Publicado o Edital de Abertura do concurso de agente da PCDF

escrivao cespe pcdf 300x215 - Publicado o Edital de Abertura do concurso de agente da PCDFHoje (02/08/2013) foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, seção 3 página 44, o edital de abertura do concurso público para o cargo de Agente de Polícia da PCDF, como já divulgado aqui a organizadora será o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).

Como de costume a organizadora estipula um prazo para que qualquer cidadão possa impugnar o edital ou suas eventuais retificações, o período para isso vai das 9 horas do dia 5 de agosto de 2013 às 18 horas do dia 9 de agosto de 2013.

O concurso visa ao provimento de 300 vagas, sendo dessas 15 vagas reservadas para pessoas com deficiência e para o cadastro de reserva será destinado o percentual de 200% do número de vagas, ou seja, mais 600 vagas.

As inscrições terão início às 10 horas do dia 30 de setembro de 2013 e terminarão às 23 horas e 59 minutos do dia 14 de outubro de 2013, o valor da taxa de inscrição é de R$ 210,00. O último dia para pagamento da taxa de inscrição é 15 de outubro de 2013. Poderão se inscrever qualquer um que tenha graduação de nível superior em qualquer área de formação.

O concurso terá duas etapas, a primeira será composta das seguintes fases: provas objetivas e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, prova de capacidade física, exames biométricos e avaliação médica, avaliação psicológica e sindicância de vida pregressa e investigação social, essas de caráter apenas eliminatório e avaliação de títulos, de caráter classificatório. A segunda etapa do concurso público será composta de Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas na data provável de 10 de novembro de 2013, no turno da tarde e terão duração de 4 horas e 30 minutos.

De acordo com os critérios de avaliação e de classificação, item 9.7 do edital, serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos, classificados na prova objetiva, até a 1.710ª posição, para a listagem geral e 90ª posição para os candidatos que se declararam com deficiência, respeitados os empates na última colocação em ambas as listagens.

Todos os candidatos aprovados na prova discursiva serão convocados para as demais fases do concurso público, citadas anteriormente, exceto para a fase de avaliação de títulos, onde o candidato só será convocado caso obtenha resultado apto ou recomendado nas fases de prova de capacidade física, exames biométricos e avaliação médica, avaliação psicológica e sindicância de vida pregressa e investigação social.

Já para o Curso de Formação Profissional serão convocados os candidatos aprovados e classificados na primeira etapa até a 855ª posição para a listagem geral e até a 45ª posição para os candidatos que se declararam com deficiência. Os candidatos que não forem convocados para o Curso de Formação Profissional serão eliminados e não terão classificação alguma no concurso público.

Na prova objetiva serão cobrados conhecimentos em língua portuguesa, noções de informática, raciocínio lógico e atualidades, já para os conhecimentos específicos o conteúdo a ser cobrado é de noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, noções de direito penal, noções de direito processual penal, legislação específica e legislação penal extravagante.