Como estudar para concursos: 5 dicas para notas maiores

Você sabe como estudar para concursos públicos com eficiência e de forma que suas chances de ser aprovado sejam melhores?

Passar em um certame e conquistar sua vaga na esfera pública é o sonho e objetivo de milhões de brasileiros todos os anos. A estabilidade, bons salários e outras vantagens são fortes atrativos de pessoas a concorrerem aos cargos.

No entanto, com o aumento constante da concorrência pelas vagas, cada vez mais é preciso se preparar melhor para as provas.

Neste artigo, separamos algumas dicas de como estudar para concursos que vão colocar você à frente desta concorrência.

1 – Faça um cronograma de estudos

Vamos começar com a base de muitos estudantes bem-sucedidos em provas de todo o tipo: o cronograma de estudos.

Quando um edital para concurso público é divulgado, sempre ficamos sabendo da sua data de realização. Juntamente com a data é publicado o conteúdo programático das provas. É com base nesse documento que os concurseiros podem focar os seus estudos.

A divulgação das disciplinas exigidas para o seu cargo é muito valiosa para o concurseiro. Ela permite a criação de um cronograma de estudos consistente e assertivo.

No cronograma, o concurseiro pode montar um linha de estudos agendados por tema e organizados de modo a estudar todos os dias. Distribuindo corretamente o volume de estudos por dia até a data de realização da prova.

A base de um bom cronograma de estudos é determinar quanto tempo você vai estudar por dia. E então dividir esse tempo para os assuntos que precisa estudar para o concurso em questão.

2 – Tenha um edital verticalizado

A segunda dica para quem deseja estudar para concursos com uma maior eficiência é a de fazer um edital verticalizado.

Os editais verticalizados são uma ferramenta poderosa que auxilia bastante não apenas no estudo dos temas de um concurso. Eles também ajudam a fazer o acompanhamento dos estudos e a observação da realização ou não de metas de estudos.

Enfim, essa ferramenta é uma forma de ter mais controle e otimizar os estudos para um determinado concurso público.

O edital verticalizado consiste – geralmente – em uma tabela onde os tópicos do conteúdo programático do edital de um concurso são distribuídos verticalmente. A esquerda da tabela, coluna por coluna, são distribuídos os conteúdos a serem estudados conforme o edital.

Nas colunas e linhas a direita, podem ser colocados campos para marcação de conteúdos já estudados, exercícios feitos em um tema, simulações, datas e horários de estudos, etc…

Existem diversos tipos de editais verticalizados, muitos montados por professores de cursinhos. Alguns modelos podem ser comprados pela internet e preenchidos pelo concurseiro, mas também é possível fazer um edital verticalizado do zero.

3 – Cursos Online: uma das melhores formas de estudar para concursos

E já que falamos em cursos um pouco acima, vamos passar justamente para essa dica de como estudar para concursos.

Os cursos online são uma das melhores formas de estudar para concursos públicos de diversas áreas.

No Brasil tem várias empresas de ensino voltadas para a preparação de estudantes de concursos públicos. Dentre elas o Estratégia Concursos, Gran Cursos Online e Alfa Concursos por exemplo, que organizam e promovem diversos cursos preparatórios para concursos públicos de todos os setores.

Os cursos online são uma das melhores maneiras de estudar para concursos por alguns fatores. Um desses é a praticidade para o estudante acompanhar as aulas, que são gravadas e podem ser assistidas quando e quantas vezes ele quiser.

Outra grande vantagem é que muitos cursos já ensinam temas que caem de modo recorrente nos editais de concursos. Por exemplo para concursos bancários, muitos cursos anteriores já contam com assuntos que cairão no edital.

Isso permite que o concurseiro se prepare com mais tempo para os certames, aumentando o seu conhecimento e chances de aprovação.

4 – Cursos presenciais

Outra forma de estudar para concursos é por meio de cursos presenciais.

Assim como é o caso com os cursos online, existem escolas, faculdades e empresas que oferecem cursos para concursos públicos de modo presencial. Bem ao estilo de como é com os cursinhos para ENEM e exames de vestibulares.

Obviamente esses cursos não têm a mesma praticidade dos cursos online. Não é possível assistir novamente a uma aula perdida. No entanto, eles possuem alguns pontos fortes que nem sempre estão presentes nos cursos online.

Um desses pontos é a possibilidade de tirar dúvidas específicas com os professores do curso durante as aulas. Isso não é possível de ser feito nos cursos online, exceto quando existe uma comunidade entre alunos e professores a parte das aulas gravadas.

Além disso, as dúvidas podem ser tiradas em tempo real, no momento em que surgem na cabeça do estudante. Assim, optar por cursos presenciais também é um bom jeito de estudar para concursos.

5 – Grupos de estudos

Por fim, uma outra dica é a de formar grupos de estudos para as provas de concursos, ou entrar em um já existente.

Um grupo de estudos é uma boa maneira de ter suporte e apoio para eliminar dúvidas em relação a alguns assuntos que está estudando. Os membros do grupo podem se ajudar entre si.

Por exemplo, um estudante tem dificuldades em um conteúdo que outro membro domina. Este membro pode ajudar o primeiro estudante com o assunto em que ele tem dificuldade, e o mesmo se estende aos demais integrantes do grupo.

Com a internet, esses grupos podem ser formados em plataformas online e redes sociais, como por exemplo o Whatsapp. Claro, se for possível montar um grupo de estudos presencial, com reuniões para estudo e tiragem de dúvidas, melhor ainda.

Confira nossa seleção dos melhores e mais acessíveis cursos online do país

Gostou das nossas dicas de formas de estudar para concursos públicos?

Então aproveite e dê um passo adiante em busca da sua aprovação conferindo alguns dos melhores cursos para a área de concursos do país.

Fizemos uma seleção exclusiva com o ranking dos melhores cursinhos em termos de resultados (aprovações) e acessibilidade.

Todos são online, o que permite você, independente de estar no Sul ou no Norte do país, estudar com qualidade e ter acesso ao melhor conteúdo para se preparar para o concurso que está de olho.

Para conferir a seleção, basta clicar no link abaixo.


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!