Mnemônico: o que é e como funciona no estudo para concursos

Você sabia que um mnemônico pode ser o melhor recurso para aumentar sua nota em um concurso público?

Tão importante quanto estudar bem, e muito, os conteúdos que podem cair num concurso é memorizar eles de verdade. De forma que você consiga acessar as informações aprendidas quando forem necessárias no certame.

E para isso, quanto mais simples e fácil o recurso ou técnica de memorização for de aprender, melhor. E o mnemônico é um desses recursos, e talvez seja um dos mais poderosos para concurseiros como você.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar o que é esse recurso e como ele é útil ao estudar para concursos públicos. Tá preparado para aprender mais uma forma de aumentar suas chances nos concursos? Então presta muita atenção, pois vamos começar.

O que é Mnemônica

Mnemônica, ou mnemônico, é um recurso muito antigo usado para memorizar uma informação. Ele é utilizado desde a Grécia Antiga, e visa principalmente permitir a memorização de conceitos complexos através de palavras simples.

Trata-se de uma técnica para memorização que trabalha com os conceitos de simplificação e associação. Ou seja, ela serve para associarmos algo complexo, como um conceito estudado, a algo simples e comum a nós.

De forma que conseguir memorizar o conceito complexo não apenas seja algo possível. Mas também uma tarefa muito mais fácil de se fazer.

É um recurso que dá excelentes resultados quando bem aplicado ao se estudar para um concurso público. Tanto que é tida como uma das mais poderosas técnicas de memorização existentes.

Como os mnemônicos funcionam na prática

Um mnemônico só pode ser criado, ou usado, com eficiência, quando se entende como a técnica funciona na prática. Felizmente, isso não é nenhum bicho de sete cabeças, pois simplicidade é a palavra de ordem desse recurso.

Um mnemônico funciona do seguinte modo, você simplifica um conceito complexo ou informação sequenciada em uma palavra. Juntando as primeiras letras ou prefixos do conceito a ser memorizado em uma palavra com boa sonoridade.

Vamos pegar um exemplo muito conhecido por milhares de concurseiros, o mnemônico “LIMPE”. Ele é formado a partir das iniciais dos cinco princípios fundamentais do Direito Administrativo, que são: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Esse mnemônico como palavra em si não tem associação direta com direito administrativo. No entanto, é uma palavra simples e que é fácil de associar se pensar nos princípios como uma sigla.

Uma vez memorizado, é possível rapidamente evocar o conceito complexo (princípios do direito administrativo) por meio do mnemônico criado. É como se fosse um gatilho para puxar a informação do cérebro rapidamente e quando necessária.

Vale ressaltar que o mnemônico não precisa ser formado em uma única palavra. Mnemônicos podem ser criados por meio sob a forma de poemas, frases, etc.

Alguns dos mnemônicos mais conhecidos

Para que você consiga entender melhor como os mnemônicos funcionam e são criados, separamos alguns dos mais populares. Assim, você terá uma ideia mais clara de como eles surgem.

A frase “Gato Fica E Rato Sai” é um mnemônico para os 5 primeiros países que sediaram os Jogos Olímpicos na era moderna: Grécia, França, EUA, Reino Unido e Suécia.

Meu Vizinho Tratou Meu Jardim Sob Uma Neblina” é um mnemônico para os planetas que formam o sistema solar. Mais precisamente, em ordem de proximidade com o sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

SOCIDIVAPLU é outro mnemônico muito conhecido, que encerra os fundamentos da República. Na palavra estão os prefixos de soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político.

Leia também: Como estudar antes do edital sair e passar em concursos

Quais os benefícios das técnicas mnemônicas para quem estuda para concursos

Usar os mnemônicos nos estudos para concursos públicos traz excelentes benefícios para um concurseiro. Bem empregados, eles facilitam muito os processos de memorização de conteúdos e conceitos estudados.

O principal desses benefícios é o fato dos mnemônicos permitirem uma memorização simples e fácil de conceitos complexos. Com a ferramenta, memorizar conteúdos densos e difíceis é muito mais rápido.

Os mnemônicos também atuam como um forte gatilho para o momento da prova do concurso. Onde podem ser usados para evocar rapidamente um conteúdo estudado quando for necessário na prova.

Outro benefício é que ele pode ser usado como um suporte durante uma revisão de estudos para concursos. Ou seja, uma maneira de repassar conteúdos já estudados, melhorando a sedimentação deles na memória.

Os mnemônicos não trazem riscos ao concurseiro

Um ponto importante que todo concurseiro deve conhecer ao aprender sobre mnemônicos é que eles são seguros para a aprendizagem real.

Isso é, eles não trazem riscos para o concurseiro, pois não prejudicam o seu aprendizado de uma matéria. Diferentemente de uma decoreba, eles só são efetivos quando se aprende o conteúdo condensado em um mnemônico.

Como mostramos no tópico anterior, eles funcionam como um gatilho simples para evocar um conceito complexo. Logo, eles são um meio para evocar o que você sabe com mais facilidade.

Já a decoreba é apenas uma abordagem onde se decoram dados, siglas e conceitos. Mas que não são fruto de um aprendizado real e que serão inefetivos em questões que exijam raciocínio e uso dos conteúdos estudados.

Portanto, pode aprender e usar os mnemônicos sem medo. Suas chances de aprovação em um concurso público usando essa ferramenta vão subir bastante.

Aprenda mais sobre os mnemônicos e outros recursos de memorização

Agora você já sabe o que é um mnemônico e como essa ferramenta de memorização funciona. E sabe também seus benefícios e que ela não traz riscos para seu aprendizado, basta aprender como criar seus mnemônicos.

Em breve, vamos lançar uma segunda parte disso, onde vamos mostrar como criar seus mnemônicos. E mais algumas técnicas mnemônicas que você precisa conhecer e implementar em seus estudos.

Quer ter acesso em primeira mão a esse conteúdo? Então assine nossa newsletter para que possamos informar você na sua caixa de entrada assim que ele estiver disponível.