Simulados para concursos: porque fazer ao se preparar para a prova

Fazer simulados para concursos públicos é uma das melhores maneiras de se estudar para um certame.

E são muitos os professores de cursinhos e especialistas em concursos públicos que enfatizam a sua importância. Colocando os simulados como um fator essencial para aumentar as chances de aprovação em um concurso.

No entanto, grande parte dos concurseiros ainda apresenta uma certa resistência em adotar essa prática nos seus estudos. Seja por considerar pouco efetiva ou uma parte entediante na preparação para a prova.

Porém, esses conceitos não são verdadeiros. E neste artigo vamos mostrar isso, além de explicar porque os simulados para concursos são essenciais na sua preparação.

Simulados para concursos: O mais prático dos treinamentos para concursos

Você já ouviu alguém dizer que somente com a prática é que se chega a perfeição?

Este é um dito popular muito verdadeiro, especialmente quando estamos estudando para uma prova importante.

O domínio e aprendizado completo de qualquer assunto só vem com a prática desse conhecimento. Ou seja, é preciso colocar o conhecimento em prática para que ele seja internalizado em nosso cérebro.

A Curva de Esquecimento nos faz esquecer informações que aprendemos ao longo do tempo. Especialmente aquelas informações que não revisamos ou usamos de forma prática.

E é isso que acontece quando se tenta estudar para um concurso sem fazer revisões ou simulados. O concurseiro acaba gradualmente esquecendo o que ele estuda, e assim tem os famosos “brancos” durante a prova.

Felizmente, isso pode ser evitado ao utilizar praticamente as informações aprendidas com regularidade. E o melhor jeito de fazer isso é por meio de exercícios, como os simulados para concursos.

Vantagens exclusivas dos simulados para concurseiros

Fazer simulados é mais do que praticar o uso de assuntos estudados para evitar o esquecimento.

Esse tipo de exercício ainda oferece uma série de vantagens e benefícios práticos e relevantes para o concurseiro. Com os quais ele ou ela podem multiplicar as suas chances de conseguir a sonhada aprovação e vaga no setor público.

Abaixo, confira algumas das principais vantagens e benefícios que os simulados para concursos garante aos estudantes.

1 – Conhecimento do estilo da banca do concurso

A primeira vantagem dos simulados para concursos é a de se familiarizar com o estilo da banca.

Como é bem conhecido pelos concurseiros, as questões de todo um certame público é feita por uma banca. Uma das mais famosas dessas bancas é a Cespe/Cebraspe, que pode ser vista como uma mãe ou o pior pesadelo de alguém.

Os simulados permitem que o concurseiro resolva questões pertinentes para a prova conforme o estilo da banca. E essa é uma vantagem fundamental para quem vai prestar um concurso. E assim, consegue entender melhor tudo o que a banca vai cobrar na prova.

Estilos de linguagem, assuntos em que a banca dá mais ou menos importância, as famosas perguntas em forma de pegadinha.

Realizar testes ajuda o estudante a pegar costume com a banca, e assim melhorar suas chances de aprovação.

2 – Ajustes nos métodos de estudos

Os simulados para concursos ajudam estudantes a fazer ajustes nos seus métodos de estudos.

Os simulados, com todo o conjunto de assuntos tratados no edital, ajudam o estudante a medir a eficiência de seus estudos. Se ele vai bem constantemente nos simulados, então os métodos estão performando bem.

Se o desempenho está fraco, é preciso olhar para ajustar os métodos de estudos. E se esse for o seu caso, você pode contar com nossas dicas de técnicas de estudos para te ajudar a reformular seus métodos.

3 – Melhor controle de tempo

Fazer simulados com um cronômetro é uma das melhores formas de controlar o tempo para a prova.

Como todo concurseiro sabe, uma prova de concurso tem um tempo limite para responder a prova e marcar o caderno de questões. E como os simulados para concursos projetam o ambiente total de uma prova, o estudante consegue medir o tempo que precisa para completar o certame.

Pode ser que o concurseiro não consiga completar o simulado no tempo hábil nas primeiras tentativas. Mas, com a prática contínua, gradualmente ele vai conseguir terminar o simulado no tempo disponível.

4 – Controle da ansiedade na hora da prova

Quem nunca ficou nervoso para fazer uma prova, mesmo tendo estudado bastante para ela?

Pois é, um problema que atrapalha muitos concurseiros na hora de prestar a prova é justamente a ansiedade. Que geralmente vem instantes antes dele receber o caderno de questões.

Essa ansiedade pode vir do medo de não ter tempo para resolver as questões, não ter nenhuma noção do estilo da banca, etc…

E é nesse ponto que os simulados para concursos são justamente a melhor medida para controlar a ansiedade antes da prova. Pois eles permitem que o concurseiro se acostume com todo o ambiente e situações possíveis na prova.

Com isso, ele vai estar preparado para o que pode vir na prova. E assim, naturalmente vai sofrer menos com a ansiedade.

5 – Avaliação de resultados e ajustes no plano de estudos

Por fim, simulados ajudam o concurseiro a medir o desempenho que está conseguindo em determinados assuntos.

Com eles, o estudante pode fazer ajustes em seu plano de estudos. Seja dedicando mais tempo ao estudo onde seus resultados nos simulados é mais fraco, ou priorizando o estudo nos assuntos mais cobrados pela banca.

É possível ainda realizar simulados antes de criar um programa de estudos. E assim saber desde o ínicio quais matérias e conteúdos deve dar mais atenção nos seus estudos.

Como vê, fazer simulados para concursos é o melhor treinamento para a prova.

E quando feito regularmente, este treinamento garante muito mais confiança, controle de tempo e ansiedade, além de melhorar o aprendizado.

Gostou desse conteúdo e quer receber mais dicas para aumentar suas chances de aprovação.

Então assine nossa lista vip abaixo e receba conteúdos exclusivos diretamente na sua caixa de entrada.


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!