Concurso MRE 2016: Saiu o edital para Diplomatas, são 30 vagas

Publicado nessa segunda-feira, 6 de junho de 2015, o Edital de abertura do concurso público de Admissão à Carreira de Diplomata, para o provimento de 30 vagas na classe inicial de Terceiro Secretário, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O concurso será realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

O concurso será realizado em três fases:

  • Primeira Fase: prova objetiva, constituída de questões do tipo CERTO ou ERRADO de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia, e Noções de Direito e Direito Internacional Público, de caráter eliminatório, que habilitará os candidatos a se submeterem às fases seguintes;
  • Segunda Fase: prova escrita de Língua Portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Terceira Fase: provas escritas de Língua Inglesa, História do Brasil, Política Internacional e Geografia, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, e prova objetiva de Língua Espanhola e Língua Francesa, de caráter eliminatório e classificatório.

A Primeira Fase será realizada nas capitais dos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal. A Segunda e Terceira Fases serão realizadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase.

EDITAIS

CARGO

Cargo: Cargo da classe inicial da carreira de Diplomata (Terceiro Secretário).

Remuneração inicial no Brasil: R$ 15.005,26 (valor bruto).

Descrição sumária das atribuições do cargo: nos termos do artigo 3º da Lei nº 11.440/2006, aos servidores da carreira de Diplomata incumbem atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

VAGAS

CargoAmpla
Concorrência
Candidatos
Negros
Pessoas com
Deficiência
Total
Terceiro Secretário da Carreira de
Diplomata
226230

INSCRIÇÃO

A inscrição poderá ser feita exclusivamente por meio de formulário próprio no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_16_diplomacia, solicitada dentro do período compreendido entre as 10 horas do dia 8 de junho de 2016 e as 23 horas e 59 minutos do dia 20 de junho de 2016.

Valor da taxa de inscrição: R$ 225,00.

As inscrições efetuadas somente serão efetivadas após a comprovação do pagamento da taxa de inscrição, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), até a data provável de 6 de julho de 2016, ou do deferimento da solicitação de isenção da taxa de inscrição.

PROVAS

A prova objetiva da Primeira Fase será aplicada nas capitais dos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal, na data provável de 24 de julho de 2016, em dois períodos: o primeiro, iniciando-se às 10 horas, com duração de 2 horas e 30 minutos; e o segundo, iniciando-se às 15 horas, com duração de 3 horas e 30 minutos.

Na data provável de 19 de julho de 2016, será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_16_diplomacia, edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.

A convocação para a Segunda e Terceira Fases será divulgada no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_16_diplomacia e publicada no Diário Oficial da União na data provável de 12 de setembro de 2016.

A prova escrita de Língua Portuguesa da Segunda Fase será aplicada nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase, na data provável de 17 de setembro de 2016, e terá duração de 5 horas, com início às 14 horas.

As provas escritas e a prova objetiva da Terceira Fase terão duração de 4 horas cada e serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase, nas datas prováveis de:

  • 18/9/2016: Prova de Língua Inglesa, iniciando-se às 9 horas;
  • 18/9/2016: Prova de História do Brasil, iniciando-se às 15 horas;
  • 24/9/2016: Prova de Política Internacional e Geografia, iniciando-se às 9 horas;
  • 24/9/2016: Prova de Noções de Economia, iniciando-se às 15 horas;
  • 25/9/2016: Prova de Noções de Direito e Direito Internacional Público, iniciando-se às 9 horas;
  • 25/9/2016: Prova de Língua Espanhola e Língua Francesa, iniciando-se às 15 horas.

concurso MRE Int RIO BRANCO 2016 300x159 - Concurso MRE 2016: Saiu o edital para Diplomatas, são 30 vagasO resultado final no concurso, condicionado à realização dos procedimentos descritos no item 10 do Edital de Abertura, será publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_16_diplomacia na data provável de 16 de dezembro de 2016.

O prazo de validade do concurso será de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, sem possibilidade de prorrogação.