaisquer esclarecimentos sobre o edital podem ser feitos, pessoalmente, com a Comissão Coordenadora do Concurso pelos telefones 3348-8523 e 3348-9295.
Segurança – Com o objetivo de tranquilizar os futuros candidatos e assegurar a continuidade do concurso para a Câmara Legislativa, a Mesa Diretora optou por acatar as sugestões do Tribunal de Contas do DF – que havia suspendido o certame – e, dessa forma, realizar as adaptações necessárias ao prosseguimento do processo seletivo. Não haverá mudança no quantitativo de vagas tendo. O calendário, no entanto, passará por adaptações que serão divulgadas oportunamente.
O concurso público da CLDF terá 86 vagas distribuídas entre cargos de nível médio e superior (várias formações), como consultor legislativo, consultor técnico-legislativo e procurador. O salário inicial (incluindo gratificações) para nível médio é de R$ 10.143,07, e nível superior, R$ 15.123,30.
Todo o processo de planejamento e organização do certame observa as normas que regulam a realização de concursos públicos, notadamente o art. 24, inciso XIII, da Lei nº 8.666/93. A propósito, conforme estabelece a Lei Geral de Concursos, as provas para o preenchimento de vagas da Câmara Legislativa obedecerão ao prazo mínimo de 90 dias após o lançamento do edital.
No último concurso da Casa, cujo edital foi divulgado em 2005, estava previsto o provimento de 78 vagas de nível superior e de 42 de nível médio, além da formação de cadastro de reserva – o que também deverá ocorrer nesta seleção.

 

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
COMISSÃO COORDENADORA DO CONCURSO PÚBLICO
AVISO

A COMISSÃO COORDENADORA DO CONCURSO PÚBLICO, nomeada pela Portaria-GMD nº 08, de 2017, com as alterações promovidas pelas Portarias-GMD nºs 31, 69, e 81, de 2017, COMUNICA às instituições que se enquadrem no inciso XIII do art. 24 da Lei nº 8.666/1993, com a redação dada pela Lei nº 8.883/1994, que receberá propostas para escolha da instituição que realizará o Concurso Público para provimento de cargos efetivos da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O Projeto Básico estará à disposição das interessadas no portal da CLDF (www.cl.df.gov.br) e na Comissão Permanente de Licitação, localizada na Praça Municipal – Quadra 2 – Lote 5 – Brasília – DF – CEP 70094-902, telefones 3348-8523 e 3348-9295, onde poderão ser obtidos mais esclarecimentos. As propostas deverão ser entregues, no período de 2 a 15 de janeiro de 2018, no mesmo endereço, devendo-se observar que, no mês de janeiro, o horário de expediente da CLDF é das 13 às 19h.

Em 12 de dezembro de 2017.
INALDO JOSÉ DE OLIVEIRA
Presidente

 

Em atendimento à decisão nº 5588/2017 do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), a Câmara Legislativa (Concurso CLDF) anulou oficialmente a escolha da Fundação Carlos Chagas (FCC) para realização do concurso público da Casa e, ao mesmo tempo, adotou medidas para dar continuidade ao processo do certame.

→ Guia Prático Para Passar em Concurso Público em 1 Ano

Sobre a Decisão do TCDF que anula o Concurso CLDF

No último dia 16, o TCDF determinou que a Casa abrisse um novo processo para escolha da banca organizadora do concurso. A decisão levou em conta representação da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Funrio). A entidade alegava que, embora tenha manifestado interesse em organizar o concurso da CLDF, não teve a proposta considerada pela Casa.

Segundo o Tribunal de Contas, houve violação dos princípios da isonomia, da impessoalidade, da motivação, da moralidade, da seleção da proposta mais vantajosa, da legalidade e do interesse público. “O Tribunal verificou, por exemplo, ausência de motivação, baseada em critérios minimamente objetivos, para a escolha da FCC na etapa de seleção das propostas criada pela própria administração”, informou o órgão, por meio de nota.

Ainda de acordo com o TCDF, na escolha, a Câmara Legislativa afirmou que a análise das propostas levou em consideração “todos os aspectos relacionados aos valores das taxas de inscrição, à experiência técnica na realização de processos seletivos complexos, em especial a segurança, confiabilidade e qualidade na condução de certames semelhantes na área do Legislativo”.

Porém, segundo voto do relator do Processo 17.107/2017, “não há definição clara do peso dado a cada um desses parâmetros para se concluir que a proposta da FCC era melhor em relação às outras seis instituições participantes”.

O ÚLTIMO CONCURSO CLDF

O último concurso CLDF foi realizado em 2005, pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), na ocasião foram ofertadas 42 vagas de nível médio e 78 de nível superior.

O concurso registrou um total de 75.741 inscritos.

A CLDF não realiza um concurso há mais de 10 anos.

A realização desse concurso é tida como certa o que quer dizer que os candidatos devem permanecer focados e aproveitarem esse “prazo extra”, para intensificar os estudos.

Tempo para estudar num concurso como esse é fundamental, visto a alta concorrência. A expectativa é de mais de 100 mil inscrições para esse novo concurso.

Vale lembrar que há autorização orçamentária para a realização do certame e que existe demanda da CLDF por novas contratações.

Não desista, continue estudando. Seu esforço será recompensado.




Outra ponto que deve ser levado em consideração, o edital do concurso CLDF 2017 já está publicado, ou seja, todo o conteúdo é de conhecimento de todos.

Mesmo que seja realizado um novo processo de escolha da banca organizadora, dificilmente o conteúdo programático sofrerá alterações.

→ Cursos Online para Concurso CLDF – CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

Sendo assim estudar para esse concurso fica mais fácil:

1) pois o conteúdo já foi publicado, como disse acima;

2) diversos cursinhos já comercializam aulas para esse certame; e

3) tempo extra para estudar.

Essa é uma excelente oportunidade, não perca essa chance.

VAGAS DO CONCURSO CLDF 2017

A CLDF informou na nota de esclarecimento de que o quantitativo de vagas oferecidas será mantido.

Serão ofertadas 86 vagas de níveis médio e superior.

REMUNERAÇÃO DO CONCURSO CLDF 2017

O edital do concurso previa que para os cargos de nível médio completo a remuneração é de R$ 10.650,18 e nível superior é de R$ 15.879,40.

SE PREPARE PARA O CONCURSO CLDF 2017

Adquira agora mesmo o conjunto de questões do Regimento Interno da CLDF para o concurso CLDF 2017 (atualizado).

O simulado do Regimento Interno da Câmara Legislativa do DF tem o objetivo de contribuir com aqueles que desejam aprimorar ou fixar o conhecimento sobre o Processo Legislativo.

Auxiliando os que visam conhecer o funcionamento de uma Casa Legislativa com o intuito de conquistar uma vaga na CLDF.

→ Guia Prático Para Passar em Concurso Público em 1 Ano

CONTINUE ESTUDANDO PARA O CONCURSO CLDF

A Câmara Legislativa do DF (Concurso CLDF) trabalha para que o novo edital seja publicado o mais breve possível.

Como o TCDF entendeu que houve ferimento aos princípios constitucionais básicos da administração pública, como da Isonomia, agora, você terá mais tempo para se preparar, pois o conteúdo já está publicado e não será alterado, caso outra banca seja contratada.

Não se esqueça, outro concurso para a capital federal como este, levará tempo para ocorrer.

Foco é importante para sua aprovação.

Aproveite esse tempo extra e ESTUDE!

Inicie já sua preparação→ Cursos Online para Concurso CLDF – CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL